O fim do ano está chegando, e não tem nada melhor do que começar a decoração de Natal para entrar no clima! A expectativa para as festas, a montagem da árvore, a preparação da guirlanda e dos enfeites são momentos muito especiais para todo mundo. É uma época de aproximação, de aconchego e de felicidade, que une famílias e amigos para celebrar a vida.

Mas, na hora de pensar na decoração de Natal, pode pintar uma insegurança: Como deixar a casa incrível, com toda a magia que o Natal nos inspira, sem exagerar ou ficar brega? Para fugir desse dilema, deixamos aqui 7 dicas práticas e criativas que vão te ajudar a criar a decoração de Natal perfeita para você e a sua casa!

Assim, você já vai preparando o ambiente para esperar a grande data com sofisticação, modernidade e aconchego. Confira agora e boas festas!

1. Fuja da árvore tradicional

A árvore toda enfeitada é o grande símbolo do Natal, não há dúvidas. Mas fugir dos modelos tradicionais, criando outros estilos, pode ser o grande diferencial de um Natal personalizado. Uma ótima ideia para ter uma árvore com presença, mesmo morando em uma casa pequena, é criar sua própria árvore natalina na parede da sala.

Para isso, é só montar a silhueta do pinheiro usando um barbante, galhos secos ou o que sua imaginação permitir. Depois, enfeite com alguns objetos natalinos — bolas, pinhas e presentinhos — e fotos da família e amigos, sem deixar de lado as luzes pisca-pisca para dar o toque final.

No entanto, se você deseja ter a árvore de Natal tradicional, é possível inovar na decoração com outros enfeites, como bolas transparentes e coloridas, mini renas e pinheiros, laços simples e elaborados, estrelas de cores diferentes e flocos de neve. Um toque pessoal pode deixar sua árvore ainda mais especial, com enfeites feitos por você. Escolha papeis especiais e faça dobraduras e recortes com o tema do natal, ou aquele que você preferir.

Outra ideia legal para decorar pequenos espaços é apostar em árvores menores espalhadas pela casa, apoiadas nas mesas e até mesmo suspensas. Se você já tem plantas na sua casa, experimente decorá-las com alguns enfeites e bastante luzinhas. Esse é um jeito prático e lindo de ter uma decoração especial em cada cantinho do seu lar!

Decoração de Natal
Fonte: decoracaodecasa.com.br
Decoração de Natal
Fonte: lardecoracao.com

2. Crie enfeites originais

Além da árvore de Natal, uma excelente dica para trazer o clima mágico para a sua casa é criar enfeites diferentes e originais para todos os ambientes. Aposte nos detalhes para fazer cada cantinho brilhar, deixando seu Natal mais bonito e personalizado.

Por exemplo, coloque um cordão de luzes pisca-pisca dentro de uma luminária de ferro, garrafa de vinho ou um pote transparente, para criar um efeito diferente e sofisticado na sua sala. E mais, você pode finalizar com um laço de fita vermelho ou dourado por fora, para fortalecer o clima de Natal.

Outra dica é personalizar os presentes embaixo da árvore com papeis e fitas coloridas, incorporando os embrulhos na decoração. Você pode também colocar em cada um pequenas fotos dos presenteados, como uma forma criativa de identificar cada lembrança e, ainda, intensificar o vínculo entre você, sua família e amigos.

Uma ideia simples e original é decorar xícaras brancas e fazer um arranjo diferente, que complete a decoração da sua casa. Você pode pintá-las de vermelho, fazer um desenho natalino ou apenas preenchê-las com bolinhas coloridas, ramos de pinheiro e luzes pisca-pisca.

Por fim, outra forma de criar enfeites originais é utilizando as fitas washi tape. Atualmente, elas ganharam muito destaque nas decorações minimalistas com um toque escandinavo. Para inseri-las no clima natalino, faça desenhos de Natal — como pinheiros, flocos de neve, renas, presentes e o que a sua imaginação permitir — em um papel ou direto na parede.

Decoração de Natal
Fonte: www.reciclaredecorar.com
Decoração de Natal
Fonte: http://wish.com.pt/

3. Aposte em guirlandas diferentes

Simbolicamente, as guirlandas trazem sorte e abundância para o próximo ano que está chegando. Na decoração, elas deixam o ambiente com o clima do Natal, apresentando diversos modelos para os mais variados estilos decorativos.

Nesse sentido, você pode escolher uma guirlanda tradicional e pendurá-la na porta da sua casa, bem como apostar em outros modelos criativos para enfeitar qualquer ambiente. Que tal criar uma guirlanda você mesma, utilizando enfeites naturais ou pequenos objetos decorativos? Use folhas e flores secas, botões, laços de fita e guizos coloridos para fazer a guirlanda que tem a cara do seu Natal.

Decoração de Natal
Fonte: www.reciclaredecorar.com
Decoração de Natal
Fonte: comofazeremcasa.net

4. Escolha a sua paleta de cores

Para criar uma decoração de Natal bonita e harmoniosa, escolha as cores que você vai usar. Pode ser os tradicionais verde, vermelho e dourado, que já carregam todo glamour do espírito natalino. Mas, se quiser inovar, pode ficar com cores menos tradicionais, como azul e prata, por exemplo.

