No meio dessa pandemia, a nossa sociedade se deparou com um desafio inédito: para podermos cuidar uns dos outros, devemos ficar longe de todos.

Diante da diretriz mais importe no combate ao COVID-19, que é ficar em casa, muitos serviços fecharam seus escritórios, mas não os seus negócios: o trabalho remoto virou uma realidade para muitas pessoas ao redor do mundo. Mas qual foi o impacto real dessa mudança no dia-a-dia das pessoas?

Para alguns, isso não foi problema nem novidade, mas para outros, tornou-se um desafio manter-se produtivo durante o confinamento.

Se você está tendo dificuldades para se organizar e trabalhar em casa, as dicas que trazemos aqui podem te ajudar. Existem várias coisas que você pode fazer para garantir a produtividade no trabalho remoto, como se planejar melhor, aumentar seu rendimento e cuidar do espaço do seu home office. Veja como pode ser simples!

Planeje o seu dia

Sem a rotina de sair de casa para trabalhar, ter hora para entrar e sair do trabalho, fica mais difícil manter a disciplina e garantir horas produtivas no dia-a-dia. Você pode acordar cedo e decidir lavar a louça, depois lembrar da roupa suja, trombar com a sala bagunçada e de repente perceber que já é quase meio-dia, você não trabalhou nada e  precisa fazer o almoço.

Por isso, é muito importante que você crie a sua rotina da Quarentena.

Escolha um horário para acordar, reserve um tempo para todas as obrigações da casa e veja qual é o melhor horário para você se dedicar só ao trabalho. Se você acha que vai ser impossível manter as 8 horas diárias que costumava cumprir, não se preocupe.

Trabalhar menos horas, de maneira mais focada, pode ser mais produtivo que manter o período integral a todo custo. Concentre-se na qualidade do tempo de trabalho, não na quantidade.

E não se esqueça de também reservar um tempo para descontrair, porque ninguém é de ferro. Cuidar da saúde mental ficou ainda mais importante durante essa Quarentena!  

Aumente sua produtividade

Aproveite essa época de quarentena para testar novos métodos de trabalho que aumentam a produtividade. Se você trabalha sozinho, pode pesquisar novas ferramentas e melhorar seu planejamento. Se trabalha junto com uma equipe, invista na comunicação. Troque mensagens, faça alinhamentos para garantir que todos saibam muito bem o trabalho de cada um antes de começar.

Dentro de um escritório, muitas vezes somos interrompidos por outras pessoas, demandas, reuniões e ligações. Trabalhar em casa pode ajudar você a controlar essas distrações e manter a concentração.

Para isso, a dica é reservar um espaço tranquilo e isolado (dentro do possível), silenciar mídias sociais e outras distrações e literalmente enfiar a cara no trabalho!

Mas, se você achar que não está fluindo, não force. Não existe nada menos produtivo que ficar encarando a tela do computador sem mexer um dedo. Levante, faça um alongamento, beba água, respire. Depois volte e tente de novo.

Crie um cantinho de home office

Ter um espaço de trabalho dentro de casa vai te ajudar bastante a organizar sua rotina e manter seus compromissos profissionais. Quem mora em apartamento pequeno e tem filho, por exemplo, provavelmente já cogitou até trabalhar no banheiro só para poder trancar a porta!

Por isso, o espaço de home office deve ser um lugar sagrado, onde existe o combinado com você e com os outros de respeitar o momento de trabalho. Se você mora um uma casa pequena, não se preocupe com a falta de espaço.

Dá para criar home offices muito legais e criativos em qualquer canto da casa, sem precisar ter um cômodo reservado só pra ele. Quer ver?

Para quem precisa de privacidade: cantinho de home office no quarto Prático, pequeno e muito charmoso!
Home office na sala super compacto, com mesinha e cadeira simples e modernas. Aqui, o lugar escolhido foi próximo à janela, garantindo um espaço quente e bem iluminado.
Home office para duas pessoas, prático e funcional. A estante e a prateleira ajudam a organizar o espaço e dão um toque na decoração.

Depois de encontrar o espaço ideal para seu home office, que tal deixar esse cantinho com o seu estilo?

Você pode preferir algo bem limpo e minimalista, com cores neutras para não criar distrações. Ou então escolher uma decoração bem animada e inspiradora, com quadros, frases, imagens e muita cor.

Capriche também nos objetos, pois eles podem deixar seu home office um lugar mais confortável e funcional. Lousas, quadros de recados, luminárias e kits de escritório vão ajudar a organizar o espaço e trazer mais praticidade.

Objetos pessoais e decorativos, livros e plantas podem transformar qualquer cantinho em um home office aconchegante e inspirador.

Curtiu essas dicas de como aumentar a produtividade no seu home office?

Estamos todos torcendo para que essa quarentena acabe logo, mas enquanto isso, vamos fazer de tudo para que nosso dia-a-dia seja produtivo e saudável.