Você está sentindo o estresse e a ansiedade tomarem conta da sua vida durante a pandemia? Com a falta de perspectiva de futuro nesses tempos que estamos vivendo, é normal que sentimentos ruins venham com frequência. Por isso, tornou-se mais importante do que nunca a gente cuidar da nossa saúde, física e mental.

Mas como manter a calma em um cenário onde não podemos nem sair de casa? Veja aqui como a decoração pode ajudar a trazer mais tranquilidade e bem-estar para o seu dia-a-dia, com técnicas e truques que acalmam e acolhem as pessoas.

Energia das cores

Que tal usar as cores para transformar seu lar num ambiente tranquilo e relaxante? A cromoterapia acredita que cada cor possui uma vibração e energia próprias, capazes de influenciar o nosso bem-estar e até nossa saúde.

Na decoração, podemos usar as cores para promover diversas sensações dentro do ambiente, como alegria, calma, tranquilidade e paz. Veja a diferença que a cor faz no seu espaço pintando as paredes, colocando quadros coloridos ou até usando estampas nos tapetes, colchas e almofadas.

Para um efeito relaxante e tranquilo, prefira as cores claras e suaves, como os tons pastel. Dê preferência para o verde, o azul e o violeta, que inspiram o equilíbrio da natureza, a calma do oceano e a delicadeza das flores.

Se você não curte nada muito colorido, pode optar pelas cores neutras, como o palha e o areia. Elas aquecem o ambiente e vão deixar sua casa muito mais acolhedora. Você adora cinza mas tem medo do seu espaço ficar com cara de dia nublado? Escolha um tom acinzentado que puxe um pouco para outra cor, como o lilás ou o azul. Esse é um jeito de trazer um colorido discreto para a decoração, sem perder o clima cool e neutro.

Agora, se o seu objetivo é criar um ambiente calmo, existem algumas cores que você deve evitar: As cores vivas e vibrantes, como o amarelo e o vermelho, podem aumentar a agitação e a energia do espaço, deixando você ainda mais ansioso. Evite também as cores muito escuras, como o preto, azul petróleo e bordô. Elas podem escurecer demais o ambiente e deixar um baixo-astral.

Delícia de aromas

Os aromas também aguçam nossos sentidos e trazem mais tranquilidade e bem-estar. Na decoração, você pode usar perfumes de diversas formas, como nas velas, incensos, essências e ervas. Além de deixar sua casa com um aroma muito gostoso, os objetos também ajudam a decorar o seu espaço. Outra dica é usar plantas aromáticas, que além de perfumar trazem mais alegria e vida para a casa.

Mas, assim como as cores, existem aromas específicos para cada sensação. Se você quer que o ambiente inspire calma e tranquilidade, prefira os aromas de lavanda, camomila, alecrim e eucalipto. E para não te deixar ainda mais agitado, evite as fragrâncias estimulantes, como a canela, os cítricos e o gengibre.

Verde é vida

Falando nelas, vale a pena reforçar o quanto as plantas trazem mais tranquilidade e paz para seu lar, sendo aromáticas ou não. Além de deixar o ambiente lindo, alegre e cheio de vida, elas ajudam a equilibrar o seu dia-a-dia. Afinal, ter plantas em casa exige uma certa disciplina, e ter a alegria de ver um ser vivo crescendo sob nossos cuidados pode funcionar como uma terapia.

Portanto, aproveite esse tempo dentro de casa e encha ela de verde! Se você está se aventurando na cozinha, faça uma mini horta de temperos, e tenha eles frescos e sempre à mão. Você pode inclusive aproveitar para escolher plantas com flores, trazendo também perfume e cor ao seu espaço.

Materiais quentes

Os materiais dos móveis e peças de decoração influenciam muito a sensação de conforto do seu ambiente. Nessa época, onde queremos sentir seguros e protegidos dentro de casa, escolher materiais mais quentes e acolhedores pode fazer toda diferença.

A madeira é uma ótima pedida, por ser um material sustentável, bonito e versátil. Se você gosta de uma decoração suave, experimente combinar madeira clara com tons pastel, para criar um espaço muito tranquilo e acolhedor.

Os tecidos, principalmente os de origem natural, também são muito bons para dar um toque aconchegante a qualquer ambiente. Use cortinas, tapetes, mantas e almofadas, deixe sua casa mais confortável e aumente o seu bem-estar.

Por outro lado, evite os materiais frios, como o vidro, o plástico e o metal. Carregar demais o ambiente com peças frias pode trazer uma sensação de desamparo e tristeza, tudo o que você não precisa durante a pandemia!  

Espaço aconchegante

Se você sente que está precisando relaxar, cuide para ter espaços propícios para isso na sua casa. Pode ser um futton na varanda, um tapete macio na sala ou uma poltrona confortável no quarto: escolha um lugar onde você possa respirar e encontrar um pouco de paz.

Use as cores, aromas, plantas e tecidos para deixar esse cantinho bem acolhedor, e finalize com um toque pessoal: Podem ser fotos das pessoas queridas que estão longe, ou algum objeto que lembre aquilo que você ama fazer. Se você morre de saudades da praia, por exemplo, escolha uma gravura do mar para pôr na parede.

Deixar o ambiente com a sua cara também ajuda a inspirar paz e tranquilidade, além de fazer você se lembrar de que dias melhores virão!

Se ainda não sabe como se inspirar para ter um ambiente que centralize todos esses pontos, olha nossa Galeria aberta com diversos projetos e suas listas de produtos.