Se você está montando sua casa ou pensando em construir o seu lar, com certeza já se questionou sobre como decorar um quarto de casal para agradar aos dois, combinando estilos e inserindo opções modernas e atraentes. Isso porque, muitas vezes, é difícil encontrar somente um estilo decorativo que traga a sensação de aconchego e bem-estar para os dois componentes do casal.

O quarto é um ambiente que deve trazer conforto e tranquilidade para vocês, além de ser funcional no seu dia a dia. Para garantir um bom aproveitamento do cômodo, alinhando uma decoração impecável com aconchego e relaxamento, desenvolvemos este artigo com as melhores dicas para você decorar o quarto de casal com facilidade. Confira!

Concilie os estilos

A primeira dica envolve muito diálogo. O passo principal para garantir uma decoração de qualidade é definir um estilo principal e, a partir disso, escolher os móveis, objetos e elementos que vão compor seu quarto.

Assim como em qualquer área de um relacionamento, a decoração do quarto deve combinar os gostos dos dois, conciliando os diferentes estilos e refletindo a personalidade de cada um. Caso você ainda não conheça suas preferências, que tal realizar um quiz de estilos e decorações para encontrar aquele que mais combina com a sua personalidade?

Você e seu parceiro podem respondê-lo juntos, tirando um momento da rotina corrida para conversar sobre os gostos decorativos, as tendências que mais agradam aos dois e pesquisar referências que tragam inspiração para o futuro cômodo.

Por exemplo, é possível alinhar o estilo minimalista com o escandinavo, optando por cores claras e neutras nas mobílias, como o bege, cinza e branco, assim como por móveis funcionais que condizem com a lógica minimalista: menos é mais.

Avalie as necessidades e preferências de cada um

Assim como conciliar os diferentes estilos e procurar por gostos em comum é imprescindível para saber como decorar um quarto de casal que agrade aos dois, considerar as preferências e necessidades de cada um é fundamental.

Com o estilo decorativo definido, é preciso avaliar o que será implementado no quarto, quais serão os móveis utilizados, as melhores cores, os objetos que trarão vida ao cômodo e o tipo de iluminação. Isso tudo envolve gastos, não é mesmo?

Por isso, lembre-se de que qualquer decoração — seja ela nova ou reformada — implica diretamente em investimentos e, ao reconhecer as preferências do casal, você diminui os gastos e ainda consegue direcionar bem o seu dinheiro.

A dica de ouro é, então, fazer um planejamento decorativo em conjunto, desenvolvendo um orçamento dos móveis e objetos antes de adquiri-los, criando um limite máximo de gastos que caiba nos seus bolsos.

Com isso, o casal conseguirá identificar os objetos essenciais que irão compor seu projeto de decoração, assim como quais instalações deverão ser realizadas e o tempo de execução da obra.

Estude as tendências

Para garantir um planejamento decorativo ainda mais fiel aos gostos e preferências do casal, procure conhecer as diferentes tendências que estão no mercado, pesquisando estilos que satisfaçam os dois.

Quem sabe, um objeto que nunca foi considerado pode ser o ponto chave da decoração do seu quarto, trazendo a personalidade do relacionamento de vocês à tona.

Por exemplo, se você percebe que os dois gostam do estilo clássico e glamoroso, uma tendência que conquista cada vez mais os arquitetos e designers é a peseira, uma manta fina e estreita que acompanha a largura da colcha para protegê-la e garantir uma decoração elegante.

Coloque a personalidade do casal na decoração

O quarto é um cômodo que deve trazer aconchego, proporcionando momentos de relaxamento e estimulando a tranquilidade para os dois. Estar em um ambiente que não permita essas sensações é, no mínimo, desconfortável.

Por isso, é importante investir em uma decoração que ressalte a personalidade do casal, alinhando os gostos de cada um. Existem diversas formas de trazer à tona as características do seu relacionamento, separamos as três melhores para você. Confira!

