Planejar a decoração da casa toda pode ser muito gostoso, mas não é tarefa fácil! Cada ambiente tem seus truques e necessidades específicos, e merecem um cuidado especial. De todas as dúvidas que podem surgir nessa hora, como decorar o banheiro parece ser uma das mais recorrentes. O banheiro é o ambiente da casa que mais merece um projeto adequado e exclusivo, para deixar esse cantinho tão lindo quanto o resto da casa.

Quer algo melhor que dicas simples e práticas para começar? Acompanhe as soluções que temos para você deixar seu banheiro incrível! Boa leitura!

1. Escolha um estilo

Pensar em um estilo para a decoração é como escolher um tema, e pode ser um ótimo ponto de partida. Se você já decorou outros ambientes da sua casa, uma dica é manter a mesma linguagem. Se a sua sala tem estilo industrial, por exemplo, pode ser interessante manter essa referência visual.

Mas nada impede também que você adote outro estilo nesse lugar tão especial. Se a sua casa tem estilo clean e sofisticado, por que não ter um banheiro romântico? O importante é que seja um estilo que você se identifique, para deixar o seu banheiro com a sua cara!

Outro cuidado está relacionado à escolha das cores. A predominância de tons neutros e suaves cria um aspecto mais leve e gera amplitude, enquanto a mistura de cores fortes e vibrantes reduz a área visualmente. Se o seu banheiro é pequeno, tome esse cuidado. Mas não precisa banir as cores de vez, dá para brincar com elas de forma criativa e sem abusar!

Amei a composição super clean desse lavabo! 🥰 Projeto de autoria desconhecida
Banheiro romântico com revestimento de pedra e o brilho do cobre!
Décor do dia: banheiro minimalista, mas com toques rústicos (Foto: divulgação)
Um toque de cor no banheiro minimalista. Fonte: casavogue.globo.com

2. Utilize bons revestimentos

Em um banheiro, os revestimentos são mais importantes que no resto da casa, pois além de darem um acabamento bonito, garantem a proteção das superfícies. Como esse ambiente é muito úmido, tanto o piso quanto as paredes merecem um tratamento especial. Por isso, é muito importante escolher modelos de qualidade, que sejam adequados para áreas molhadas.

Os porcelanatos e as cerâmicas são os revestimentos mais usados, e as versões antiderrapantes são ótimas opções para o piso. Por serem versáteis e possuírem muitas opções no mercado, eles ficam bem com qualquer estilo. Com muitas variações de cores, estampas e texturas, você pode ir do preto ao branco, passando pelas pedras e até pela madeira. Nas paredes (incluindo a área do box), existem mais opções ainda, e dá para ousar mais: pastilhas de vidro, ladrilhos e azulejos decorados podem dar efeitos incríveis para seu banheiro.

BANHEIRO SUÍTE | Revestimento da Lurca Azulejos, modelo Kit Magreb Lilás. Gabinete da MP Decorações. Cuba da Aglostone, modelo Branco Infinity. Torneira da Deca (Foto: Andre Araujo (ATA Photograph)/Divulgação)
Fonte: revistacasaejardim.globo.com
Pontos pretos quebram a monotonia branca do banheiro com pastilhas de vidro
Fonte: decorafacil.com
banheiros com revestimentos de madeiras porcelanato
tanto.com.br

 

como combinar piso com revestimento: banheiro com revestimento branco
Fonte: vivadecora.com.br

3. Invista em móveis práticos

A escolha do mobiliário é outro desafio na hora de decorar banheiro. Em geral, os móveis são feitos sob medida, e exigem um projeto de marcenaria e uma empresa especializada para a execução. Mas é possível também mobiliar seu banheiro com peças prontas, que você mesma pode comprar e instalar.

Invista em móveis práticos e funcionais, como nichos e prateleiras que cabem em qualquer parede. Aproveite para instalá-los em diferentes alturas,assim podem servir tanto para organizar produtos quanto para colocar objetos decorativos.

Sempre há espaço para uma nova prateleira no seu banheiro.
minhacasaminhacara.com.br
Chic Basket and Ladder Shelves For Maximum Bathroom Storage Space - Best Small Bathroom Storage Ideas: Creative Bathroom Organization and Cute Storage Solutions #bathroom #bathroomstorage #smallbathroom #organization
Fonte: homeideasreview.com

 

4. Aposte nos acessórios

A decoração do banheiro fica mais interessante quando você seleciona os complementos com carinho. Estamos falando dos acessórios, tecidos e itens de apoio.Vamos falar um pouco mais sobre eles, para você não esquecer de nada!

