Criar ambientes elegantes e personalizados é um dos passos mais importantes para ter uma casa aconchegante e confortável. Por isso, saber como decorar cada cômodo se torna uma das habilidades mais importantes para garantir um lar impecável, com excelente custo-benefício.
Afinal, ao pensar na decoração de cada ambiente, você consegue montar um design integrado, garantindo que todos os cômodos conversem entre si, criando a sensação de harmonia e movimentação dentro de casa, ideal para se sentir confortável em um ambiente.
Pensando em ajudá-la nessa missão, desenvolvemos este artigo com as principais dicas para você decorar os cômodos da sua casa com perfeição. Confira!
Como decorar cada ambiente?
Como falamos, pensar a decoração de cada cômodo é muito importante para montar um ambiente personalizado, atingindo suas expectativas arquitetônicas. A escolha dos móveis e materiais, a iluminação, a qualidade dos equipamentos e a beleza dos objetos decorativos definem a funcionalidade e perfeição da sua decoração.
A seguir, você pode conferir as melhores dicas de decoração para cada cômodo. Vamos lá?
Quarto
Para que a decoração do quarto fique impecável, é fundamental alinhar conforto, funcionalidade e beleza. Isso porque é um ambiente que precisa transmitir relaxamento e aconchego, permitindo que o casal descanse após um longo dia.
Para decorá-lo com perfeição, procure conversar com o seu parceiro sobre seus gostos arquitetônicos e pesquisar referências — em revistas ou na internet — para encontrar um estilo decorativo que combine com a personalidade do casal.
Sala
A sala também precisa transmitir aconchego, mas, diferentemente do quarto, ela deve proporcionar a sensação de movimento para que a casa ganhe dinamismo e harmonia. Sendo assim, existem algumas dicas práticas para torná-la funcional e perfeita para passar o dia curtindo a família e amigos. Confira!
- medir toda a dimensão do cômodo para inserir no seu projeto;
- escolher móveis que tenham cores complementares ou análogas com as paredes;
- optar por objetos decorativos que se destaquem no ambiente, como tapetes, almofadas, puffs e vasos;
- equilibrar o tamanho da TV com o espaço disponível.
Cozinha
A cozinha tem como palavra de ordem a funcionalidade. Não é à toa que, atualmente, os móveis multifuncionais estão sendo implementados nesse ambiente, afinal, é um espaço que precisa proporcionar praticidade para criar refeições rápidas e gostosas.
Além disso, ela precisa ter materiais de qualidade para suportar as variações de temperatura e de umidade, assim como ter um bom espaço de movimentação para evitar acidentes graves.
Como harmonizar a decoração?
Até agora, você pôde conferir as principais dicas para decorar cada ambiente. Mas, então, como harmonizar o design dos cômodos e criar um projeto comunicativo, equilibrado e integrado?
Se você ainda não sabe, fique atento às dicas que separamos para você!
Observe os materiais utilizados
A qualidade do material está diretamente relacionada com a beleza e durabilidade da sua decoração. Um dos primeiros passos para transformar o seu lar é observar os materiais utilizados e investir naqueles que têm alta qualidade para garantir o máximo de aproveitamento do espaço, bem como fazer um bom investimento.
Por exemplo, não é nada prático investir em bancadas de madeira na cozinha, já que é um ambiente que tem altas variações de temperatura, além de apresentar gordura e umidade constante. Isso acarreta mais tempo de limpeza e pouca durabilidade do material.
Nesse caso, o ideal é optar por materiais mais resistentes, como as pedras naturais ou porcelanato. Assim, você consegue montar um ambiente sofisticado, sem perder a funcionalidade esperada.
Aposte no DIY
A tendência DIY (“Do It Yourself” ou “Faça você mesmo”) surgiu há alguns anos e nunca saiu de moda. Isso porque, além de ser uma prática sustentável, ela garante um excelente custo-benefício e a expressão da sua personalidade alinhada com uma decoração elegante.
Existem diversas formas de implementar essa técnica no seu design, desde objetos decorativos — como quadros, vasos, desenhos e pinturas — até elementos maiores, como a pintura de uma parede.
