Por que investir em móveis planejados?

Finalmente chegou o momento de decorar ou redecorar a casa, mas na hora H surge uma dúvida: vale a pena investir em móveis planejados? Essa é uma questão que preocupa muitas pessoas e a razão é bem compreensível. Afinal, quando se trata de compor o lar dos sonhos, o mobiliário é um grande investimento e, por isso, merece muita atenção!

Para acertar na escolha, é necessário conhecer sobre o assunto, verificar as vantagens e desvantagens dos móveis planejados e a personalidade do morador, considerar o orçamento e, claro, adequar tudo ao tipo de residência. Quer uma ajudinha nessa tarefa? Confira o que preparamos!

O que são móveis planejados?

Móveis planejados são o mobiliário feito especialmente para seu espaço. Geralmente, ao contratar esse serviço, você traz uma ideia geral do que quer no seu ambiente: onde vai ter armários, qual o tamanho, quantas portas, qual o tipo de abertura, qual o material, textura e cores… Dentro de uma variedade enorme de opções, você pode criar os móveis do seu jeito, que sirva perfeitamente no seu ambiente e atenda suas necessidades.

Por que fazer móveis planejados?

Existem muitas vantagens que os móveis planejados oferecem e que fazem as pessoas optarem por essa solução.

  • Melhor aproveitamento do espaço. Como tudo é feito sob medida, você consegue aproveitar cada cantinho do seu ambiente, deixando tudo mais organizado e prático. Essa é uma vantagem que pode fazer toda diferença para quem mora em espaços pequenos, onde comprar móveis prontos às vezes nem é uma opção.

  • O móvel fica do seu jeito. Como você pode escolher desde as dimensões até o tipo de puxador, os planejados possibilitam que os móveis atendam perfeitamente suas necessidades. Se você quer o seu espaço mobiliado sob medida para você, essa é uma grande vantagem.



  • Estética moderna e personalizada. Os móveis planejados deixam o ambiente clean e moderninho, mais arrumado e elegante. Além disso, você pode escolher o estilo que combina mais com a sua casa, personalizando as cores, texturas e acabamentos.

Qual a diferença de móveis planejados e modulados?

Os móveis planejados são feitos sob medida para seu espaço, sendo que você pode personalizar quase tudo: basicamente, você cria o desenho dos móveis do seu ambiente com muita liberdade. Por isso, os seus móveis serão únicos, não vai ter nenhum espaço igual o seu. Esteticamente, além de oferecerem um visual mais elegante e integrado, eles têm mais alternativas de escolha de materiais, cores e estilos.

Mas claro que essa exclusividade tem um preço, então os móveis planejados tendem a ser mais caros que os móveis prontos ou modulados. Além disso, eles demoram mais para ficarem prontos, já que todas as peças precisam ser fabricadas depois do planejamento.

Os móveis modulados são móveis prontos que oferecem alguma flexibilidade. Eles são compostos de módulos prontos com medidas padrão, que você pode acrescentar ou retirar aqui e ali, permitindo que ele se encaixe melhor no seu ambiente. Mas, além de ter suas limitações quando comparado com os planejados, os móveis modulados ficam com as emendas e as junções aparentes, o que deixa o conjunto com um visual mais segmentado.

Atualmente, esse tipo de móvel é muito procurado, pois oferece alguma vantagem sobre o móvel pronto e costuma ser mais econômico que o planejado. Além disso, como ele é composto de peças prontas, tem a vantagem de chegar na sua casa muito mais rápido.

Marcenaria sob medida

Vale a pena mencionar aqui também a marcenaria sob medida, um ofício que existe há séculos, que podemos incluir a madeira em projetos de arquitetura e decoração.

Graças a marcenaria, pode-se criar móveis super personalizados. Geralmente, são móveis bem específicos para o ambiente e para a função que vai desempenhar, não podendo ser reaproveitados depois, como balcões, camas especiais e móveis multi-uso. No caso desse mobiliário, o desenho é pensado em cada detalhe, sendo possível até misturar materiais e personalizar os adornos.

O marceneiro é o responsável por criar desde objetos de médio porte, como portas, armários, guarda-corpos até objetos menores e mais refinados, como artigos de decoração e obras artísticas.

A marcenaria sob medida é o máximo da exclusividade, gerando peças únicas e especiais. Ela é muito usada nas cozinhas planejadas, para deixar esse ambiente com o máximo de praticidade e beleza.

A EasyDeco trabalha com projetos de marcenaria, principalmente nos ambientes de cozinha pequena ou integrada. Com a marcenaria, você pode criar o balcão perfeito para integrar cozinha com sala, ou resolver todo problema de espaço com armários que aproveitam cantinhos impossíveis de ocupar.

Móveis planejados são caros?