Use as cores que você escolheu na árvore, nos enfeites e até mesmo nos presentes. Se a ideia é fazer tudo em casa, compre papeis e tinta spray com as cores da paleta, para garantir que a decoração faça sua casa brilhar em harmonia.

Vale também investir em itens de decoração como almofadas e mantas, para deixar o ambiente no clima quentinho e aconchegante do Natal. Aproveite para ousar com tecidos brilhantes e cores fortes, que são a cara dessa época do ano!

Por último, não se esqueça de caprichar na decoração da mesa: a ceia de Natal é o ponto alto dessa comemoração, e ela merece estar decorada como nunca. Use as mesmas cores da paleta para os pratos, copos e talheres. Além disso, aqui vão mais algumas dicas para deixar a sua mesa de Natal maravilhosa e arrasar na decoração de Natal!

Decoração de Natal
Fonte: https://tudoespecial.com
Decoração de Natal
Fonte: https://depositosantamariah.blogspot.com

5. Utilize velas decorativas

Assim como as velas podem ser usadas em outros ambientes da casa, na mesa da ceia elas também são muito bem-vindas, e podem ajudar a compor aquela iluminação especial. Uma ideia muito bonita e prática é virar taças de vinho para baixo, colocando as bolas natalinas por dentro e finalizando com a vela na parte de cima.

Ainda, que tal utilizar um vaso de vidro e decorá-lo com pequenos ramos de alecrim ou pinheiro? Coloque os raminhos na parte de fora, sem cobrir todo o recipiente, e posicione a vela dentro. Com isso, você pode criar combinações com vasos de diferentes formatos e tamanhos, para garantir uma decoração de Natal mais criativa e personalizada.

Para deixar a mesa ainda mais viva e animada, use velas coloridas ou castiçais enfeitados. Só tome cuidado para garantir que as velas estejam bem presas e numa posição segura, onde ninguém possa esbarrar nelas. Evite também as velas perfumadas, principalmente sobre a mesa, pois vão competir com o aroma delicioso da ceia de Natal.

Decoração de Natal
Fonte: www.reciclaredecorar.com

6. Aposte em forros de mesa

A mesa de Natal é uma parte muito importante da sua decoração, já que é o foco central da noite. Por isso, todos os detalhes devem ser pensados com cuidado, desde o forro de mesa até o guardanapo.

Se você gosta de um estilo mais refinado, aposte em forros de mesa brancos com detalhes em dourado. Dessa forma, o pano branco vai permitir que você ouse mais na escolha dos pratos e talheres, enquanto o dourado vai trazer mais sofisticação e pode compor com os enfeites de mesa.

Agora, para um jantar mais intimista e despojado, aposte nos jogos americanos coloridos e decorados com o tema do Natal. Para finalizar, faça um pequeno arranjo no centro com rosas vermelhas e velinhas decorativas, deixando o clima bem caloroso e aconchegante.

Decoração de Natal
Fonte: https://www.decoracaoeideias.com
Decoração de Natal
Fonte: reciclaredecorar.com

7. Organize os pratos

Atualmente, existem diversas opções no mercado de louças e guardanapos desenvolvidos especialmente para o Natal, com diferentes detalhes e cores da época. Então, para deixar sua ceia ainda mais bonita, aposte nesses elementos decorativos, combinando suas cores e estampas.

Para organizá-los com facilidade e elegância, procure deixá-los separados a uma distância confortável, colocando o guardanapo por cima do prato e os copos sempre acima e à direita, com o garfo do lado esquerdo e a faca do direito. Além disso, para trazer mais sofisticação ao jantar, coloque os pratos quentes em travessas e bandejas, evitando o uso de panelas.

Se você quer uma decoração mais clean, aposte em louças brancas, talheres prateados e taças de vidro. Coloque também um pouco de vermelho ou dourado na decoração, para dar aquele toque natalino, ou use arranjos com folhas e flores vivas para fazer uma mesa linda e super sofisticada.

E mais, se você gosta de uma decoração minimalista e personalizada, uma excelente dica é prender o guardanapo em um barbante dourado, finalizando com um raminho de pinheiro ou alecrim para decorar e uma tag com o nome de cada convidado. Eles vão adorar!

Decoração de Natal
Fonte: https://www.halfbakedharvest.com
Decoração de Natal
Fonte: https://www.casadevalentina.com.br

Viu só como criar uma decoração de Natal incrível pode ser fácil e muito divertido? Não importa se você vai comprar tudo pronto ou fazer cada detalhe, sempre é possível criar um ambiente especial com ideias práticas e muito lindas. Deixe sua casa em clima de Natal para receber a família e os amigos e comemorar esse fim de ano em grande estilo!

 

E aí, gostou das dicas? Conhece amigos que gostariam de montar uma decoração natalina impecável? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude-os também!