Se você curte a decoração rústica, gosta de deixar a natureza invadir seu espaço. Não curte materiais artificiais, como plástico. Prefere uma decoração bem natural, aproveitando o visual autêntico de cada material. Adora uma arquitetura sustentável, que usa com consciência aquilo que o planeta nos dá.

Rústico não é sinônimo de precário: a decoração rústica pode ser tanto elegante quanto despojada. Não importa qual é a sua intensão: se você gosta de um ambiente quente e acolhedor, com um visual que tenha presença e personalidade, vai se apaixonar por esse estilo!

Quer saber como usar a decoração rústica na sua casa? Veja aqui algumas dicas práticas de como deixar o seu espaço rústico e autêntico. Uma decoração que tem a natureza como maior inspiração, usando toda a sua força e originalidade.

1. Madeira, madeira, madeira…

De todos os materiais, a madeira é com certeza a grande estrela da decoração rústica. Aproveite sua beleza natural, deixando a madeira aparecer como ela é. Ela pode estar no piso, no revestimento de parede, nos móveis e peças de decoração. Além de decorar, ela traz calor e vida para o ambiente, deixando a decoração acolhedora e poderosa.

Se você curte um visual despojado, escolha móveis que usam a madeira o mais natural possível: pedaços de tronco e superfícies irregulares vão deixar seu espaço bem original. Nos revestimentos, prefira aqueles que são de madeira MESMO. Os acabamentos artificiais que imitam a madeira não são tão originais.

A madeira é um material que aguça vários sentidos: é linda de se ver, tem o toque quente e macio, deixa o som mais abafado e o ambiente silencioso. Por isso ela é tão valiosa na decoração de uma casa, principalmente no estilo rústico.

decoração rústica de sala
Fonte: homify.com.br
decoração rústica de varanda
Fonte: vivadecora.com.br

2. Materiais naturais

Claro, não é só a madeira que impera na decoração rústica. Outros materiais também são bem-vindos, principalmente aqueles de origem natural: pedra, tijolo e cerâmica ficam ótimos como acabamento de piso e parede. As fibras naturais e o couro também ficam lindos, e podem estar no tapete, cortinas, estofados ou mantas.

Materiais naturais trazem vida, possuem cores calmas e animam a decoração com suas texturas estimulantes e gostosas de tocar. Brinque de combinar mais de um material, aproveitando esse potencial para dar a cara que você quer pro seu espaço.

Para quebrar o peso desses materiais e equilibrar o visual, use vidro. Pode ser no tampo da mesa ou em objetos de decoração – sua transparência vai trazer elegância e leveza para o ambiente, sem roubar o charme da decoração rústica.

decoração rústica sofisticada
Fonte: decorfacil.com
decoração rústica de quarto
Fonte: studiolabdecor.com.br

3. Cores terrosas

A decoração rústica fica ótima com cores neutras, equilibrando tons claros e escuros. Branco, preto, cinza, nude e creme compõe muito bem com a madeira e os outros materiais naturais. Mas se você quer um ambiente mais vivo e colorido, use tons terrosos. Eles remetem às cores da natureza e mantém o calor da decoração rústica.

Se você quer aquecer bem o ambiente, use um tom de vermelho na parede. Você pode combinar com móveis em tons de marrom, como os de madeira e couro, compondo um ambiente mais sóbrio e intimista.

Se quer algo mais leve e alegre, coloque cor em objetos pontuais, como almofadas e quadros. O mostarda e o verde-musgo vão deixar o ambiente vivo e alto-astral.

decoração rústica colorida
Fonte: jeitodecasa.com
decoração rústica com plantas
Fonte: livingroomideas.eu

4. Estampas geométricas ou orgânicas

As estampas que mais combinam com o estilo rústico são aquelas que seguem uma linha mais primitiva. Desenhos geométricos tribais ficam lindos, combinam com os tons terrosos e dão mais força ao estilo. Se quer algo mais delicado, as estampas orgânicas florais, que lembram um visual mais retrô, podem ser uma boa opção. Elas remetem à natureza e são bem decorativas, trazendo vida e fluidez ao espaço.

Se você curte a decoração tribal, escolha quadros sobre o tema e use estampas marcantes no tapete e almofadas. Os objetos indígenas, todos feitos com materiais naturais, vão ficar lindos como peças de decoração.

Os ladrilhos hidráulicos são perfeitos para uma decoração rústica mais retrô e delicada. Eles podem estar no piso, na parede ou na bancada: use a criatividade e aproveite as estampas lindas que eles oferecem.

decoração rústica cool
Fonte: dicasdemulher.com.br
decoração rústica de banheiro
Fonte: limaonagua.com.br

5. Iluminação acolhedora e intimista

Para um estilo quente, não pode faltar uma iluminação quente. Use luminárias de piso, abajures e pendentes para criar uma meia-luz. Escolha lâmpadas amarelas e com potência mais fraca, que vão ajudar a criar aquele clima intimista.

Capriche também na escolha dos lustres e luminárias. Use metais como o cobre para marcar presença, prefira as fibras naturais se quer dar leveza. Aliás, as cúpulas de fibra natural dão um efeito bem interessante: como elas deixam passar um pouco de luz pela trama, projetam no ambiente uma sombra rendada e misteriosa.

decoração rústica com tapete
Fonte: etsy.com
vaso rústico
Fonte: hola.com

6. Natureza na decoração

Além da madeira e dos outros materiais naturais, outro item que não pode faltar na decoração rústica são as plantas! Afinal, não existe peça decorativa mais viva, natural e exuberante que elas, não é mesmo??

E já que a ideia do estilo rústico é ser natural, que tal escolher espécies nativas da flora brasileira?? Opções não vão faltar, já que temos uma das diversidades mais ricas do mundo!

Se você quer exuberância, escolha plantas nativas da nossa mata tropical: samambaias, bromélias, folhagens de todas as cores… Elas vão deixar sua decoração viva e colorida, com um clima acolhedor e selvagem ao mesmo tempo.

Se quer delicadeza, escolha as plantas com flores. As orquídeas são lindas e possuem muitas variedades de cores e formatos. Você pode optar por flores de vaso, para enfeitar a mesa, ou flores de arbustos, ideal para áreas externas.

As plantas do cerrado brasileiro também vão muito bem com a decoração rústica: elas têm um visual diferente, são resistentes e muito originais. Use a criatividade para escolher as espécies que mais combinam com você!

decoração rústica ao ar livre
Fonte: casadevalentina.com.br
decoração rústica divertida
Fonte: historiasdecasa.com.br
decoração rústica para quarto pequeno
Fonte: casadevalentina.com.br

E aí, curtiu a decoração rústica? Que tal então conhecer outros estilos de decoração, como o estilo Cool e estilo Moderno e Prático?

Não sabe ainda qual é a decoração que tem a sua cara? Faça o nosso quiz de estilos e descubra!