Um dos espaços que demandam mais cuidado na hora de decorar é a sala de estar. O local, que costuma receber a família e os amigos, tem que ter a cara do morador e ser muito charmoso. Quem pensa que atribuir todas essas características ao ambiente custa caro pode se surpreender com uma decoração com paletes para sala.

Há alguns anos o item — feito de madeira ou até mesmo de plástico — era somente usado no transporte de cargas, mas recentemente chamou a atenção de arquitetos e decoradores e virou queridinho na hora de compor ambientes. Sua composição em formato de estrado lembra a estrutura de alguns móveis e serve de base para fazer sofás, mesas, estantes e o que a sua imaginação mandar.

Confira nossas dicas e comece já a sua nova decoração com paletes para sala!

1. Economizando no sofá

Um dos móveis que merecem destaque na hora de decorar uma sala é o sofá — é o que costuma ter o valor mais alto também. No entanto, um modelo feito de paletes pode custar a metade do valor de um exemplar comprado em uma loja.

Se você curtiu a ideia, providencie seus paletes em feiras livres, mercados ou centros de produtores. Como são feitos originalmente para transporte, costumam ser encontrados em grandes quantidades nesse tipo de local.

Você só precisa ficar atento à qualidade do material, que deve estar em boas condições. Como é para aguentar um certo peso, o palete tem que ser feito de madeira boa, como pinho ou eucalipto.

Se você não quiser ter o trabalho de garimpar, saiba que já existem sites que vendem esse tipo de material. Encomende a quantidade certa (para um sofá de dois ou três lugares) e siga para o próximo passo: a confecção das almofadas do assento e do encosto.

Vale contatar aquela costureira de confiança para fazer as almofadas do jeitinho que você quer ou comprar modelos prontos em sites de decoração. Ainda assim, vai sair mais barato que um sofá convencional comprado em loja.

2. Investindo em mesas

Agora que sua sala já tem um sofá novo, componha o restante do ambiente com o mesmo tipo de material: faça uma mesa de centro de palete com tampo de vidro. A combinação vai dar um toque rústico com a exposição da madeira, mas sofisticado com a cobertura do vidro — que pode ser substituído por um tampo feito de pedra ou aço escovado.

Do it yourself

Se você é adepto ao movimento DIY (Faça Você Mesmo), então continue a leitura e veja como fazer sua mesa de paletes!

Materiais necessários:

  • paletes resistentes e na quantidade necessária de acordo com o tamanho da mesa a ser feita;
  • 4 peças de madeira do tamanho desejado para a mesa;
  • pernas de mesa do material e da altura que preferir (pode comprar pronto ou pedir para um marceneiro fazer);
  • 1 tampo de vidro cortado no tamanho da mesa;
  • martelo;
  • pregos;
  • parafusos;
  • verniz;
  • tinta;
  • parafusadeira;
  • lixa.

Primeiramente, é preciso lixar e separar cada tábua de palete. Depois de lixados, os paletes devem ser pintados da cor que você preferir e, em seguida, envernizados.

Enquanto o verniz dos paletes seca, pegue os pedaços de madeira e forme um retângulo ou quadrado com eles, utilizando os pregos e parafusos. Feito isso, utilize essa estrutura como base e vá pregando cada palete (já pintado e envernizado) sobre ela. Depois é só parafusar essa estrutura nas pernas da mesa e colocar o tampo de vidro em cima!

3. Ganhando móveis

Se a sua sala ainda está vazia, saiba que a composição com móveis feitos de paletes pode assumir infinitas possibilidades. Que tal uma estante (do tamanho que você quiser) feita inteiramente com esse material? Quer dar uma diferenciada na peça? Experimente envernizá-la. Use tons mais escuros ou mesmo o verniz incolor — apenas para conferir brilho à madeira.

O mesmo material também dá vida a um painel para TV, que pode abrigar prateleiras para expor peças de decoração ou guardar os controles remotos dos aparelhos eletrônicos da sala. Por fim, arremate a decoração fazendo uma jardineira que ficará pendurada em uma parede. Com o que? Com paletes, é claro!

4. Descansando sobre paletes

As poltronas dão todo um charme na decoração da sala, ainda mais quando são utilizadas em conjunto com o sofá. Se você optou por utilizar paletes no seu sofá, uma ótima ideia para complementar a decoração do ambiente é usar os paletes em alguma poltrona ou cadeira de descanso.

Existem mil e uma maneiras de fazer uma poltrona de paletes, como uma toda vazada com ripas de madeira na horizontal ou um design mais contemporâneo, com os pés traseiros inclinados e braços mais altos.

Se você gostar de peças minimalistas e práticas, é possível fazer uma poltrona apenas empilhando três ou quatro peças de paletes e finalizar com um estofado da sua preferência, colocando xales e almofadas para deixá-la com o seu estilo.

Outro jeito muito criativo, prático e diferente é utilizar a poltrona de palete como aparadora de livros. “Como assim?”, você deve estar pensando. Simples: a resposta está nos vãos dos paletes, tantos nas laterais quanto embaixo do estofado (desde que haja uma estrutura não vazada para que a poltrona não fique desconfortável).

Quem diria que um móvel feito de um palete poderia ser tão versátil, não é mesmo?

5. Apoiando vinhos e taças

Uma boa alternativa para decorar sua sala com paletes é fazer um suporte para vinhos utilizando esse material. Além de ficar superestilosa, a peça também é bastante prática e econômica.

Há diversos jeitos de fazer uma adega de paletes, como as de chão (empilhando os paletes e utilizando os vão como porta-vinhos) ou as de parede, com espaço para colocar as taças invertidas e os vinhos sobre elas. Fica um charme só!

Como visto, a decoração com paletes para sala tem outro lado bacana: além de barata e criativa, ela é ecológica e sustentável. Afinal, você reaproveitará madeira boa e de ótima qualidade que talvez fosse para o lixo. Quer motivo melhor que esse para começar seu próprio projeto?

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe diversas maneiras de utilizar os paletes para decorar a sua sala de estar ou de jantar, aproveite a visita e veja também 10 possibilidades de usar cores na sua sala e deixá-la com um estilo único e autêntico!