Um jeito fácil de renovar o ambiente, que virou tendência por fugir do óbvio: a pintura geométrica, nossa dica da vez, é muito democrática, já que pode ser feita em padrões distintos e combinações de cores variadas.

Olhou para o lado e percebeu que está faltando um toque de criatividade naquele espaço especial da casa? Então continue a leitura, pois neste post vamos dar todas as dicas e um passo a passo para conferir mais destaque à sua parede!

Por que investir na pintura geométrica?

Pintar é sempre uma solução econômica e fácil de reverter, caso você queira mudar a decoração novamente. E a pintura geométrica vai além, proporcionando identidade e personalidade à parede.

Ela não se limita a um ambiente específico, por isso, com moderação, pode ser utilizada na sala, quarto, cozinha ou banheiro. É importante sempre manter a coesão com a decoração, então, antes de começar é necessário considerar algumas características da casa.

O que considerar antes de começar a pintar?

A seguir, explicamos detalhadamente o que você deve considerar antes de colocar as mãos à obra.

Definir a área que será pintada

A menos que você esteja bastante acostumado a pintar, colocar a mão na massa dessa forma pode dar um pouco de receio. Portanto, na hora de escolher a área, comece devagar, pintando figuras menores próximas ao rodapé.

Outra opção muito interessante é criar formas entre a junção de duas paredes, o que dará um efeito super descolado. Mas, se o objetivo é destacar um espaço maior, opte por uma parede central e faça o desenho nela por completo ou em uma das laterais.

Escolher o tamanho certo para as formas

A figura certa valoriza ainda mais o espaço. Por isso, considere seu gosto e o efeito que o ambiente precisa. Por exemplo, as listras e formas alongadas ajudam a ampliar, assim como os desenhos maiores.

Preste atenção: padrões pequenos podem diminuir o espaço, o que é bom para grandes cômodos e péssimo para os menores. Após fazer uma análise custo-benefício entre a sua ideia e o espaço disponível, é hora de aventurar-se na pintura de conjuntos de triângulos, quadrados, linhas etc.

Selecionar a paleta de cores

As figuras podem ter apenas um tom, se seu objetivo é simplicidade e minimalismo. Já para criar desenhos mais elaborados é possível unir mais cores. Não existe uma quantidade ideal, mas três tonalidades é o indicado para uma composição coesa.

As cores podem ser complementares, análogas, pastéis, subtons, p&b, entre outras. Combine sempre com a decoração, hein?

Como fazer a pintura geométrica?

Primeiro, é preciso separar o material necessário. Tenha tudo o que precisa à mão, assim você evita contratempos. Você precisará de:

  • tinta de parede;
  • um rolo de pintura pequeno;
  • proteção para o chão;
  • pincel;
  • fita crepe (pois não retira a pintura);
  • bandeja para pintura;

A quantidade de tinta vai depender do tamanho das suas pinturas, claro. Quanto às cores, é possível investir em uma lata de tinta na cor branca e pigmentos coloridos para criar sua própria paleta. Se estiver na dúvida de como acertar na tonalidade, não hesite em adquirir tons prontos.

Para pintar, considere as formas escolhidas, pois existem duas maneiras de fazê-las. Se a ideia é criar um painel a mão livre, você pode fazer a marcação diretamente na parede com fita crepe.

A outra opção é se você quiser um padrão de figuras. Nesse caso, é mais seguro criar um molde em papel grosso com a forma desejada, depois utilizá-lo para desenhar as silhuetas com lápis na parede. Por fim, colocar a fita crepe sobre os riscos de lápis, para garantir linhas retas, e finalmente pintar.

Agora, basta seguir estes passos:

  1. garanta que a parede esteja limpa;
  2. faça a marcação com a fita crepe ou lápis;
  3. coloque a tinta na bandeja e nela mergulhe o rolinho — retire o excesso;
  4. pinte a área desejada com o rolinho e espere secar;
  5. faça o acabamento com o pincel, se necessário;
  6. por fim, retire a fita crepe com cuidado.

Pronto! Ter um visual diferente na sua décor pode ser bem fácil, não é? Então, inspire-se nessa ideia e deixe sua parede cheia de personalidade.

Quer ficar por dentro de mais tendências como esta? Assine nossa newsletter!