Acessórios: São o toalheiro, porta papel higiênico, cabideiro… Eles podem ser discretos e quase sumir na decoração, mas também podem ser chamar a atenção com design e materiais diferentes. Pense no efeito que você deseja que eles tenham no seu banheiro, e combine os acessórios com o resto da decoração.

Banheiro todo no mármore com os metais no gold, que combinação maravilhosa! Como sempre um luxo o projeto de @moniserosaarquitetura.…

Tecidos: Um tapete estiloso pode dar um toque especial no seu banheiro, e você pode optar por modelos coloridos, com padrões geométricos ou fibras naturais, dependendo do seu estilo. Só não se esqueça de escolher o material apropriado e ter sempre um de reserva, porque tapete sujo ou molhado só vai ir contra a decoração! Escolha com carinho também os jogos de toalhas, pois elas contam bastante na decoração.

Na suíte, o banheiro do casal é decorado com formas geométricas em objetos minimalistas. A louça e os misturadores da @decaoficial tão o tom da bancada #casavogueexperience2018 #casavogueexperience #decaoficial 📸 @guigomes7

Tapetes de barbante no banheiro com banheira #tapetes #decoração
vivadecora.com.br

Itens de apoio: O espelho é um grande curinga na decoração do banheiro. Ele pode estar sobre a bancada ou cobrir uma parede inteira, ou mesmo ser uma peça de arte pendurada como um quadro. Use esse item para dar amplitude e deixar o ambiente ainda mais estiloso! Itens práticos como saboneteira, cestos e caixas organizadoras também podem ajudar a compor com a decoração. E abuse dos itens decorativos, como velas aromáticas, lanternas, peças de arte e quadros.

Banheiro/Lavabo deslumbrante! Lá no #story tem➕ #dicas para banheiro pequenos! | vi

Box de vidro com friso de madeira
www.ideiasdecor.com

 

Pietra Marble Bathroom Accessories - Hudson and Vine
hudsonandvine.com

Outro item que vai trazer mais vida para o seu banheiro são as plantas. Há várias espécies que são próprias para esse ambiente, que gostam de luz indireta e muita umidade. Escolha a espécie certa e adicione mais cor e textura ao ambiente. Você pode manter arranjos no chão sob a pia, no tampo da bancada, em ganchos na parede ou distribuídos em prateleiras. Use a imaginação e veja o efeito incrível que as plantas podem dar no seu espaço!

Nuevas tendencias para baños, un espacio digno de ser exhibido
revistaaxxis.com.co
Dicas para Decorar Banheiros Modernos
dicasdecoracao.com

5. Capriche na luz

Uma iluminação adequada pode fazer milagres na decoração do seu banheiro. Se o seu banheiro tem luz natural, deixe a janela aberta durante o dia para iluminar e ventilar o ambiente.

Quando for escolher a iluminação artificial, pense na sensação que gostaria de transmitir ao ambiente. Lâmpadas com tons amarelados aquecem visualmente e remetem ao conforto e ao aconchego. As brancas, por outro lado, mantêm a claridade homogênea e criam uma atmosfera mais brilhante e clean.

Porcelanato Primitiva Decortiles na bancada do banheiro projetado pelo Alavaski Arquitetura. Foto Gustavo Awad.
decortiles.com
Liberdade Criativa – Revista Habitare
revistahabitare.com.br

Independentemente da escolha, vale apostar em pontos de luz distribuídos em diferentes áreas do banheiro. Dessa forma, você obtém efeitos interessantes de iluminação indireta. Se quiser um espaço mais luxuoso, uma dica é juntar a iluminação com a escolha dos metais sanitários, para que o brilho da luz reflita nesses acessórios. Você vai ter um banheiro brilhante sem ter que investir muito!

Pronto! Agora você sabe como decorar banheiro e pode começar a correr atrás das nossas dicas. Junte a família para pensar no estilo que todos desejam para aquele espaço e crie um ambiente personalizado e lindo!

Já que o post trouxe soluções práticas para um ambiente específico da casa, continue com a gente e confira ótimas dicas para decorar sua cozinha!