Quer ideias práticas e econômicas para decorar apartamento alugado? Realmente, deixar um espaço que não é seu com a sua cara pode ser um desafio. Ninguém vai querer investir em móveis que não poderá levar embora depois, sem contar nas restrições que um imóvel alugado tem em relação às mudanças.

Mas pode confiar: é possível sim transformar seu apartamento alugado de forma simples e sem gastar muito, para deixar o espaço aconchegante e com a sua personalidade. Quer ver como? Dá uma olhada nessas ideias criativas para decorar apartamento alugado. Inspire-se e comece a mudança!

Almofadas e mantas para o sofá

decorar apartamento alugado

Não quer investir em um sofá novo? Cubra o seu antigo com uma bela manta e algumas almofadas. Capriche nas cores e estampas, para dar aquele toque de personalidade. Varie os formatos das almofadas, brinque com as texturas e com a composição.

Coloque almofadas também na sua cama, trazendo cor e aconchego para o seu quarto. Se você não quer pensar na composição ou tem medo de errar, compre um jogo de almofadas. Você pode escolher tecidos lisos com variações de tons ou estampas coloridas e diferentes: veja qual combinação tem a sua cara e encha sua casa de conforto!

Composição de quadros

decorar apartamento alugado

Alguns quadros podem fazer toda diferença em qualquer ambiente. Experimente fazer uma composição na parede atrás do sofá ou da sua cama. Escolha gravuras que te agradam e que refletem aquilo que você é.

Brinque com as cores: escolha uma paleta que apareça em todos os quadros e repita essas cores no resto da decoração, como no tapete e nas almofadas. Isso vai deixar o ambiente alegre e dar mais unidade e harmonia para a decoração.

Se você quer algo menos colorido, faça uma composição de fotos preto-e-branco. Assim, você pode comprar imagens prontas ou escolher fotos suas e da família, para deixar o espaço mais acolhedor.

Móveis prontos: rack com painel

decorar apartamento alugado

Para decorar apartamento alugado, esqueça a marcenaria! Hoje é possível se virar com móveis prontos, pois o mercado oferece uma variedade muito grande. O rack com painel é uma delas, que é uma opção prática e muito linda para sua sala de estar. Além de bonito e moderno, ele pode ajudar a disfarçar alguma irregularidade da parede.

Escolha aquele que tem o tamanho certo para a parede e a sua TV, veja qual acabamento combina mais com seu estilo e pronto! Deixe sua sala mais charmosa e prática com um item versátil e elegante.

Luminária pendente

decorar apartamento alugado

Quer deixar sua sala de jantar mais aconchegante e especial? Use um pendente mais baixo sobre a mesa. Você pode escolher um lustre todo trabalhado, uma luminária de cobre ou uma de cor vibrante – veja qual estilo mais combina com você e arrase nos jantares com os amigos.

Papel de parede

decorar apartamento alugado

Quer dar mais personalidade para o ambiente? O papel de parede é uma opção prática e econômica para decorar apartamento alugado e transformar o seu espaço. Para economizar ainda mais, você pode escolher apenas uma parede, como aquela ao lado da mesa de jantar ou atrás da cama.

Na hora de escolher qual papel colocar, verifique as especificações e as recomendações do fabricante. Depois, é só se divertir com a imensa variedade de cores, estampas e texturas. Cada uma comunica algo diferente: paz, ordem, vibração, alegria, sofisticação… Escolha a mensagem que você quer passar e transforme seu espaço!

Espelhos

decorar apartamento alugado

Seu apartamento é pequeno? Um espelho pode dar a sensação de amplitude que você deseja. Além disso, ele dá brilho e vida ao espaço, é fácil de instalar e limpar. Existem vários tipos e formatos de espelhos para você escolher: tudo vai depender do seu estilo. Se quer algo mais despojado, pode optar por um espelho com moldura redonda de pendurar. Se quer mais sofisticação, instale um espelho sem moldura que ocupe todo comprimento da parede.

Prateleiras e cestos

decorar apartamento alugado
decore.conceptceptill.club

Decorar apartamento alugado não é só deixá-lo mais bonito e pessoal. Precisamos ser criativos para resolver também os problemas práticos, como a falta de armários, por exemplo. Quer um jeito prático e simples de organizar as coisas do banheiro e cozinha? Use prateleiras para ganhar espaço, compre cestos ou caixas bonitas para guardar os objetos.

Não esqueça de deixar um espacinho nas prateleiras para a decoração: pode ser um vaso de planta, um porta-retrato ou um objeto. Essa é uma forma despojada de unir funcionalidade e beleza em uma única solução.

Adesivos de parede

decorar apartamento alugado
casavogue.globo.com

Quer dar um toque especial nas paredes da cozinha ou do banheiro? Use adesivos decorados sobre os azulejos. Mas atenção, essa solução funciona muito bem se os azulejos forem brancos. Se eles forem de cor escura ou decorados, o melhor é pintar tudo com uma tinta apropriada antes de colar os adesivos.

Existem diversas cores e estampas para você escolher, então com certeza você vai achar aquela que tem a sua cara. Na hora de colar, você pode distribuir igualmente em todas as paredes, criar uma faixa horizontal ou cobrir um trecho inteiro. Veja qual efeito mais te agrada e divirta-se!

Cortinas e tapetes

decorar apartamento alugado

Trazer aconchego e conforto é muito importante na hora de decorar apartamento alugado. Você pode fazer isso usando cortinas e tapetes nos cômodos. Se você tem uma sala integrada, o tapete pode ajudar a marcar os ambientes. No quarto, as cortinas ajudam a dar mais privacidade, principalmente se o prédio vizinho estiver ali do lado.

Plantas

decorar apartamento alugado

As plantas ajudam a trazer vida, conforto e beleza para dentro de casa. Existem muitos jeitos de ter planta no apartamento, e elas podem enfeitar todos os cômodos da casa. Se o seu apartamento é pequeno, use vasinhos sobre as mesas ou coloque painéis e suportes suspensos. As plantas maiores geralmente pedem vasos de chão, e trazem uma exuberância bem marcante para seu espaço.

Na hora de escolher e cuidar, veja qual a necessidade de cada espécie. As plantas decoram e inspiram afeto,  por isso com certeza vão ajudar muito a transformar qualquer apartamento alugado no seu doce lar!

Curtiu as nossas ideias? Então bora colocar a mão na massa! Para te inspirar mais ainda, veja aqui alguns ambientes decorados. Você não sabe nem por onde começar e tem medo de errar? Procure ajuda profissional e deixe seu apartamento do jeito que sempre sonhou!