Você está tendo dificuldades em se ajustar à nova rotina da quarentena? Os desafios para sobreviver ao isolamento são muitos, mas para conseguir encarar todos eles de frente, você primeiro precisa vencer esse: manter a casa em ordem. Se você não costumava passar tanto tempo em casa, pode achar difícil organizar as tarefas, dar conta do trabalho doméstico e da arrumação.

Não, você não é a única pessoa que está louca para voltar ao trabalho só para não ter que lavar a louça 10 vezes por dia. E sim, existem maneiras práticas de deixar a casa em ordem sem perder muito tempo. Quer saber como?

Vamos falar aqui de dicas simples para organizar os ambientes da casa e tornar as tarefas do dia-a-dia mais práticas. Durante a quarentena, você pode até descobrir que cuidar da casa é prazeroso… E também vai poder aproveitar o tempo livre dentro do seu lar de outros jeitos!  

Organização do quarto

Vamos começar pela regra número um de qualquer organização da casa: abra seu guarda-roupa e se livre de tudo que você não usa. Separe roupas, sapatos e acessórios para doação, jogue fora cosméticos vencidos, itens de maquiagem e bijuterias velhas. Dependendo do tempo que você não faz uma limpeza, essa tarefa pode ser um pouco trabalhosa… Mas não desanime, porque vai valer a pena.

Depois, com mais espaço dentro do armário, fica mais fácil organizar tudo. Separe as roupas da estação e deixe mais a mão, e guarde as roupas pouco usadas em lugares menos acessíveis ou dentro de uma mala. Outra dica que pode te ajudar é separar as peças por cor, para facilitar o dia-a-dia. Quanto aos sapatos, deixe aqueles que você usa mais sempre à vista, sem empilhar ou guardar em caixas.

Se você conseguir arrumar seu armário de um jeito prático, vai ser muito mais fácil depois para guardar a roupa limpa e manter os sapatos dentro do armário. No dia-a-dia, tome cuidado para não deixar suas coisas fora do lugar, assim você ajuda a manter os ambientes sempre organizados.

Organização da cozinha

Aqui também vale a regra número um: comece jogando fora alimentos vencidos (inclusive os da geladeira), pratos e copos quebrados, utensílios e eletrodomésticos que você nunca usa – que você pode encaminhar para doação, se estiverem em bom estado.

Depois de limpar os armários, separe os utensílios que você usa todo dia: copos, xícaras, pratos, talheres. Deixe em um lugar bem acessível apenas a quantidade proporcional ao número de pessoas que moram na casa – dois ou três itens de cada por pessoa deve ser suficiente. Assim, você garante que a louça vai ser lavada com mais frequência e não acumule na pia.

Organize também tudo o que você utiliza para cozinhar, deixando sempre à mão aquilo que usa mais: utensílios, eletrodomésticos e ingredientes. Uma dica legal para os temperos e grãos é colocar em potes bonitos com o nome de cada um, para deixar em cima do balcão ou em uma prateleira. Assim, fica mais fácil de achar o que precisa, você libera espaço nos armários e ainda ganha uma decoração legal na sua cozinha.

No dia-a-dia, a dica é lavar a louça sempre e cozinhar poucas vezes. Não, não é para comer menos ou pedir delivery, e sim para cozinhar uma quantidade maior de comida e estocar. Cozinhe o básico do dia-a-dia uma vez por semana, separe em porções menores e congele. Assim, você vai ter comidinha caseira todos os dias, sem ter o trabalho de cozinhar (e lavar panelas!) diariamente.

Organização do escritório

Se você está trabalhando de casa durante a pandemia, é muito importante manter o seu espaço de trabalho organizado, mesmo que seja apenas uma mesa no canto da sala. Afinal, não é fácil manter a rotina de trabalho dentro de casa, por isso você vai precisar de muito planejamento e organização.

Comece cuidando da papelada: digitalize tudo o que precisa guardar e mande embora para a reciclagem aquela montanha de papeis guardados. Deixe o seu plano de trabalho o mais limpo possível, apenas com o que você precisa. Se você gosta de ter à mão livros, folhas em branco, lápis e outros objetos, arrume um gaveteiro ou uma prateleira para guardar tudo. Essas peças são práticas e ocupam pouco espaço, e podem ser coringas na organização.

Dividindo as tarefas  

Crie uma lista de tudo o que você precisa fazer para manter a casa organizada: limpar a casa, lavar roupa, arrumar a cozinha, fazer mercado… Monte um cronograma e divida as tarefas ao longo da semana, para você fazer um pouco por dia. Pode ser meio chato ter que cuidar da casa todos os dias, principalmente se você está sozinho. Mas, se você já organizou tudo para deixar o serviço diário mais prático, vai ver que ele não é tão pesado assim.

Agora, se você está em casa junto com sua família, inclusive as crianças, manter a casa organizada pode ser um desafio ainda maior! Mas, se por um lado a bagunça aumenta, por outro existe mais gente para dividir a arrumação. Então, se você não quer passar sua quarentena só fazendo trabalho doméstico, coloque já todo mundo para participar do cuidado com a casa! Afinal, é mais do que justo todos contribuírem, principalmente nesse período de quarentena.

Parece um desafio impossível fazer todos colaborarem na sua casa? Então respire, veja essas últimas dicas e coragem! Comece com uma conversa bem franca, falando das responsabilidades de cada um e de como todos devem atuar como uma equipe durante esse período. Veja quais tarefas cada um prefere fazer e faça um planejamento. Depois, coloque tudo no papel e pregue na geladeira, para não ter desculpas.

É importante que todos participem da divisão de tarefas, até as crianças pequenas. Cada um pode receber a tarefa de acordo com o que consegue fazer, nem que seja apenas guardar o brinquedo no lugar depois que terminou de brincar. Vale também apresentar a organização como uma grande brincadeira, deixando o serviço doméstico mais leve e divertido. E isso não vale só para as crianças!

Curtiu nossas dicas de como organizar a casa na quarentena? A gente acredita que cuidar da nossa casa é também cuidar de nós mesmos.