Quem curte decoração já sabe: colocar quadros na parede pode fazer toda diferença no seu ambiente. Você pode escolher pendurar um só ou fazer uma composição; trazer mais cor para seu ambiente ou impressionar com uma frase de impacto. Seja qual for seu estilo ou seu desejo, os quadros podem deixar seu espaço com a sua cara! Por isso, preparamos esse guia de como pendurar quadros! Olha só!

Mas, depois de escolher os quadros perfeitos para você e seu ambiente, ainda resta um desafio: pendurar tudo na parede e garantir que estão firmes e na posição certa. Se você tem dúvidas de como fazer para pendurar quadros corretamente, essas dicas vão te ajudar! Separe o material e bora colocar a mão na massa!
Como vou prender?

Prego ou adesivo? Hoje você não precisa mais furar a parede para pendurar um quadro. Existem no mercado várias alternativas práticas e seguras: fita adesiva dupla-face, velcro, ganchos adesivos. Você só precisa verificar na embalagem o peso suportado e seguir direitinho as instruções de uso, para garantir uma fixação segura sem ter que pegar na furadeira ou no martelo.
Se furar a parede para você não é problema, você ainda pode optar por pregos ou parafusos. Os pregos são mais práticos e podem ser usados para quadros menores. Mas se o seu quadro é grande e pesado, a melhor escolha é o parafuso com bucha.
- Atenção para:
- o peso suportado indicado na bucha.
- o material da sua parede. Existem buchas específicas para alvenaria e drywall.
Pendurando apenas um quadro
Você escolheu um quadro especial e quer que ele seja o centro das atenções? Veja então o passo-a-passo de como pendurar um único quadro na sua parede. Depois de escolher a forma de fixação, chegou a hora de medir e marcar o lugar exato onde ele vai ficar. Pegue trena e um lápis e mãos à obra!
Seu quadro vai ficar atrás do sofá ou sobre a cama? Centralize o quadro nesses objetos. Se não tiver nenhum móvel de destaque para compor com ele, você pode centralizar o quadro na parede.
A altura do quadro pode variar dependendo do lugar onde ele está. Uma boa referência é deixar o meio do quadro a 1,60m do piso, que é a altura média do nosso olhar.
Fazendo uma composição de quadros
Uma composição com vários quadros é uma forma criativa de encher seu ambiente de personalidade. Se você escolheu encher sua parede com quadros variados, essas dicas são para você!

Marque com fita ou lápis os dois eixos que vão ser as referências para sua composição: um horizontal a 1,60m do piso, e um vertical centralizado na parede ou no móvel que você deseja compor com os quadros. Faça gabaritos de papel do tamanho exato dos seus quadros. Use fita-crepe para ir grudando esses gabaritos na parede e uma trena ou régua para medir as distâncias entre eles. Essa é uma maneira simples e prática de visualizar sua composição e garantir que todos os quadros estão na posição certa. Depois, é só prender cada quadro no seu lugar, sem medo de errar!
Fique ligada:
- Verifique a posição do gancho atrás do quadro antes de furar a parede. Mesmo que sejam poucos centímetros para baixo da moldura, essa diferença pode estragar toda sua composição.
Pronto, sua parede já está linda! Aprendeu como pendurar quadros e ficou tão feliz com o resultado que quer continuar a transformação? Veja essas dicas de “Como pintar a parede” ou “como aplicar papel de parede”.
Stay connected