Quem gosta do estilo de decoração moderno e prático, com certeza, entende a necessidade de uma casa descomplicada. E quem não quer isso hoje em dia? Afinal, com a rotina agitada, tudo que vier para facilitar é bem-vindo!

Esse décor é um dos mais requisitados, já que é capaz de criar um ar sofisticado sem perder a funcionalidade. Ele também permite agregar elementos de muita personalidade, exprimindo a essência do morador, além de toques de outros estilos, como o cool, romântico, clássico chic etc.

Encontrou o estilo de que sua casa precisa? Quer pegar as melhores dicas para adotar a decoração moderna e prática? Então, confira nosso post!

Aposte na integração dos espaços

O ambiente integrado é uma tendência em ascensão. O principal motivo para essa popularidade é a praticidade e a capacidade de criar a sensação de ambientes maiores do que a metragem aponta.

Com a ideia de remoção de paredes para diminuir a divisão física entre os cômodos, esse projeto necessita de ser bem planejando. A maior atenção deve ser concentrada na rotina dos moradores e nos espaços mais utilizados, para, posteriormente, dimensionar o mobiliário na casa ou apartamento.

Esse conceito, por ser algo relativamente recente, não é encontrado em imóveis mais antigos. Por isso, se seu sonho é investir no moderno e prático, algumas paredes precisarão ser derrubadas. A questão é que elas podem ser estruturais e, portanto, é imprescindível a avaliação de um profissional antes de começarem as obras.

Invista na cozinha americana

O estilo de decoração moderno e prático busca ambientes amplos, que possibilitem a visão de outros cômodos. Por exemplo, ao estar na cozinha, você pode ver os convidados na sala. O conceito que permite essa interação é o da cozinha americana, que pretende erradicar o isolamento nesse espaço.

Muito atual, essa tendência está conquistando os brasileiros — que se interessam cada vez mais por gastronomia. A busca por essa sensação de liberdade dentro da própria casa não é exclusiva de grandes residencias, já que, com as escolhas certas, até mesmo apartamentos pequenos podem ser privilegiados.

Prateleiras e móveis com design clean são ideais para esse estilo. Isso porque ajudam a facilitar as tarefas, tanto específicas da área quanto de limpeza, por exemplo.

Como forma de aumentar a funcionalidade, entram em cena gaveteiros amplos e a bancada.

Opte pelos móveis funcionais

O estilo de decoração moderno e prático também carrega consigo a proposta de permitir à família passar um tempo comum mais proveitoso — inclusive, os espaços mais amplos possibilitam a interação entre as pessoas durante a realização das atividades. Para potencializar os momentos juntos e, com isso, facilitar as tarefas de casa, os móveis funcionais estão cada vez mais em voga.

Diferentemente do que alguns imaginam, o mobiliário funcional não é sinônimo do planejado. Hoje, eles são encontrados com muita facilidade e diversidade em lojas especializadas.

Mas, afinal, o que são eles? Bem, os móveis funcionais ou multifuncionais são aqueles que atendem a mais de uma necessidade, além daquela para a qual foi criado. São exemplos o sofá-cama, mesas de centro com extensão, racks com compartimentos e por aí vai. No final das contas, você tem menos peças, mais espaço e ainda economiza nas compras!

Use cores criativas

Uma incrível forma de transmitir personalidade na decoração é o uso de cores. Pela praticidade exigida no dia a dia, muitas vezes, o monocromático e o clean ganham espaço — nesse sentido, tons de cinza, branco e preto deixam os ambientes mais sofisticados.

Em contrapartida a essa tendência “mais básica” está a quebra de detalhes da sobriedade e a criação de contrastes com cores alegres em elementos da decoração.

Existe uma grande vantagem de investir no uso de cores vibrantes, focando nos objetos. Com essa técnica é mais fácil fazer com que a casa esteja sempre de cara nova, deixando a base dos móveis e das paredes e trocando apenas os objetivos coloridos por outros.

Com o fundo mais neutro, também é possível libertar a criatividade em utensílios e eletrodomésticos coloridos — aliás, as marcas de produtos de casa e cozinha já oferecem uma gama de opções —, além de móveis, como o sofá.

Acerte na escolha das portas

Um elemento icônico dessa decoração são as portas de correr. E o motivo dessa popularidade vem com uma explicação bem plausível: elas são bem mais práticas e economizam espaço. Também conferem um charme descolado e o sentimento de continuidade entre os cômodos.

As portas de correr são opções viáveis para quem não pode derrubar uma parede, mas quer uma passagem mais ampla entre os cômodos.

Prefira acabamento modernos

O gesso, a madeira e o concreto — inspiração vinda do estilo industrial — são queridinhos do décor moderno, juntos ou separados.

O gesso, ainda mais se combinado com o LED, cria um aspecto muito bonito, com o qual é fácil combinar a decoração. Mas não é apenas isso: esse material tem o benefício de ajudar no isolamento acústico e no controle da temperatura, dois fatores primordiais, principalmente em apartamentos.

Já a madeira confere a sofisticação e impressão de aconchego e conforto. Se agregada ao concreto — o cinza é uma cor muito chic e versátil —, se torna a combinação dos sonhos para quem curte o estilo moderno e prático com sofisticação na medida certa.

Adicione o seu toque

Se você gosta de elementos cool dos anos 60 e 70 — super em alta —, não tem problema, eles casam perfeitamente com o estilo. E mais, o moderno e prático permite que você brinque com peças, como palets, cavaletes e escadas que viram prateleiras, o que contribui bastante no valor final do projeto.

Os jogos de quadro na parede ou de espelhos e as DIYs são bem-vindos ao conceito. Objetos pessoais, de coleção ou não, expostos — como guitarras, bonés, garrafas e jarros — fecham com chave de ouro a produção.

Como você percebeu, investir nessa décor requer conhecimento tanto para a escolha das peças quanto para a análise do seu espaço — o que é fundamental para o sucesso do projeto.

Nessa jornada cheia de opções é muito comum se sentir perdido. Por isso, conte com a ajuda dos arquitetos e designers de interiores da EasyDeco! Sem sair de casa você cria o seu espaço dos sonhos, com um orçamento que cabe no seu bolso.

Quer ter certeza de que o estilo de decoração moderno e prático é o ideal para você? Então venha conhecer mais sobre essa proposta no nosso Quiz de estilos!