Invista no papel de parede

O papel de parede é um elemento decorativo utilizado nos mais variados ambientes, isso porque ele apresenta excelente versatilidade, praticidade e facilidade, transformando qualquer decoração.

Para o quarto de casal, investir no papel de parede é a alternativa ideal para exaltar a personalidade do relacionamento, tendo em vista a grande variedade de estampas, texturas e cores que permitem diversas combinações que agradem aos dois.

É possível aplicar modelos com listras, para trazer a atemporalidade e o estilo moderno no ambiente, assim como os lisos em tons pastéis, garantindo diversão sem perder de vista o aconchego e também os geométricos, com diferentes desenhos e texturas que proporcionam um efeito diferenciado no cômodo.

No entanto, por ser um elemento que pode se destacar no ambiente, é preciso tomar cuidado ao escolher as estampas e cores para não prejudicar a beleza e o aconchego do quarto. Além disso, procure instalá-lo sempre na parede da cabeceira da cama, o.k.? Assim você evita um ambiente pesado e enjoativo.

Aposte nas fotografias do casal

Outra opção para exaltar a personalidade do casal no quarto é espalhar pelo cômodo fotografias de momentos especiais para os dois. Afinal, os quadros são muito bem-vindos para trazer aconchego e conforto e combinam bem com qualquer estilo decorativo.

O importante é optar por molduras que não fiquem destoadas da decoração, harmonizando cores e formatos com a tendência escolhida.

Trabalhe com objetos decorativos

Por fim, você pode — e deve! — investir em objetos decorativos para garantir um ambiente personalizado. Para isso, opte por elementos que estejam alinhados com a proposta decorativa do cômodo e com os gostos do casal, para estimular ainda mais o conforto do quarto.

Deixe o ambiente aconchegante e agradável

O conforto e aconchego do quarto são essenciais para garantir a boa qualidade do sono, assim como momentos relaxantes entre o casal, e o elemento que mais reflete conforto no quarto é a cama.

Justamente por ser o centro das atenções da decoração de um quarto, a cama precisa ser pensada com cuidado para garantir o máximo de aconchego no ambiente.

A primeira dica é escolher um colchão que satisfaça os dois, considerando o conforto, as dimensões e a localização da cama no ambiente. Com isso definido, é preciso pensar na escolha da roupa de cama e outros elementos que vão compor a arrumação, como travesseiros decorativos, almofadas e, claro, as peseiras.

Todas essas características influenciarão na decoração final, garantindo um ambiente bem planejado e alinhado com as expectativas iniciais.

Invista na iluminação

A valorização de um ambiente, e sobretudo de um quarto, não consiste somente nos objetos e na combinação de estilos, implica também no projeto luminotécnico de qualidade.

Afinal, um ambiente que tem como ponto principal o descanso, a entrada de luz, os focos e a temperatura da iluminação são aspectos que fazem toda a diferença na qualidade do sono e, também, na decoração e desempenho do ambiente.

A nossa dica é investir na iluminação indireta, optando pela luz fria como principal e dando preferência para luzes quentes na iluminação auxiliar — abajures e pendentes —, já que essa tonalidade proporciona no corpo a sensação de relaxamento.

Ainda, lembre-se de harmonizar a iluminação com a decoração. Por exemplo, se você está buscando uma decoração rústica, investir na iluminação em tons quentes como principal é a alternativa ideal para trazer o clima campestre para dentro de casa.

Entender como decorar um quarto de casal priorizando os gostos dos dois não precisa ser um desafio. Para facilitar o processo e garantir uma decoração de qualidade, é possível contar com o auxílio de plataformas especializadas que conectam designers e arquitetos com você, simplificando a escolha do estilo com o apoio de profissionais qualificados.

Quer saber mais sobre essas plataformas? Então, entre em contato conosco! Somos uma empresa especializada em projetos de decoração online, ajudando você a transformar a o seu lar. É fácil e dentro do seu orçamento!