Quando pensamos em decorar a casa é comum surgir dúvida se vamos mesmo dar conta de tudo e se o resultado vai ficar bom. A insegurança em relação à harmonia dos cômodos e a preocupação se tudo vai caber no bolso são fatores que influenciam as pessoas a começarem seu projeto de decoração.

Realmente, é um grande desafio decorar uma casa inteira sozinho, sem nenhuma experiência. Por isso é preciso ter planejamento e cuidado, além de fazer uma boa pesquisa.

O planejamento é essencial para que o limite de dinheiro disponível e o tempo de conclusão sejam respeitados. O cuidado vem da necessidade de sempre pensar bem nas escolhas, como o tipo de móveis, as cores e os objetos decorativos. E, por fim, entra a pesquisa, pois com ela será possível descobrir qual decoração se encaixa melhor no seu estilo e onde comprá-la.

Fazer um projeto de decoração que seja acessível

Apesar de ser um grande desafio, é possível fazer um projeto sem o auxílio de um profissional da área. Mas, para isso, é preciso dedicar-se bastante na hora de planejar e pesquisar a decoração. Assim, para quem não tem muito tempo de sobra para investir nos passos necessários antes de colocar o projeto em prática, o ideal é contratar um profissional.

Um especialista vai descobrir, ao conversar com você, quais são os seus gostos e sonhos, a fim criar um projeto que se encaixe no seu estilo e também no seu bolso. Há profissionais que ainda pesquisam onde é mais barato comprar as tintas, objetos e móveis. Dessa forma, seu trabalho vai ser aprovar ou solicitar ajustes ao projeto e acompanhar o processo de decoração.

Seguem abaixo algumas dicas para a hora de começar o seu projeto. Confira!

Descobrir o estilo de decoração

Primeiramente é importante saber qual é o seu estilo de decoração. Para isso, indicamos o nosso quiz! Em poucos minutos, apenas selecionando as fotos que mais gosta, você terá uma ideia de qual é o seu estilo. Assim, fica mais fácil realizar pesquisas para identificar os móveis, cores e objetos que vai querer para a sua casa!

Dentre os estilos, temos o rústico, o colonial, o minimalista, o clássico, o cool, o industrial, o aconchegante, o romântico, o sofisticado, o divertido e o prático. Cada um deles possui características bem peculiares. O divertido, por exemplo, costuma fazer uso de cores vibrantes, estampas, plantas como objetos decorativos e passa um ar aconchegante. Já o industrial, utiliza uma cartela de cores limitada a tons mais neutros, que remetem ao preto e ao cinza, e faz uso de objetos metálicos.

Pensar na paleta de cores

Como já comentamos no tópico anterior, cada estilo de decoração tem sua própria paleta de cores. Então, é importante que se decida esse item antes de começar a pensar na composição de cada cômodo. Pois, com ele definido, fica mais fácil encontrar os objetos que irão compor o ambiente, a tinta e quais móveis serão comprados.

Decorar um cômodo de cada vez

Quando se tem toda a casa a ser decorada, a primeira coisa a se fazer é decidir por qual cômodo começar. Isso faz com que se mantenha o foco e, assim, o resultado fica melhor e mais rápido.

Nesse momento, é importante analisar quais ambientes você mais utiliza. Se costuma receber muitos amigos, é importante começar pela sala. Afinal, é nesse ambiente que as pessoas se reúnem para conversar, assistir televisão e até mesmo para fazer suas refeições. Depois vá para a cozinha, banheiro, quarto, e, por fim, para a sacada e área de serviço. Defina as suas prioridades!

Medir o ambiente

Este é um passo essencial para que seus móveis e objetos caibam nos cômodos, principalmente se a sua casa ou apartamento são pequenos, e para que se economize tempo e dinheiro. Afinal, você não vai querer ter que trocar um móvel que já foi entregue porque não coube no lugar planejado!

Por isso, comece medindo a altura do pé direito, o comprimento das paredes e, quando for comprar, leve as medidas e verifique as dimensões de cada objeto, bem como se todos caberão no espaço disponível.

Para facilitar, há aplicativos que podem auxiliar na hora das medições e na simulação de como ficariam os móveis no ambiente. Porém, se não quiser utilizar meios tecnológicos, é importante que desenhe como ficará o cômodo com os móveis que foram pesquisados, levando em consideração as medidas.

Pesquisar por referências

Quando se está fazendo o projeto é importante pesquisar por referências. Para isso, há alguns sites que são ótimos quando o assunto é decoração de casa. Temos o Pinterest, em que é possível salvar as imagens que mais gosta em pastas dentro do próprio site.

Seguindo a mesma linha, há o Viva Decora, que é um site em que você escolhe qual ambiente quer ver e, assim, pode observar as inúmeras possibilidades de decorações.

Há uma outra opção, que é o Houzz. É um site em inglês, em que há fotos para inspirar a decoração de todos os cômodos da casa.

Pensar nos sonhos que quer pôr em prática

Você sempre quis ter uma sala com cactos e flores? Então, na hora de decorar insira esses objetos no seu cômodo. Ou então você viu uma cozinha com cores mais vibrantes e gostou? Aplique essas cores na sua cozinha.

A decoração é uma etapa em que você precisa realizar seus sonhos, para que a sua casa fique com a sua cara e do jeito que você imaginou, seja ela aconchegante, mais animada, com cores sérias ou com objetos reutilizáveis.

Conversar com um especialista

É interessante realizar os passos acima para que você tenha uma ideia do tamanho do seu projeto e veja se pode dar conta sem a ajuda de um profissional. Porém, é importante, pelo menos, fazer uma consulta com um designer de interiores ou um arquiteto. Assim, ele pode analisar o seu projeto e ver se há erros ou se há detalhes que podem ser alterados para que os móveis fiquem melhor dispostos no ambiente.

Afinal, quem possui conhecimento técnico está por dentro das últimas tendências, de como montar uma paleta de cores, dos tipos de decoração, entre outras coisas. Com ajuda também pode ser possível economizar tempo, dinheiro e ter um projeto de decoração melhor do que o esperado.

Conheça nossos serviços de decoração. Contamos com uma rede de arquitetos qualificados, que adotam diversos estilos para melhor atendê-lo. Todo o projeto é feito online e cabe no seu bolso! Entre em contato conosco!