Os tapetes deixam as salas mais elegantes, sofisticadas e aconchegantes. Se você quer um espaço que tenha uma decoração adequada e fique com a sua cara, é preciso saber como usar o tapete a fim de trazer equilíbrio visual e harmonia entre todos os elementos presentes no cômodo.

Afinal, deve-se respeitar o estilo de decoração do ambiente e escolher o tapete que melhor se encaixa com a sua sala. É importante levar em consideração qual a cor que melhor complementa as tonalidades do local, o material que mais traz beleza e praticidade de limpeza no dia a dia, o tamanho adequado de acordo com as dimensões do ambiente, entre outros fatores. Assim, fica mais fácil determinar qual é o tapete ideal para a sua situação.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como usar tapete na sala? Acompanhe a leitura e confira nossas dicas!

Estampas

Os tapetes estampados trazem personalidade e descontração, e ajudam a compor qualquer estilo de ambiente, seja moderno, rústico ou clássico. Como há muitos modelos, deve-se optar por aquele que melhor combine com a decoração que se busca alcançar. É possível encontrar estampas que trazem desenhos mais elaborados, como flores e animais, ou minimalistas, com formas geométricas como círculos, linhas retas etc.

Esse tipo de tapete fica perfeito entre o sofá e o rack com a TV, ajudando a criar um ambiente com muito aconchego e conforto visual.

Diferentes texturas

A textura também é um fator determinante na hora de escolher o tapete perfeito para a sala. No caso de uma decoração rústica, por exemplo, o tapete de linho grosso ou de sisal traz a textura que esse estilo pede com muita elegância e beleza. Ele pode ser utilizado aos pés de poltronas de madeira ou de palha, complementando a paleta de cor em tons terrosos.

Já as texturas mais felpudas ficam ótimas em decorações modernas. Esses tapetes podem ser utilizados de forma centralizada e ficam ótimos ocupando espaços maiores. Além disso, trazem muito bem-estar para o usuário ao se sentar no sofá e colocar os pés em um material gostoso ao toque.

Sobreposição

A sobreposição é um recurso muito aderido por quem busca inovar na decoração com sofisticação e de forma prática. O ideal é que o espaço seja um pouco mais amplo nesses casos. Para isso, basta colocar harmonicamente um tapete sobre o outro. Pode-se utilizar tapetes iguais que criam um formato visual com a ajuda da disposição dos móveis, ou tapetes diferentes em cores, tamanhos, formatos, texturas etc.

Ao implementar a sobreposição é preciso respeitar as dimensões do ambiente para alcançar mais equilíbrio. Lembre-se de usar e abusar da criatividade para criar composições com muita personalidade e que sejam a sua cara.

Uso em paredes

Quem foi que disse que tapetes devem ser utilizados apenas no chão? Muita gente não sabe, mas os tapetes também são excelentes adereços para enfeitar as paredes. Essa forma de decorar é bastante diferenciada, ideal para quem busca algo pouco usual.

A maior dica para quem quer decorar dessa forma é ter cuidado para não criar poluição visual com excesso de informações. Evite o exagero de tapetes na parede, respeite a proporção dele em relação às medidas do cômodo e também as cores em uso.

Com essas dicas fica muito mais fácil e prático decorar usando tapetes. É importante ressaltar que esse tipo de decoração necessita de alguns cuidados na hora da limpeza. Uma das melhores maneiras de limpar os tapetes é por meio de um aspirador de pó. Caso não tenha um, uma vassoura macia também faz o serviço de forma eficiente, mas requer mais trabalho.

Também é importante levar o tapete ao sol com certa frequência, pelo menos uma vez ao mês, para evitar mofos e cheiros desagradáveis. Além disso, para a limpeza do tapete, não utilize produtos químicos agressivos na hora da lavagem. O ideal é limpar com água e vinagre, e deixar o tapete em local ventilado para secar totalmente.

Gostou das nossas dicas de como usar tapete na sala? Então, que tal deixar um comentário abaixo nos contando sobre seu processo de decoração com tapetes? Estamos ansiosos para saber como foi a sua experiência!