O seu estilo pode aparecer nos pequenos detalhes da decoração do seu espaço. Aposte em uma luminária especial para dar o toque final na renovação da sua casa! E se você nunca instalou uma luminária na vida, nada de pânico: preparamos um passo-a-passo para te ajudar a fazer a instalação de maneira prática e segura. Então siga a leitura e aprenda como instalar luminária de teto!

 

sala com luminária
Fonte: casavogue.globo.com
sala com luminária
Fonte: www.homify.com.br

Separe o material

  • Alicate
  • Estilete
  • Fita isolante
  • Suporte e parafusos necessários para a sua luminária
  • Chave de fenda ou philips
  • Escada

ferramentas para instalar luminária

Primeiro passo IMPORTANTÍSSIMO: desligue a chave geral do seu quadro de energia. Isso vai garantir a sua segurança durante todo o processo.

Agora, veja qual é o tipo da sua luminária e mãos à obra!

 

Como instalar uma luminária de sobrepor

Luminária de sobrepor
Fonte: pt.aliexpress.com

Para sua luminária de sobrepor, você primeiro vai fazer a instalação elétrica:

  • Para cada lâmpada da sua luminária, existem dois fios: o neutro e a fase. Use o estilete e o alicate para desencapar com cuidado a ponta de cada um deles.
  • Se a sua luminária tem mais de uma lâmpada, junte todas as fases torcendo a parte desencapada com um alicate até ficarem firmes. Faça a mesma coisa com os fios neutros. Não se preocupe se eles parecem todos iguais: o importante é unir um de cada dupla em um único fio, e no final ter apenas dois fios para fazer a instalação.
  • Suba na escada e localize no seu teto os dois fios da instalação elétrica. Retire qualquer resto de fita isolante que estiver envolvendo os fios e veja se eles também estão com as pontas desencapadas. Junte um fio do teto com um fio da luminária, torcendo a parte desencapada com o alicate até ficarem firmes. Não importa qual fio vai com qual, o importante é unir um dos fios da luminária com um dos fios do teto, e depois fazer a mesma coisa com os outros dois.
  • Para finalizar, enrole bastante fita isolante (umas quatro voltas) em cada uma das emendas, para garantir que elas não se encostem.  
fiação de luminária
Fonte: blog.borealled.com.br

Agora, só falta prender a sua luminária no teto. Dependendo do modelo, a fixação pode variar. Veja no manual do produto como fazer a fixação da sua luminária escolhida.

  • Geralmente, as luminárias de sobrepor tem uma fixação bem simples: elas são parafusadas direto na caixinha elétrica do teto, que já tem os furos para isso. Pegue dois parafusos apropriados e prenda a luminária nas laterais da caixinha.

Antes de guardar a bagunça, é sempre bom verificar se está tudo funcionando. Ligue a chave-geral do quadro de energia e teste sua luminária.

 

Como instalar uma luminária pendente

Como instalar uma luminária pendente
Fonte: comprandomeuape.com.br

Se você escolheu uma luminária pendente, a instalação vau mudar um pouco. A primeira coisa a se fazer é ajustar o comprimento do cabo e fazer a sua fixação.

  • A altura recomendada da luminária em relação ao chão é de 2,10m. Caso sua luminária esteja sobre uma mesa, deixe uma altura entre 70cm e 90cm da base até o tampo.
altura de luminária
Fonte: www.casadevalentina.com.br
distância de luminária
Fonte: www.vivadecora.com.br
  • Calcule o comprimento do cabo para que a luminária fique na altura correta e, se o cabo for comprido demais, corte o excesso. Deixe sempre uma boa folga para fazer a fixação e a ligação elétrica.
  • O tipo de fixação da luminária pode variar dependendo do modelo, então sempre confira o manual do produto ou entre em contato com o fabricante se houver qualquer dúvida. Mas basicamente você vai precisar de um suporte para prender a luminária e fixa-la ao teto. Prenda o cabo nesse suporte, amarrando bem ou usando uma presilha apropriada. Nunca deixe sua luminária presa somente pela ligação elétrica!
  • Se você deseja deslocar a luminária em relação ao ponto elétrico no teto, vai precisar fazer uma fixação a mais. Primeiro, verifique se o cabo é grande suficiente para chegar até o ponto desejado. Se for curto demais, você pode comprar um cabo maior em lojas de luminotécnica.
  • Você vai precisar também de ganchos e parafusos para prender o cabo no teto. Prenda primeiro aquele que vai sustentar a luminária, bem acima do lugar desejado. Se a distância for muito grande, prenda outros ganchos e deixe o cabo formar barrigas, deixando a instalação bem despojada.
Luminária sobre a mesa
Fonte: www.perfeitaordem.com

Agora, chegou a hora de fazer a instalação elétrica. Nunca é demais lembrar: primeiro de tudo, desligue a chave-geral do seu quadro de energia.

  • Puxe os fios da luminária para cima do suporte. Desencape as suas pontas com a ajuda do estilete e do alicate.
  • Separe os dois fios do teto e junte cada um deles com um fio da luminária, torcendo as pontas com o alicate. Tanto faz qual fio vai com qual, o importante é ligar um fio da luminária com um do teto. Depois, passe a fita isolante sobre as duas emendas.

Depois de finalizar e testar a instalação, prenda o suporte da luminária na caixinha de elétrica ou direto no teto, com os parafusos apropriados. Por último, ajuste o acabamento da luminária para esconder tudo.

Prontinho! Agora você já tem o seu ambiente um pouco mais com a sua cara! Quer ver mais dicas de decoração fáceis de fazer, e que vão dar mais personalidade ao seu espaço? Então veja essas dicas de “Como pendurar Cortinas” e “Como instalar Prateleiras”! Bora transformar a sua casa? A gente te ajuda!