O importante é lançar mão da sua criatividade e imaginação para utilizar suas habilidades manuais alinhadas com o estilo decorativo escolhido. Depois, é só escolher qual objeto será feito e colocar a mão na massa.
Reaproveite itens decorativos
Você já percebeu que é possível reaproveitar objetos decorativos, certo? No entanto, ao contrário da tendência DIY, você não precisa transformá-lo em outro elemento, apenas aplicá-lo em um local diferente na sua decoração atual.
Por exemplo, utensílios de cozinha que não são mais utilizados podem ser pendurados nas paredes desse ambiente, combinando muito bem com um estilo industrial e moderno. Assim como as canecas podem se tornar elementos decorativos em uma sala moderna, tendo em vista a variedade de estampas que elas apresentam. Isso garante uma diversidade na sua decoração, facilitando a expressão de um estilo próprio.
Invista na iluminação
Todo projeto arquitetônico de qualidade precisa, inevitavelmente, ter um projeto luminotécnico. Isso porque a iluminação é um elemento fundamental para trazer sofisticação e elegância ao cômodo, já que é capaz de realçar determinados espaços, mascarar outros, modificar a sensação de amplitude e trazer conforto e aconchego com seus diferentes tipos de temperaturas.
Por exemplo, os pendentes combinam muito bem com os ambientes de jantar, já que direcionam a iluminação para uma determinada região, criando um ambiente mais aconchegante para realizar a refeição.
Para personalizar a sua iluminação e trazer à tona seus gostos e preferências, você pode brincar com spots e fitas de LED em diferentes ambientes, alternando entre lâmpadas amarelas e brancas para dar a sensação de movimento no cômodo.
Aplique divisórias
Quando nos deparamos com a decoração de ambientes pequenos, muitas vezes, travamos e perdemos todas as ideias, não é mesmo? Afinal, fazer um belo design em um cômodo com espaço reduzido pode ser um grande desafio, mas não é impossível!
Uma excelente forma para garantir a otimização de espaço e permitir que a sua personalidade apareça é delimitar cada cômodo com divisórias, como biombos, aparadores, mesas de centro, bancadas e nichos — vazados ou não.
Ao utilizá-las na sua casa, você sente uma pequena mudança em cada cômodo, criando a sensação de amplitude no ambiente. Ainda, em casos de bancadas e divisórias vazadas, você consegue aproveitá-las nos dois espaços diferentes, garantindo a integração entre eles.
Utilize cores harmônicas
Quando falamos em decoração, não podemos deixar de fora as cores. Afinal, são elas que dão as diretrizes de como a decoração deve ser feita, definindo um estilo claro a ser seguido.
Para quem não quer arriscar, o indicado é utilizar uma base neutra com cores claras, como branco, bege, amarelo claro e cinza, fazendo a harmonização com objetos decorativos de cores análogas ou complementares.
Para quem quer ousar um pouco mais e realmente transmitir sua personalidade no design, o ideal é ter uma referência como base, utilizando cores similares e que trarão movimento e equilíbrio para o ambiente.
Conte com um profissional qualificado
Por fim, é fundamental contar com a ajuda de um profissional qualificado que apresente todas as diretrizes de trabalho para garantir um projeto bonito, eficiente e de qualidade. Lembre-se de que a decoração da sua casa é um aspecto muito importante para garantir conforto ao longo do dia.
Justamente por isso, ao contratar um arquiteto ou designer, você consegue aprimorar a qualidade da sua decoração, além de transmitir com perfeição a sua personalidade, montando um ambiente integrado e elegante.
Atualmente, existem diversas formas de encontrar um bom profissional, tendo em vista a praticidade que a internet e a tecnologia geraram. Nesse sentido, você pode encontrar o profissional perfeito para a sua casa por meio de uma plataforma online, que conecta você a arquitetos e designers especializados.
Você percebe como decorar cada cômodo é fundamental para garantir integralidade e harmonia na sua casa? Lembre-se de observar os materiais utilizados, apostar na iluminação, utilizar cores harmônicas e investir no apoio profissional para ter conforto e aconchego no seu lar.
E aí, o que achou do nosso artigo? Aproveite para conhecer o nosso trabalho e encontrar o profissional perfeito para montar o seu projeto a um preço acessível e realista!
Stay connected