As cortinas são itens práticos que vão dar mais privacidade para você no seu ambiente, e de quebra ainda deixar seu espaço com mais charme e personalidade! Já existem muitas opções de cortinas prontas no mercado, e a sua escolha vai depender do efeito que você deseja dar para seu espaço. Mas se você tem dúvidas de como instalar cortinas, e gostaria de um guia ou um passo a passo ensinando o assunto, confira só a leitura!

 

como instalar cortinas de varão
Fonte: pt.aliexpress.com
pendurando cortinas
Fonte: www.sueterazul.com.br
Instalando cortina
Fonte: freshouz.com

Mas, depois de escolher o tamanho, tecido, cor e estampa, ainda falta uma última tarefa: instalar a cortina na sua parede ou teto. Se você não faz ideia de como fazer a instalação do jeito certo, não se preocupe: estamos aqui para te ajudar em cada etapa!

 

Como instalar cortinas com varão

As cortinas com varão são fáceis de instalar e muito versáteis. Graças à sua variedade de tamanhos, material e estampas, é quase impossível você não encontrar uma perfeita para seu ambiente.

Geralmente, as cortinas prontas já vêm com todo o material necessário para a instalação. Confere com a gente:

Ferramentas para instalar cortinas
Fonte: www.cortinasfenix.com.br
  • Varão
  • Suportes
  • Ponteiras
  • Parafusos e buchas para fixação.

Mas você também vai precisar de:

  • Escada
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Furadeira
  • Chave Philips

Agora sim, vamos começar! Marque uma distância de 15cm de cada lado da janela para os suportes. Verifique com o varão se as marcações estão em uma posição boa: elas não podem ficar nem muito na ponta, nem muito para dentro do varão.

Se a sua cortina for longa, a altura dos suportes vai ser a mesma altura da sua cortina. Para uma medida mais precisa, coloque a cortina no varão e meça a altura do varão até a barra da cortina. Se a sua cortina for curta, marque a altura a pelo menos 10cm acima da janela. Se houver algum móvel embaixo da janela, garanta que a cortina fique rente ou acima dele.

Se você optou por um suporte de teto, use uma régua rígida ou pedaço de madeira para marcar o alinhamento das laterais da janela no seu teto. Depois, é só marcar os 15cm de cada lado a partir desses pontos. A distância da parede vai depender do tipo de suporte: segure o suporte no teto e garanta que tenha espaço para você fazer toda a instalação.

altura para instalar cortina

Distância para pendurar cortina
Fonte: www.decorfacil.com

Para marcar os pontos da furação, segure o suporte sobre o ponto que você marcou e faça as marcações dos parafusos. Depois é só furar e parafusar os suportes. Coloque o varão com a cortina e depois as ponteiras.

  • DICA: Deixe a última argola, laço ou ilhós da cortina entre o suporte e a ponteira. Isso vai garantir que ela ficará travada nas extremidades e sempre no lugar certo!
dicas para pendurar cortinas
Fontes: modadecasa.wordpress.com

Curtiu o resultado? Então, aproveite o embalo para deixar sua casa ainda mais linda! Que tal essas dicas de “Como instalar prateleiras”? Conte sempre com a gente para transformar o seu espaço!