Você está atravessando a quarentena junto com as crianças e está com mais medo de enlouquecer do que de pegar o vírus? O isolamento em casa trouxe mudanças para todo mundo, mas ter que lidar com todas elas e ainda cuidar dos filhos é um desafio gigante.

Enquanto as outras pessoas se preocupam em ocupar o tempo e se livrar do tédio, as mamães e papais têm que se virar nos trinta para dar conta do trabalho, da casa e da demanda dos filhos.
Mas a gente acredita que é possível manter uma rotina saudável com as crianças, dar conta de outras tarefas e até – por que não? – se divertir! Então, respire fundo, veja nossas dicas e acredite que, quando tudo isso passar, sua família vai sair dessa mais unida e feliz!
Dica #1: Crie uma rotina
Para qualquer criança e principalmente para as menores, estabelecer uma rotina é mais importante do que definir limites. Quando a criança tem hora certa para comer, tomar banho e até brincar, ela se sente mais segura, e consequentemente respeita melhor as regras e o tempo de cada um.
Então, que tal criar um cronograma junto com as crianças das tarefas que podem acontecer ao longo da semana? Coloque também os seus horários de trabalho e tarefas domésticas, para elas saberem quando você vai estar disponível. E muito importante: siga tudo o que foi combinado, para não deixar seus filhos mais confusos ainda.
Além das coisas básicas, como hora de dormir e acordar, hora das refeições, hora de estudar, coloque também a hora de se divertir. Sempre que for possível, deixe as crianças participarem das escolhas. Se elas sentirem que foram ouvidas, vão conseguir seguir melhor o planejamento.

Aqui vão algumas ideias que podem te ajudar a aproveitar esse planejamento:
- Coloque algumas tarefas domésticas na rotina das crianças, sempre respeitando a idade e a vontade de cada uma.
- Limite e estabeleça o tempo das telas (televisão, celular, computador) para você poder fazer outras coisas.
- Crie um momento na rotina onde todos possam se divertir juntos (veja a dica #2).
Dica #2: Faça a “hora da diversão”
Que tal fazer algo divertido com a família toda? Então, escolha um dia e uma hora para isso, dependendo da sua disponibilidade. Tudo bem se for só uma horinha por semana, o importante é colocar isso no planejamento para virar um hábito: a hora de sair da rotina.
Comece pelo planejamento, que já pode ser bem divertido: reúna todo mundo e peça para cada um dar ideias do que fazer. Para aquecer a criatividade, aqui vão algumas:
- Cinema em casa: Escolha um filme para a família toda, estoure pipoca e libere o refrigerante. Arrume um espaço bem gostoso no sofá ou no chão mesmo, com almofadas e cobertores. É diversão garantida!
- Jogos de tabuleiro: Você jogou War, Detetive ou Banco Imobiliário? Essa é a hora perfeita para resgatar velhas maneiras de se divertir. Se quiser experimentar algo novo, existem muitos jogos disponíveis para compra online que fogem do convencional e são bem divertidos. Mas, se você não tem nada em casa, pode apostar no bom e velho baralho!
- Jardinagem: Que tal fazer uma pequena horta na sua casa? Você pode usar o canteiro do quintal ou alguns vasinhos dentro do apartamento, espaço não será problema. Aproveite as sementes das frutas e verduras que foram comidas para plantar e ver germinar junto com as crianças.
- Festa de arromba: Faça uma grande festa, com direito e decoração, música, comidinhas e drinks (sem álcool para as crianças). Vocês podem até escolher um tema para agitar ainda mais os preparativos, trazendo a diversão para muito antes da festa!

Dica #3: Como lidar com as telas e EAD
Se controlar o tempo das crianças na frente da televisão, computador e celular já era difícil antes, imagina agora no isolamento. Sim, as crianças pedem o entretenimento das telas o tempo todo, e é muito tentador permitir para conseguir trabalhar e fazer outras coisas.
Apesar de saber que excesso de telas não é legal, tente não se cobrar tanto. As nossas dicas para garantir uma interação saudável com as telas são: limitar o tempo de exposição e cuidar do conteúdo. A boa notícia é que, por causa do isolamento, surgiram conteúdos bem diversos que estão disponíveis online gratuitamente. Alguns deles:
- Shows: Portais como o do Sesc estão transmitindo apresentações ao vivo para crianças.
- Contação de histórias: Contadores estão fazendo muitas lives no Instagram e Youtube com histórias bem diversas.
- Cursos online: Para as crianças mais velhas, vale a pena xeretar algum curso do interesse delas.

Outra novidade que surgiu com a Quarentena foi o EAD (Ensino A Distância), método utilizado por várias escolas para não paralisar as aulas. Se você ainda está se acostumando com essa tecnologia e não sabe muito bem como lidar com essas aulas online, aqui vão mais algumas dicas:
- Se o seu filho está com dificuldades para se adaptar ao EAD, pegue leve. Muitos adultos se sentem menos produtivos trabalhando de casa, imagina então uma criança.
- Respeite a privacidade do seu filho durante as aulas. Pode ser estranho pra ele ter você do lado ou por perto, então aproveite esse tempo para fazer suas coisas.
- Ajude seu filho nas tarefas e lições de casa, principalmente se sentir que ele tem alguma dificuldade. Essa pode ser uma oportunidade de você participar mais da educação dos pequenos e, consequentemente, se aproximar mais deles.

Dica #4: Autocuidado
Existe um ditado que cabe como uma luva para a maternidade: “Cuide primeiro de você para poder cuidar dos outros.” Nesse período de quarentena, ele se tornou ainda mais importante. Afinal, estamos todos assustados com as notícias, preocupados com pessoas queridas e ansiosos com a falta de perspectiva de futuro. Se você está sentindo seus filhos irritados, estranhos ou difíceis, pode ser um reflexo dos sentimentos dos adultos.
Portanto, cuide da sua saúde mental mais do que nunca, para poder estar bem e cuidar também de quem precisa tanto de você. E lá vão nossas últimas dicas, para garantir um pouco de autocuidado:
- Se você fica ansiosa com as notícias, tente desconectar à noite e antes de dormir. Evite também ficar vendo as notícias na frente das crianças, principalmente as menores. É importante você estar bem informada e esclarecer as dúvidas dos filhos, mas com certeza vai ser muito melhor para eles se essa informação vier de você.
- Além de ter um tempo dedicado às crianças, reserve um tempinho só pra você. Leia um livro, tome um banho demorado, faça algo que tenha prazer.
- Se você está se sentindo sobrecarregada, conte com a participação de todos da casa para as tarefas domésticas – inclusive das crianças. Agora, se você está com muita dificuldade de lidar com a situação, está sempre ansiosa ou deprimida, não hesite em buscar ajuda. Procure grupos de apoio ou profissionais que atendem online, e não deixe de se cuidar!

Sabemos que atravessar a quarentena com as crianças é um desafio e tanto, que exige muita disposição, paciência e criatividade. Mas acreditamos também que esse momento de confinamento pode ser uma oportunidade de união de toda família e de maior conexão com as crianças.
E sabe como a decoração pode te ajudar a ficar ainda mais unido a família? Reserve um tempo para se inspirar nos projetos da nossa galeria free, e já planeje a transformação do quarto dos seus filhos, ou até mesmo a sala de jantar que você irá reunir todos para um ótimo almoço!
Stay connected