Alugar apartamento é sempre um desafio: arrumar tempo e energia para procurar ofertas em sites e imobiliárias, visitar dezenas de imóveis, encontrar um que caiba no seu bolso e atenda suas expectativas, assinar o contrato, pegar as chaves… Ufa! Depois de tantas etapas, você mal tem energia sobrando para fazer a mudança! Mas quando ela finalmente termina, você olha para o seu novo lar, com as paredes brancas e cheio de caixas empilhadas, e percebe que ainda será um desafio deixar aquele apê com cara de casa…

 

Para te ajudar nesse momento cheio de dúvidas, deixamos aqui algumas dicas de como deixar o apartamento alugado com a sua cara, para você ver que é possível transformar o seu apê sem gastar muito e, principalmente, sem perder o investimento em um imóvel que não é seu. Veja como:

1. Substitua a marcenaria por móveis prontos.

A marcenaria costuma ser cara, trabalhosa e é considerada benfeitoria no caso de um apartamento alugado. Ou seja: os móveis ficam no imóvel, independente de quem pagou. Por isso, no caso de um imóvel alugado, vale a pena investir apenas em móveis prontos, que você possa reaproveitar depois. Hoje existe uma variedade enorme de móveis de todos os tamanhos, utilidades e acabamentos, tornando possível substituir a marcenaria e manter a praticidade, funcionalidade e beleza. E com as vantagens de terem preços e prazos de entrega bem menores!

Se estiver disposto a fazer algumas mudanças nas paredes, pode usar prateleiras e nichos para compor uma estante super moderna e personalizada. Se não quiser mudar absolutamente nada no imóvel, pode optar por estantes e armários de chão.

2. Prefira acabamentos de baixo custo.

Se você quiser mudar a cara das paredes, opte pela pintura ou papel de parede. Você vai ver a diferença que uma nova cor, estampa ou textura pode fazer no seu espaço! Essas soluções são baratas e de fácil execução, e você ainda pode escolher uma única parede para fazer a mudança, reduzindo ainda mais o custo e o trabalho.

3. Use quadros e pôsteres na parede.

Se você não está disposto a mudar nada no imóvel, para ter o mínimo de dor-de-cabeça quando sair, pode optar por decorar as paredes com quadros e pôsteres. Eles vão dar personalidade para seu espaço, e você ainda pode leva-los com você para o próximo apartamento!

4. Use tapetes para o piso.

Se o piso do imóvel que alugou não está em bom estado, ou mesmo se você não se apaixonou pelo acabamento escolhido, use tapetes para disfarçar e trazer mais conforto e beleza para o ambiente. Na hora de escolher, não priorize o preço: afinal, ele com certeza vai sair mais barato que trocar o piso todo, e você ainda vai poder reaproveitá-lo depois. Escolha aquele que você realmente ache lindo, aconchegante, que tenha a sua cara!

5. Para a iluminação, invista em luminárias que você possa reaproveitar.

Você não precisa pagar um projeto de luminotécnica, nem instalar forro e sanca de gesso para ter uma iluminação caprichada e personalizada. Use luminárias pendentes para direcionar a luz dos pontos existentes, além de abajures e luminárias de piso para uma iluminação pontual ou para criar uma meia-luz. O resultado pode ficar incrível e super pessoal, com as vantagens de ser mais barato e reaproveitável.

6. Abuse dos pequenos itens de decoração.

Os pequenos itens de decoração vão dar o toque final para seu novo lar, enchendo-o de beleza e personalidade. Podem ser itens de viagens que você comprou ou ganhou, artesanato, vasos, bibelôs, plantas, almofadas, mantas… O importante é eles terem o seu estilo, e você escolher cada um deles com muito carinho.

Mas afinal, quanto custa transformar o meu apartamento alugado em um lugar que possa chamar de lar?E quanto trabalho dá para fazer essa transformação?

Se você quer ter certeza que vai acertar nas escolhas e no orçamento, a melhor opção é contratar um serviço profissional. A EasyDeco oferece projetos personalizados com arquiteto por R$399. Isso quer dizer que o projeto será feito do seu jeito e dentro do orçamento que você escolher: você pode fazer um ambiente completo à partir de R$4.000. Tudo isso online, ou seja, você não precisa nem sair de casa! Veja aqui alguns exemplos da transformação que a EasyDeco já realizou na casa de alguns clientes!

Os clientes já moravam nesse apartamento já fazia um tempo, mas queriam renovar toda decoração. A arquiteta respeitou o layout antigo, e propôs novas peças que deixaram a sala com outra cara, muito mais moderna e sofisticada!

 O cliente havia acabado de se mudar, e desejava comprar tudo novo. Ele queria uma sala moderna, prática e sofisticada: a arquiteta combinou algumas peças de design arrojado e cores sóbrias com outras de estampas em tons de azul. A sala ficou alegre, jovial e acolhedora!  

O cliente havia acabado de se mudar, e desejava comprar tudo novo. Ele queria uma sala moderna, prática e sofisticada: a arquiteta combinou algumas peças de design arrojado e cores sóbrias com outras de estampas em tons de azul. A sala ficou alegre, jovial e acolhedora!

A cliente queria um quarto moderno e minimalista, e pediu para reaproveitar a cama e a cabeceira. Apesar do espaço restrito, ela desejava muito um cantinho para se maquiar. A arquiteta usou a criatividade para criar um espaço confortável e versátil, que atendeu o seu desejo e deixou seu quarto com um visual clean e moderno!

 Os clientes desse projeto eram um jovem casal que decidiu ir morar junto. Eles optaram por decorar apenas a sala de jantar, e deixá-la moderna e sofisticada. As cores neutras, a madeira e os espelhos uniram conforto, beleza e modernidade, criando um espaço perfeito para um jantar a dois ou uma reunião com os amigos!

Os clientes desse projeto eram um jovem casal que decidiu ir morar junto. Eles optaram por decorar apenas a sala de jantar, e deixá-la moderna e sofisticada. As cores neutras, a madeira e os espelhos uniram conforto, beleza e modernidade, criando um espaço perfeito para um jantar a dois ou uma reunião com os amigos!