Optar pelo aluguel tem várias vantagens: você pode escolher um apartamento para alugar focando nas suas necessidades do agora, sem pensar nos planos a longo prazo. Se você não pode comprar um apartamento à vista e não quer entrar num financiamento, essa é a melhor opção para conquistar sua independência. Mas o que considerar para fazer a melhor escolha? E onde procurar? Se você está na saga de escolher apartamento para alugar, não se desespere. Fizemos aqui uma lista com as principais variáveis que você deve considerar para acertar na escolha.

Lembre-se que o mais importante é encontrar o apartamento que mais combine com você, com o seu estilo de vida e suas prioridades. E confie que, com a nossa ajuda, você vai achar aquele apartamento que estava esperando só você chegar!

O que considerar na escolha?

1. Preço

Antes de começar a escolher apartamento para alugar, é hora de se planejar e fazer as contas. Qual é o custo máximo que você pode arcar por mês? Esse valor vai variar de acordo com sua renda, é claro, mas também segundo o quanto você quer investir em morar bem.

Não esqueça de incluir nessa conta o valor do condomínio e do IPTU, pois dependendo do imóvel, esses gastos podem fazer toda diferença! Para você ter uma ideia de quanto pode gastar, especialistas dizem que o ideal é que essa conta não ultrapasse 30% da sua renda mensal.

2. Localização

Uma das principais vantagens de alugar é poder escolher a melhor localização pensando em facilitar o seu dia-a-dia do momento. Ficar perto do trabalho ou da escola dos filhos pode fazer a sua qualidade de vida aumentar muito!

Também vale a pena considerar o seu estilo de vida na hora de escolher o local do seu apartamento: Quer tranquilidade? Fique em um bairro residencial. Gosta de agito? Escolha um bairro com muita vida noturna e cultural.

Se você não quer viver em função do carro, preste atenção na sua futura vizinhança. Veja se tem comércio variado, como lojas, mercado e farmácia, próximo o suficiente para fazer tudo a pé. Verifique também se a localização é bem servida de transporte público, como corredor de ônibus ou estação de metrô.

3. Características do imóvel

Você mora sozinho? Tem família ou divide o apê com alguém? Isso vai influenciar para decidir qual a tipologia de apartamento ideal para você. Quantos quartos você precisa, quantos banheiros, qual o tamanho da sala e da cozinha. A metragem quadrada também conta bastante nessa escolha: dois apartamentos com a mesma tipologia podem ter áreas bem diferentes. Isso pode fazer toda diferença tanto no preço quanto no seu dia-a-dia.

Outra variável tem a ver com estilo de vida: se você trabalha em casa, vai querer um espaço para ser escritório. Se trabalha fora e volta só para dormir, pode viver bem em um apartamento pequeno, uma kitnet ou um loft. Se gosta de receber gente em casa, pode priorizar ter uma sala grande ou uma varanda bem gostosa.

Coloque nessa lista também as características do prédio e do condomínio:

  • Você precisa de vaga na garagem? Quantas?
  • Quer portaria 24h?
  • Precisa que tenha elevador?
  • Quer um condomínio bem servido, com piscina, sala de ginástica, salão de festas e churrasqueira?

Considere tudo isso e estabeleça suas prioridades, porque claro que vai ser impossível ter tudo. Saber quais variáveis são mais importantes para você vai ajudar muito na hora de escolher apartamento para alugar.

Onde procurar?

escolher apartamento para alugar

Hoje em dia, a Internet facilitou muito a vida de quem precisa escolher apartamento para alugar. São diversos sites que possibilizam fazer essa busca sem sair de casa. Priorize aqueles que tenham bons filtros e ferramentas de busca, para conseguir encontrar mais rápido os melhores imóveis. Se para você a localização é muito importante, por exemplo, prefira os sites que mostram no mapa o local do imóvel.

Depois de fazer uma primeira seleção, é muito importante você arrumar tempo para visitar esses apartamentos. Existem coisas que não dá para confiar nas fotos, você só consegue avaliar estando lá ao vivo, tais como:

  • Estado do imóvel: Verifique se o apartamento está bem conservado, se precisa de pequenos reparos e qual o nível do estrago. Veja se os acabamentos estão em boas condições, se as portas e janelas estão funcionando e são seguras. Se for possível, verifique também a hidráulica e a elétrica: veja se as luzes funcionam, cheque se as torneiras, descargas e chuveiros estão ok e se não tem nenhum vazamento.
  • Acesso e vizinhança: Veja se o prédio tem fácil acesso, tanto de carro quanto à pé. Verifique também a vizinhança e o que existe nos arredores. É uma rua tranquila ou de tráfego intenso? Se você não conhece o bairro, dê uma voltinha e veja como se sente, se parece um lugar gostoso e seguro de se morar. Nessas horas, a nossa intuição pode ajudar também!

Assinando o contrato

Finalmente achou o seu apartamento ideal? Agora então é só assinar o contrato! Geralmente, o proprietário ou a imobiliária pedem alguma garantia no papel, como um fiador ou comprovante de renda. Dependendo do contrato, não é possível alugar o imóvel sem isso. Então, veja o mais rápido possível o que é necessário e providencie tudo. Isso vai agilizar bastante a entrega das chaves, além de garantir que você não perca o apartamento, depois de todo esse trabalho!

Curtiu as nossas dicas? Então não perca essas outras para saber o que considerar para a mudança.

Quer pensar na melhor decoração para seu apê? Veja aqui como decorar apartamento alugado.

Ou então inspire-se em alguns projetos de decoração, para encontrar aquele que é a sua cara!