Sabemos que, atualmente, os imóveis novos têm ficado cada vez mais enxutos, principalmente em apartamentos. É por isso que muitos moradores estão deixando de usar alguns móveis e objetos decorativos por acharem — erroneamente — que eles diminuem ainda mais o espaço. Esse é o caso dos sofás com extensão em forma de poltrona (os famosos Chaises).

Existem diversos modelos no mercado que permitem que eles sejam utilizados em todos os tipos e tamanhos de imóveis, basta saber escolhê-los adequadamente. Quer saber como escolher um Chaise para sala pequena? Então continue a leitura e confira nossas dicas para não errar na hora de comprar o seu! Vamos lá?

Mas o que é um sofá Chaise, afinal?

Como dito acima, os sofás nesse estilo são feitos para serem bastante confortáveis, permitindo que a pessoa relaxe e assista a uma televisão, por exemplo, com as pernas estendidas. Esse modelo se originou lá na época do Egito antigo e eram feitos a partir do entrelaçamento de folhas de palmeiras e amarrados com cordas ou couro.

Antigamente, nas décadas de 70 e 80, eles também eram chamados aqui no Brasil de espreguiçadeira ou namoradeira (embora fossem, geralmente, itens separados dos sofás).

Como escolher os modelos mais adequados para salas de estar pequenas?

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Rio (Ademi-RJ), os apartamentos de um e dois cômodos sofreram redução de quase 30% em suas metragens nos últimos 10 anos. Muita coisa, não é mesmo?

Apesar disso, a maioria das metragens das salas de estar comportam um sofá com Chaise, pois o único requisito é que haja pelo menos 60 cm de espaço entre os móveis (como rack e estantes) e o sofá. Essa regra serve para que o morador possa circular com conforto em frente ao sofá com Chaise sem correr o risco de tropeçar ou bater o dedinho do pé nos móveis.

Conheça a seguir alguns modelos que são ideais para serem usados em salas de estar pequenas:

Chaises separados (sem o sofá)

No caso de salas que tenham menos que essa metragem, é possível utilizar somente o Chaise, ou seja, as antigas namoradeiras das décadas passadas. Somente com o Chaise já é possível ter conforto para dar aquela esticada nas pernas e ainda poder receber uma visitinha ou outra na sala.

Sofás com Chaises de dois lugares

Os sofás Chaises de dois lugares são compactos e geralmente têm um design que se encaixa ao corpo, sendo bastante confortáveis apesar do tamanho reduzido. Existem opções variadas no mercado, inclusive os modulares, podendo se transformar em duas poltronas superestilosas!

Retráteis

Os mecanismos retráteis dos sofás Chaises são ótimas opções para quem não dispõe de uma sala muito ampla. Eles são bastante versáteis pois, se você quiser reunir os amigos, terá um sofá compacto para ter mais espaço, ou se preferir relaxar e assistir um filminho com pipoca, poderá puxá-lo e ainda cochilar confortavelmente!

Como visto, os sofás Chaises são tendência e podem dar aquela sensação de aconchego e acolhimento que todo o lar deve ter, não importando suas dimensões!

E então, gostou das dicas de Chaise para sala pequena? Aproveite a visita e saiba os estilos de decoração que mais combinam com você!