Você quer deixar o apartamento mais prático, bonito e confortável? Gostaria de fazer algumas mudanças no seu alugado, mas sem gastar muito? Com alguns truques da decoração, você pode ter mais praticidade no seu espaço, com estilo e bom gosto. E, usando um pouco de criatividade, você ainda economiza.

Quer saber como? Veja aqui nossas dicas de como deixar o seu apartamento mais prático e bonito. Para isso, separamos ideias criativas que aproveitam ao máximo o espaço da sua casa, deixam cada ambiente com a sua cara e resolvem os probleminhas que atrapalham o dia-a-dia.

1. Prateleiras no lugar de armários

deixar o apartamento mais prático

O seu apartamento é alugado e não tem armários? Ou você quer mais espaço para organizar a bagunça mas não quer investir em móveis planejados? Um jeito econômico de deixar o apartamento mais prático e resolver o problema é usar prateleiras e nichos. Elas vão ajudar muito no seu dia-a-dia, pois mantém suas coisas fáceis de ver e pegar. E de quebra ainda dão um ar moderno e casual para sua casa!

Para organizar sua cozinha, você pode instalar algumas prateleiras sobre a pia, ou então usar uma estrutura modular com prateleiras do piso ao teto. Em vez de gastar com armários, invista em potes e latas bonitas, para guardar alimentos e enfeitar sua cozinha.

Faça uma composição de prateleiras e nichos na sala ou no quarto, para guardar livros e outros objetos. Organize a bagunça em caixas legais, deixe os livros que mais gosta à mostra e coloque objetos pessoais e porta-retratos para decorar. Além de ganhar mais espaço de armazenagem, você também vai ter uma decoração super personalizada no seu espaço!

Para deixar suas prateleiras ainda mais decorativas, aproveite para colocar pequenos objetos de decoração ou vasos de plantas. Além disso, escolha prateleiras com acabamento que tem a ver com seu estilo. Assim, essa ideia super prática vai servir também para deixar seu ambiente mais charmoso e diferente.

2. Pequeno escritório

deixar a sala mais prática

Você trabalha em casa mas acha que não tem espaço para ter um escritório? Vamos te dar algumas ideias de como criar um mini escritório, que cabe em qualquer cantinho do quarto ou da sala. Seja para trabalhar, estudar ou ler, você pode deixar o apartamento mais prático sem perder espaço.

Comece escolhendo o local: pode ser ao lado da cama, no canto da sala ou ao lado do sofá. Veja qual localização vai atrapalhar menos a circulação do ambiente. Uma boa dica é encostar a mesa na parede, para poder instalar prateleiras e outras coisas. Mas, se você quer uma mesa de trabalho bem iluminada, pode preferir um espaço na frente da janela.

Escolha uma mesa pequena e simples, de preferência sem gavetas. Capriche na cadeira, priorizando seu conforto. Coloque sobre a mesa um mural ou uma pequena estante suspensa, para guardar livros e outros materiais. Escolha uma luminária compacta e estilosa, e pronto! Agora, personalize seu home office, com fotos, plantas ou pequenos objetos. Trabalhar em um ambiente inspirador é sempre mais produtivo, não importa o tamanho!

Quer dar alguma privacidade para seu ambiente de trabalho? Escolha uma estante para separar a mesa do resto do ambiente. Use objetos e livros para bloquear um pouco o visual, mas sem obstruir a iluminação. E claro, use a prateleira para deixar esse espaço ainda mais a sua cara!

3. Sala de jantar compacta

deixar a sala de jantar mais prática

Na sua sala não cabe uma mesa de jantar de 6 lugares? Você sempre come fora ou faz suas refeições no sofá? Se a sala de jantar não é prioridade para o seu espaço, você pode criar um ambiente mais compacto para fazer suas refeições. Assim, você vai deixar o apartamento mais prático e com mais espaço para aquilo que você mais gosta.

O canto alemão ajuda a ganhar espaço, porque elimina duas circulações ao redor da mesa. Se quiser algo mais simples, troque duas cadeiras por um banco e encoste na parede. Além disso, use uma mesa estreita para ganhar ainda mais espaço.

Você tem uma cozinha americana com balcão? Aposte em bancos altos confortáveis e elimine a mesa de jantar. Você terá um ambiente moderno e descontraído, com a praticidade de estar pertinho da cozinha!

Quer um espaço versátil e compacto? Coloque uma mesa estreita atrás do sofá com cadeiras ou banquinhos, para fazer as refeições ou mesmo trabalhar. Se quiser acomodar mais pessoas, é só puxar a mesa e acrescentar cadeiras. Se quiser liberar o espaço, tire as cadeiras e use o móvel como aparador. Essa é uma ideia simples e prática para mudar o uso do espaço, com criatividade e muito estilo.

4. Quarto / sala

deixar o quarto mais prático

Você alugou uma kitnet ou um loft, que tem sala e quarto no mesmo ambiente? Ou então quer aproveitar o espaço da sala para criar um outro dormitório, sem fazer grandes mudanças? Para dar mais privacidade ao espaço do quarto sem perder iluminação ou separar demais os ambientes, basta ter um pouco de criatividade. Aqui vão algumas ideias para deixar o apartamento mais prático e gostoso de morar:

Use um biombo dobrável para separar a cama. Se quiser integrar os ambientes, é só dobrar e guardar em um canto. Existem muitos modelos no mercado, que podem ser vazados, translúcidos ou opacos. Escolha o que mais tem o seu estilo e ganhe também uma peça de decoração no seu ambiente.

Instale uma cortina no teto que chegue até o chão e pegue toda a extensão do ambiente. Com ela fechada, você ganha privacidade total, mas ainda pode abrir e integrar totalmente os espaços.

Use uma estante grande ou um guarda-roupa para separar o quarto. Escolha a estante se você não quer obstruir a visão dos espaços, e use objetos para dar privacidade e decorar. Se preferir o guarda-roupa, pode usar os fundos do móvel como um grande painel. Pendure quadros, fotos ou escolha um belo papel de parede, para deixar o ambiente cheio de estilo e personalidade. Se você gosta de plantas, pode usar vasos espalhados pela estante ou sobre o guarda-roupa. Isso vai deixar a decoração ainda mais viva e aconchegante!

Mas, se você ainda está na dúvida de qual é o melhor posicionamento dos móveis para ganhar mais espaço, pode precisar de um projeto de decoração. Além de pensar melhor no aproveitamento de cada ambiente, um profissional pode te orientar sobre quais móveis e peças comprar.

Gostou dessas ideias para deixar seu apartamento mais prático? Então que tal agora saber mais sobre como decorar apartamentos pequenos? Conte sempre com a gente para deixar sua vida mais prática e bonita!