Sustentabilidade é um tema que está na moda, e cada vez mais pessoas se preocupam em minimizar o impacto na sociedade atual e, principalmente, em preservar os recursos para as gerações futuras. Apesar da importância do tema, ser sustentável não é tarefa fácil, pois vivemos hoje em uma sociedade de consumo totalmente desequilibrado. Mas você pode começar olhando apenas ao seu redor, no lugar onde você mora. Ter uma casa sustentável pode ser o primeiro passo para uma vida mais consciente e equilibrada!

Transformar o seu lar em uma casa sustentável vai muito além de reciclar o seu lixo ou comprar produtos que usem materiais reciclados. Aliás, a reciclagem é o último recurso no ciclo da sustentabilidade. Quer entender melhor como tudo isso funciona? Então vem conhecer agora os 5 R´s da casa sustentável, como eles podem mudar a sua vida e de que maneira você pode fazer uma decoração mais consciente.

1 Repense

Se você está querendo decorar o seu espaço, aproveite para repensar seus hábitos e rever suas necessidades. O seu guarda-roupa, por exemplo: Será que você realmente usa e precisa de todas as roupas, sapatos e acessórios que têm lá dentro? Se você chegar à conclusão que NÃO, pode se livrar da maioria deles, ajudar quem precisa e ainda ganhar mais espaço no seu armário. Isso vale também para todos os itens da casa: dos utensílios de cozinha à seção de cama, mesa e banho.

Depois de fazer uma boa “limpeza”, você pode repensar os seus armários, trocar por peças menores ou substituir por prateleiras. Isso já vai dar outra cara para sua casa, deixando ela mais leve e espaçosa.

A mesma coisa vale para os móveis e peças de decoração do seu ambiente. Olhe em volta e pense nas peças que você realmente usa. Identifique o que é essencial para o seu dia-a-dia e dispense o resto. Nesse sentido, adotar o estilo Minimalista na decoração pode ajudar você a criar um espaço limpo, funcional e elegante.

fonte: hometeka.com.br

Na hora de repensar o seu espaço, sempre vale a pena fazer um projeto de decoração para planejar a transformação. Assim, você consegue escolher melhor os móveis e peças que vai usar, garantir que tudo vai caber e combinar antes de fazer as compras. Com isso, você evita compras erradas e trocas desnecessárias, economizando energia e dinheiro.   

2 Recuse

Depois de você chegar na configuração ideal para o seu espaço, escolha com muito cuidado cada produto que for adquirir. Sobre os materiais, por exemplo: recuse aqueles que têm maior impacto no meio ambiente, como o plástico e outros derivados do petróleo. Prefira materiais biodegradáveis, como madeira, papel e algodão.

Pesquise também, sempre que possível, a procedência de cada produto, como ele foi feito e quais recursos foram utilizados. Recuse móveis de madeira que você não sabe de onde foi extraída, ou qualquer produto que pode ter sido produzido com exploração de mão-de-obra.

Além disso, prefira sempre os produtos de produção local. Assim você estimula a economia da sua cidade ou estado e evita que os impactos gerados sejam empurrados para longe. Afinal, os princípios de uma casa sustentável também devem levar em conta os fatores socioeconômicos.

fonte: homify.com.br

3 Reduza

Reduzir o seu consumo não quer dizer parar de comprar, e sim comprar melhor. Procure produtos de qualidade, que durem mais e não sejam descartáveis. Isso vai ser melhor para o meio ambiente, para o seu bolso e para a decoração da sua casa, que vai ganhar peças mais bonitas e duráveis.

Outras atitudes podem ajudar a reduzir o seu consumo e ainda fazer economia: Troque suas lâmpadas para LED e escolha eletrodomésticos e aparelhos mais econômicos para reduzir sua conta de luz. Na cozinha, compre potes bonitos para estocar grãos e outros produtos a granel. Além de poder comprar a quantidade que quiser, você reduz o uso de plásticos e isopores das embalagens.  

Você gosta de plantas? Então coloque a mão na terra e crie a sua própria horta em casa. Já pensou que delícia ter alguns temperos fresquinhos e orgânicos sempre à mão? Além de economizar, você reduz todo o impacto gerado para trazer esses alimentos até você. Aproveite também para colocar outras plantas na sua casa: elas vão encher seu ambiente de vida, aconchego e beleza!

fonte: reciclaredecorar.com
fonte: historiasdecasa.com.br

4 Reutilize

Reformar e reutilizar móveis tem tudo a ver com a decoração da casa sustentável.  Se você curte móveis antigos, pode resgatar aquela poltrona que foi do seu avô, ou fazer um garimpo em lojas de móveis usados. Os móveis antigos são carregados de história, que atravessaram o tempo graças à sua estrutura forte e durável. Seu ambiente vai ficar cheio de charme com essas peças únicas e especiais, que resgatam as memórias de outros tempos.   

Se a sua pegada é um visual vintage e moderninho, a dica é pintar uma cadeira antiga e trocar o estofado por um tecido estampado e colorido. Assim, além de praticar a sustentabilidade, você deixa seu ambiente super personalizado, com uma decoração única e muito original.

Você gosta de artesanato e peças feitas à mão? Use sua criatividade para reutilizar materiais e criar objetos de decoração lindos e especiais. Vale aproveitar embalagens de plástico, tampinhas, papel, retalhos de tecido… Você vai se surpreender com o que dá pra fazer com o lixo! Mas, se você não tem muita habilidade manual, não tem problema. Existem muitos artistas que fazem peças maravilhosas só reutilizando materiais. Assim, você deixa sua casa sustentável e ainda apoia a arte consciente!  

fonte: julioclima.wordpress.com
fonte: casaclaudia.abril.com.br

5 Recicle

A reciclagem é o último recurso de quem pratica a sustentabilidade, mas nem por isso é menos importante. Através dela, é possível que materiais como o plástico, que pode demorar mais de 400 anos para se decompor, possam ser usados novamente na fabricação de produtos novos.

E como podemos praticar a reciclagem na nossa casa? Primeiro de tudo, é fundamental que você separe o seu lixo. Portanto, na hora de mobiliar a sua cozinha ou área de serviço, deixe espaço para, pelo menos, duas lixeiras: reciclável e não reciclável. Se você tem um escritório em casa, vale a pena também separar uma lixeira só para o papel. Informe-se sobre a coleta seletiva na sua região, para saber onde descartar o lixo reciclável.

Outra forma muito bacana de incentivar a reciclagem é adquirir produtos feitos com material reciclado. Você vai encontrar de tudo: roupas, luminárias, peças de decoração e até mesmo móveis. Incorpore esses produtos na sua decoração e crie um ambiente bonito com a consciência limpa!

fonte: drivenbydecor.com

Viu só como dá para ter uma casa sustentável de forma simples e muito mais econômica? Com essas dicas, você pode diminuir o seu impacto no planeta, sem abrir mão de ter um ambiente lindo e confortável. Ser sustentável tem a ver, principalmente, com a sua atitude. Inspire-se e comece a mudança em você, com os seus hábitos e o cotidiano do seu lar.