Você alugou um apartamento que não está muito bem conservado? A melhor forma de economizar, sem abrir mão de morar bem, é fazer você mesma os pequenos reparos no apartamento. Vale também usar alguns truques para disfarçar aqueles probleminhas que vieram com a nova casa velha, usando ideias criativas e muito simples!

Assim como uma boa maquiagem é capaz de transformar o visual de qualquer um, a decoração pode fazer milagres no seu apê. Então, vamos colocar a mão na massa e deixar seu novo lar de cara nova?

Parede descascada ou suja?

Na hora de fazer pequenos reparos no apartamento, as paredes são a primeira coisa que a gente pensa. Acredite: uma pintura nova pode mudar totalmente o visual de um apartamento.

Pode ser a boa e velha tinta branca ou uma composição com cores neutras e vibrantes. Além de levantar o astral do ambiente, uma boa pintura pode cobrir manchas, trincas ou a pintura antiga que descascou. Mas, para isso, você vai precisar fazer um bom preparo da superfície antes de pintar. Aqui vai o passo-a-passo para você ver como é fácil:

  • Use uma espátula para descascar a tinta antiga que desprendeu ou está se soltando.
  • Aplique um pouco de massa corrida e espalhe bem com a espátula, até cobrir a parte descascada e nivelar com o resto da parede.
  • Depois de secar bem (veja o tempo recomendado pelo fabricante), use uma lixa para deixar a superfície bem lisinha, sem nenhuma ondulação ou saliência.
  • Agora, é só escolher a tinta de sua preferência e pintar toda a parede.

Dica: Nunca pinte somente a parte remendada. Mesmo que seja a mesma cor, sua parede vai ficar manchada.

Se você preferir, pode também aplicar papel de parede, para ter um efeito ainda mais personalizado!

pequenos reparos no apartamento

Piso manchado ou de mau gosto?

O piso do seu apartamento está mal cuidado, com manchas e riscos? Ou você simplesmente não gostou do material e da cor? Quando não é possível quebrar tudo e trocar o acabamento do piso, temos que ser criativos: a dica é usar tapetes para disfarçar os defeitos e deixar o ambiente com a sua cara.

Se você achou o piso muito escuro, pode usar tapetes claros e neutros para iluminar o ambiente. Se o piso deixou o apartamento muito frio, use tapetes estampados e coloridos para alegrar o visual. Além de aquecer e deixar o espaço mais aconchegante, você vai deixar o seu apartamento com o seu jeitinho.

pequenos reparos no apartamento

Ladrilhos quebrados ou decorados demais?

Sabe aquele ladrilho que faz você pensar: “Mas porque a pessoa simplesmente não colocou tudo branco?”. Pois é, ainda dá tempo de concertar com pequenos reparos no apartamento! Existem tintas que podem ser aplicadas sobre ladrilhos ou azulejos, oferecendo um ótimo custo-benefício. A nova pintura pode ajudar também a disfarçar alguns defeitos, como ladrilhos quebrados, rachados ou sujos.

Primeiro, converse com o proprietário do apartamento para ver se é possível. Depois, é só escolher a cor e a tinta apropriada e seguir as instruções do fabricante na hora da pintura. A sua cozinha e o seu banheiro vão ficar de cara nova, sem quebra-quebra ou dor-de-cabeça!

pequenos reparos no apartamento

Janelas antigas que deixam entrar luz?

A janela do seu quarto não veda totalmente a luz? E a da sala é toda transparente, sem veneziana? Invista em uma boa cortina blackout e resolva o problema!

As cortinas blackouts não deixam passar luz, por isso são ótimas opções para escurecer qualquer ambiente. Os modelos mais fáceis de instalar são as cortinas de tecido com varão ou as persianas rolô. Os dois são encontrados prontos no mercado, basta você escolher o modelo que tenha as dimensões certas e o visual que mais combina com seu estilo.

Além de deixar o ambiente escuro para um sono tranquilo, as cortinas decoram e disfarçam os defeitos das janelas antigas. Para um efeito mais personalizado, use cortinas duplas, sendo uma com função blackout e a outra mais leve e decorada.

pequenos reparos no apartamento

Armários com a porta quebrada?

O seu apartamento tem armários velhos, com portas que não funcionam? Se o conserto não for uma opção, aí vai uma dica de pequenos reparos no apartamento: remova as portas quebradas e substitua por cortinas. Aqui vai o passo-a-passo:

  • Use uma chave para tirar os parafusos das dobradiças. Se a porta for grande, peça ajuda para alguém segurá-la.
  • Tire as medidas do armário para saber a área que deve ser coberta. Você pode escolher um modelo de cortina pronto ou fazer sob medida, com um tecido que tenha a sua cara.
  • Uma boa opção é escolher uma cortina de trilho, que é fácil de instalar no armário e prático de usar.
pequenos reparos no apartamento
http://www.acasaehsua.com.br/

Porta que não fecha direito?

As portas de madeira do seu apartamento estão com tanta tinta que não fecham direito? Com pequenos reparos no apartamento, você pode tirar o acesso da pintura para que elas voltem a funcionar bem. Veja como é simples:

  • Se o problema for pontual, usar uma lixa grossa e outra fina já resolve. Veja onde a porta está “pegando” no batente e lixe a região até que ela feche sem raspar.
  • Se a quantidade de tinta for muito grande, use um removedor específico para a sua porta. Leia atentamente todas as instruções antes de usar o produto.
  • Passe o removedor com um pincel e espere o tempo recomendado. Depois, use uma espátula para retirar todo excesso de tinta.
  • Lixe bastante toda região, até ficar lisa e homogênea. Aproveite para lixar a porta inteira, para aplicar a tinta em tudo e deixar a porta com cara de nova.
  • Use massa para madeira para corrigir imperfeições, deixe secar bem e lixe novamente.
  • Aplique a tinta apropriada da cor que você escolheu em toda porta, com camadas bem finas para não acontecer o mesmo problema. Deixe secar bem antes de fechar a porta.

Dica: Quer um efeito patinado? Remova toda tinta da porta e lixe bem, até aparecer a madeira original. Depois, passe um verniz apropriado para proteger a madeira. A pátina dá um efeito natural e antigo, combinando muito com uma decoração despojada.

pequenos reparos no apartamento

Ambiente muito escuro?

A sua sala tem dois ambientes e só um ponto de luz no teto? A dica é usar luminárias de mesa ou de piso para criar uma iluminação complementar. Espalhe algumas luminárias nos cantos que precisam de luz e brinque com uma iluminação personalizada. Você pode, por exemplo, ligar só as luminárias e ganhar um ambiente à meia-luz, para situações que pedem mais aconchego e romantismo.

Além de ganhar um ambiente mais iluminado, as luminárias são ótimas peças de decoração. Capriche na escolha e deixe o seu apartamento com o seu estilo.

pequenos reparos no apartamento
www.tuacasa.com.br

E então, já está pronta para começar os pequenos reparos no apartamento alugado? Depois que estiver tudo pronto, vem a parte mais divertida: pensar na decoração! Para deixar sua casa com a sua cara, descubra qual estilo de decoração mais combina com você e busque inspirações para deixar a criatividade rolar.