Muita gente tem dúvidas sobre como fazer uma horta em casa — afinal, trata-se de um processo muito demorado e sem futuro? É possível manter uma horta saudável e que se desenvolva corretamente em lugares pequenos, como apartamentos ou ambientes com espaço limitado?

Antes de tudo, tenha em mente que é muito bacana ter uma horta em casa, uma vez que isso incentiva o consumo de vegetais orgânicos na alimentação e ajuda a temperar as refeições com muita praticidade e facilidade.

Saiba também que é possível, sim, cultivar uma horta em ambientes com pouco espaço. Basta escolher um local adequado para realizar as manutenções necessárias. Para entender como isso pode ser feito, continue a leitura e informe-se agora mesmo!

Escolha as sementes

É importante saber o que você quer plantar e colher em sua horta. Após se decidir, é hora de comprar as sementes, que podem ser encontradas em diversos estabelecimentos comerciais, como mercados, floriculturas etc.

Algumas dicas de plantas que crescem muito bem em locais pequenos são:

  • tomilho;
  • hortelã;
  • salsa;
  • salsão;
  • cebolinha;
  • manjericão;
  • alecrim;
  • alface;
  • coentro;
  • couve;
  • tomate-cereja;
  • ora-pro-nóbis.

Veja onde criar a horta

O ideal é que se tenha bastante luz do sol no ambiente da horta. Lembre-se de que o tamanho do espaço não é determinante na hora de sua criação, tendo em vista que ela pode ser montada até mesmo em varandas de apartamentos ou áreas cimentadas.

Para isso, basta escolher vasos que respeitem o tamanho do lugar e colocá-los em uma área fresca e com exposição solar. No caso da total falta de espaço no chão, ainda é possível criar a horta em um jardim vertical, trazendo muita beleza e natureza para a decoração do ambiente.

Prepare o solo

Tanto a terra do chão quanto a do vaso devem ser trabalhadas para que fiquem fofas, o que ajuda no desenvolvimento da planta. Para isso, utilize uma pazinha para mexer a terra dos vasos ou uma enxada para preparar a do solo.

Na segunda situação, evite realizar essa tarefa em horários muito quentes e use luvas para proteger as mãos.

Plante com o espaçamento adequado

Ao plantar, dê um espaçamento de alguns centímetros entre as sementes. Esse espaço é necessário para que a planta cresça e se desenvolva direitinho, sem que uma atrapalhe a outra.

Invista em adubação

É preciso adubar a horta com certa frequência, principalmente aquelas feitas em vasos. A adubação é responsável por nutrir as plantas, fazendo com que elas cresçam ainda mais fortes e se desenvolvam com mais facilidade.

Viu como é possível criar uma horta em casas pequenas sem grandes complicações? Lembre-se de que as plantas requerem cuidados, como a manutenção do solo, a adubação e a irrigação de água. Para facilitar ainda mais a execução dessas tarefas a qualquer hora do dia, é interessante criar um sistema de iluminação eficaz na área externa em que elas estão localizadas.

Gostou das nossas dicas de como fazer uma horta em casa? Então, que tal conhecer também a importância da iluminação na decoração? Não fique de fora dessa!