Muita gente não sabe qual é a importância da iluminação na decoração. A boa iluminação ajuda a compor cada cantinho do ambiente, muitas vezes trazendo mais funcionalidade para o local ou realçando um objeto de destaque por meio da luz.

Além disso, a posição da luz no ambiente é que vai definir qual é o tipo de iluminação, que pode ser direta, indireta ou difusa. Na direta, a luz é direcionada diretamente para algum lugar específico, como o da luz no abajur.

A indireta é caracterizada por não ter um foco único, iluminando, portanto, o ambiente por inteiro. Já a luz difusa é uma iluminação suave que é centralizada no cômodo de forma a iluminar com uniformidade o ambiente por completo

Para saber mais sobre a importância do bom uso da iluminação, acompanhe a leitura!

Deixa o ambiente claro e aconchegante

Utilize uma luz neutra para deixar o ambiente claro e agradável. Esse tom de iluminação é ideal para quem busca deixar qualquer cantinho do ambiente ainda mais funcional, sendo possível utilizá-lo para ler ou trabalhar no computador já no final do dia e sem forçar a vista.

Essa tonalidade de luz também é ideal para manter o cômodo aconchegante, valorizando a paleta de cores utilizadas para decorar o espaço. O ambiente pode ser claro, tendo em vista a iluminação no teto, luzes embutidas na estante, luminárias nas paredes, uso de abajures, entre outras formas.

Pode destacar uma parte do lugar

Uma tendência, atualmente, é a utilização de luzes embutidas na mobília para destacar alguns elementos decorativos colocados nela. Essas luzes devem ser colocadas na parte superior de casa prateleira para, assim, criar esse efeito visual.

Também pode-se usar uma luminária lateral na parede para destacar uma mesa de canto com um vaso de flores ou uma obra de arte em cerâmica, por exemplo, entre outros artigos de decoração que merecem ser destacados para acrescentar drama e deixar a decoração mais interessante.

Proporciona conforto

Um ambiente bem iluminado traz muito conforto visual para quem o utiliza. Por isso, invista em um bom uso de luzes. As tonalidades podem ser frias, quentes ou neutras.

A luz fria e a neutra têm um tom mais azulado e branco, respectivamente, sendo mais indicadas para o uso em escritórios, ambiente de trabalho, banheiros e área de serviço.

Já a luz quente, que costuma ser mais amarelada, gera um efeito mais intimista no ambiente, tornando-o mais aconchegante e confortável. Por isso, o uso desse tipo de luz é recomendado em cômodos que precisam de uma iluminação mais baixa, como o quarto, por exemplo, que é um ambiente de dormir e, portanto, precisa causar a sensação de relaxamento.

Com essas dicas, fica bem mais prático e simples criar ambientes valorizados por meio de uma boa iluminação, não é mesmo? Comece agora mesmo a deixar a sua casa mais aconchegante, com conforto visual e com efeito intimista!

Agora que você já sabe tudo sobre a importância da iluminação na decoração, que tal compartilhar esse texto nas suas redes sociais? Assim, você ajuda mais pessoas a criarem ambientes com uma iluminação incrível em casa!