Decoração para apartamentos pequenos: como aproveitar os espaços?

Quem é que não sonha com uma casa toda decorada, não é mesmo? Além de deixar tudo lindo, a decoração pode dar a sua cara para o seu lar e ainda melhorar a utilização dos espaços. Se em residências grandes ela é importante, em apartamentos pequenos é essencial.

Então, pensando na decoração para apartamentos pequenos, separamos algumas dicas para te ajudar a aproveitar melhor os espaços e trazer mais praticidade e aconchego para o seu lar. Confira!

1- Faça a integração dos ambientes

Integrar os cômodos é uma ótima forma de ampliar visualmente o seu apartamento, pois, mesmo que não pareça, as paredes ocupam espaço. Então, se for possível, elimine o máximo delas, utilizando móveis e a própria decoração para separar os ambientes. Além disso, o conceito aberto é uma tendência muito moderna e urbana, que vai deixar o seu apê mais prático e descolado.

Entre a cozinha e a sala de jantar, a divisão pode ser feita com um balcão com banquetas para refeições rápidas. As salas de estar e jantar integradas proporcionam uma melhor circulação entre os cômodos e promove a interação entre todas as pessoas da casa, o que é ótimo para a convivência.

Se você quer uma sala integrada, mas quer dar um pouco de privacidade para algum ambiente – como o home office, por exemplo – pode usar estantes com nichos vazados, que dão visibilidade e também acomodam objetos. Outra maneira bem legal de criar um espaço multi-uso é usar divisórias retráteis ou cortinas, para poder fechar e abrir o ambiente quando quiser.

2- Aumente o ambiente visualmente

As cores e os espelhos são dois pontos importantes para apartamentos pequenos. Prefira os tons mais claros, pois eles ampliam visualmente os espaços. Use-os nas paredes e nos móveis maiores, como guarda-roupas e móveis planejados, sempre equilibrando com as outras cores. Caso queira acrescentar cor, escolha sempre os locais mais bem iluminados, tanto para dar destaque quanto para não escurecer e diminuir o ambiente.

Os espelhos embelezam, trazem sofisticação e modernidade. Para aumentar a sensação de amplitude, prefira instalá-los na parede toda ou em grande parte dela. Na sala, ficam ótimos atrás do sofá ou da mesa de jantar. No quarto, você pode usá-lo atrás da cabeceira e na porta do guarda-roupa. No banheiro, compre uma peça da largura da bancada, para dar um efeito mais bonito e agradável.

3- Aproveite todos os espaços

Um dos grandes problemas dos apartamentos pequenos é a falta de espaço para armazenagem. A gente só percebe quanta coisa nós temos quando mudamos para um lugar que não tem onde guardar! Principalmente se o seu apartamento não tem móveis planejados, invista nas prateleiras, nichos e ganchos para guardar coisas. Assim, você consegue usar espaços mais altos para organizar os objetos e libera espaço do piso para outros móveis. Você vai ver a diferença que faz!

Outra dica é utilizar peças que ficam na parede e não ocupam espaço, como luminárias tipo arandela no lugar das de piso, mesas retráteis na cozinha, cachepôs suspensos ao invés de grandes vasos de chão. Mesmo sendo pequenos objetos, eles podem fazer toda diferença no seu conforto do dia-a-dia, principalmente em um espaço pequeno.

4- Compre os móveis certos

A escolha dos móveis é importantíssima na hora de decorar seu apartamento pequeno. Hoje em dia, há uma infinidade de produtos para escolher e acomodar no seu espaço. Mas antes de comprar, é importante que você pense na disposição deles no ambiente, veja as medidas do seu cômodo e descubra qual o tamanho ideal que cada móvel deve ter. Senão, você pode terminar com um sofá que não cabe na parede ou com uma sala vazia demais!

Uma dica para a sala de estar é abrir mão daquele super sofá que vira uma cama e comprar um de 2 ou 3 lugares. Ou então, optar por duas cadeiras ou poltronas pequenas, deixando o ambiente leve e descolado. Na sala de jantar, experimente substituir algumas cadeiras por um ou dois bancos na parede, criando um canto alemão. No quarto, troque a cama king size por uma padrão, escolha criados-mudos pequenos e, de preferência, suspensos.

Se a sua cozinha é muito pequena, aposte nos armários suspensos, nichos e prateleiras. Use todo o espaço de parede disponível, pois esse é um ambiente que sempre tem muita coisa para guardar! Os móveis planejados são uma ótima opção, pois já levam em consideração os eletrodomésticos, ajudam a organizar o espaço e aproveitam cada cantinho. Mas, se não for possível, use nichos e prateleiras para colocar os eletrodomésticos e potes de tempero, e assim deixar a bancada mais livre.

5- Seja minimalista

Mudança é sempre bom para a gente repensar, descobrir aquilo que é fundamental e jogar fora o que não serve mais. Faça isso com os móveis e objetos da sua casa, para ganhar mais espaço e leveza no novo lar. Se você já mora em um apartamento pequeno e sente que falta espaço, pode pensar em renovar os seus móveis antes de mudar de apartamento.

Por exemplo, será que você precisa mesmo de uma mesa de centro na sala? E uma mesa lateral? E um hack? Se você mora sozinha ou em duas pessoas, sua sala de jantar pode ficar mais confortável com uma mesa pequena de quatro lugares. Até a decoração pode contribuir para essa sensação de ambiente lotado: como um quarto cheio de quadros, murais e objetos nas paredes.

Por isso, prefira uma decoração com poucos móveis e objetos, para não criar um ambiente apertado e entulhado de coisas. Assim, você vai ter uma sensação de amplitude, conforto e bem-estar, mesmo morando em um espaço reduzido.

Morar em imóveis menores é a realidade de muitas pessoas, então, se você gostou dessas dicas de decoração para apartamentos pequenos, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos.

E se quer por em prática, mas não sabe como começar, que tal conversar com uma arquiteta? Temos um pacote especial para você.

Conhecer o EasyConselhos

Raquel

Recent Posts

+50 banheiros pequenos decorados para você se inspirar

Você quer decorar o seu banheiro pequeno e está buscando dicas e inspirações? Deixamos aqui alguns truques para organizar e…

5 meses ago

Por que investir em móveis planejados?

Finalmente chegou o momento de decorar ou redecorar a casa, mas na hora H surge uma dúvida: vale a pena…

5 meses ago

Não perca tempo e conheça as melhores lojas de móveis online

Quer tirar o seu projeto de decoração do papel e ainda não sabe onde comprar os móveis? Temos uma sugestão para você!…

7 meses ago

Estilo de decoração: Saiba como encontrar o que mais combina com você

Conhecer alguns estilos de decoração é fundamental para quem está pensando em transformar a casa. Afinal, esse investimento não deve…

7 meses ago

10 Dicas de Decoração de Home Office

O espaço para home office está sendo cada vez mais desejado dentro dos lares: seja para estudar ou trabalhar de…

8 meses ago

Mitos e verdades sobre decoração

Você sonha com a sua casa toda linda mas acha que decoração não é pra você? Se você pensa que…

10 meses ago