Faz um tempo que os móveis planejados deixaram de ser exclusividade de classes mais abastadas. Atualmente, esse modelo de mobiliário é muito mais acessível, e o mercado conta com muitas empresas que entregam qualidade a preço justo.

Se você sonha com móveis planejados na sua casa, saiba que eles custam em média R$ 8.000,00 reais, a depender do ambiente que você vai querer decorar ou redecorar, além dos móveis e materiais que entraram na lista para aquele ambiente.

Além de muitas empresas oferecerem vantagens na forma de pagamento, você pode conseguir economizar se escolher as opções mais econômicas na hora de montar seu móvel. O tipo de acabamento, ferragens e puxadores, por exemplo, podem fazer a diferença no orçamento final.

Ambientes com móveis planejados

Cozinha com móveis planejados

A cozinha é o ambiente que mais aproveita as vantagens dos móveis planejados. Como geralmente é um espaço pequeno que precisa ser otimizado e muito bem organizado, os móveis planejados caem como uma luva para deixar o ambiente mais prático, arrumado e lindo!

Nessa cozinha pequena, os móveis planejados serviram para organizar utensílios e equipamentos, além de dar cor e movimento ao ambiente.
Para quem tem espaço, a cozinha em U com planejados deixa o ambiente bonito e fácil de usar.
Cozinha integrada com área de serviço: os móveis planejados permitiram que cada cantinho fosse ocupado, aumentando bastante a área de armários.
Cozinha clean e sofisticada: com cores claras e design limpo, os móveis planejados deixaram o ambiente prático e elegante.
Mistura de materiais: com acabamentos em madeira, cor vermelha e espelhos, essa cozinha ficou moderna e diferente.
Cozinha moderna e prática: Se o seu sonho é ter equipamentos embutidos, os móveis planejados são indispensáveis.
Cozinha retrô: se você é fã do estilo, escolha a madeira para seus móveis planejados, e capriche nos acessórios e puxadores.

Leia também: +150 Modelos de Cozinha Planejada para se inspirar em 2020

Quarto com móveis planejados

O quarto pode ficar muito mais organizado com móveis planejados, principalmente o guarda-roupa ou o closet. Mas existe a possibilidade de fazer o quarto todo planejado, incluindo a bancada para escrivaninha, prateleiras e até a cama.

Quarto com pequeno escritório, feito sob medida para o espaço.
Quer mais espaço no guarda-roupa? Com os móveis planejados, você pode ganhar cada cantinho do seu quarto.
Quarto moderno cheio de estilo, com nichos personalizados e iluminação embutida.
Quarto no estilo romântico, com móveis planejados de cor clara e um toque da madeira.

Banheiro com móveis planejados

Banheiro com gabinete e prateleiras feitos sob medida: mais espaço para organização.
Gabinete com acabamento em madeira, combinando com o piso e o revestimento do box.
Banheiro com planejados que integraram nicho com prateleiras e espelho, deixando o visual diferente e mais bonito.
O nicho com acabamento em madeira e iluminação embutida deu o charme nesse banheiro.

Quarto infantil com móveis planejados

Quarto infantil com armário planejado em madeira e fórmica colorida: o nicho aberto é perfeito para guardar brinquedos decorativos.
Nesse quarto de menina, a marcenaria se uniu à iluminação personalizada para deixar o espaço cheio de encanto!
Quarto montessoriano com a presença da madeira crua e um toque de cor clara e escura.
Quarto de bebê com marcenaria discreta e acolhedora: a madeira é gentil ao toque, enquanto que a luz indireta não atrapalha a visão sensível do bebê.
Raquel

Recent Posts

+50 banheiros pequenos decorados para você se inspirar

Você quer decorar o seu banheiro pequeno e está buscando dicas e inspirações? Deixamos aqui alguns truques para organizar e…

5 meses ago

Não perca tempo e conheça as melhores lojas de móveis online

Quer tirar o seu projeto de decoração do papel e ainda não sabe onde comprar os móveis? Temos uma sugestão para você!…

7 meses ago

Estilo de decoração: Saiba como encontrar o que mais combina com você

Conhecer alguns estilos de decoração é fundamental para quem está pensando em transformar a casa. Afinal, esse investimento não deve…

7 meses ago

10 Dicas de Decoração de Home Office

O espaço para home office está sendo cada vez mais desejado dentro dos lares: seja para estudar ou trabalhar de…

8 meses ago

Mitos e verdades sobre decoração

Você sonha com a sua casa toda linda mas acha que decoração não é pra você? Se você pensa que…

10 meses ago

Decoração para apartamentos pequenos: como aproveitar os espaços?

Quem é que não sonha com uma casa toda decorada, não é mesmo? Além de deixar tudo lindo, a decoração…

10 meses ago