Ter animais em apartamento é algo comum e que faz parte da realidade de muita gente, ainda mais de quem mora sozinho. Afinal de contas, além de serem irresistíveis e cheios de personalidade, os pets são amigos e companheiros fiéis para todas as horas! Não é à toa que, cada vez mais, as pessoas buscam deixar o lar mais funcional e aconchegante para eles.

Se você também se identifica com esse objetivo, saiba que preparamos um post especial sobre como dedicar um ambiente do imóvel para o seu bichinho e deixá-lo bonito e adaptado para ele. Confira!

Escolha um local adequado para o animal

Para começar, escolha um lugar adequado para o pet dormir, brincar e comer. Ou seja, um local arejado, proporcional ao tamanho do animal e com boa iluminação natural, já que os bichos, assim, como a gente, gostam (e precisam de) tomar sol diariamente. Para quem mora em apartamento, por exemplo, esse espaço pode ser a varanda.

Ah, mas atenção: o ambiente no qual o seu amigo de quatro patas dorme, brinca e come não deve ser o mesmo em que ele faz as necessidades fisiológicas, viu? Do contrário, o bichinho ficará em contato com a urina e com as próprias fezes e a comida dele pode ser contaminada.

O ideal é separar um recinto do lar exclusivo para essa finalidade, como é o caso da área de serviço. Nela, você pode colocar a caixa de areia — caso tenha um gato — ou o tapete higiênico — caso tenha um cachorro.

Personalize os espaços do pet

Tanto a varanda quanto a área de serviço podem (e devem) ser personalizadas para quem deseja ter animais em apartamento. Assim, elas ganham um ar de originalidade e se tornam mais convidativas para você e para as suas visitas passarem um tempo brincando e interagindo com o pet. Afinal, ele merece o máximo de atenção, não é mesmo?

Para tanto, usar papel de parede ou adesivo de parede é uma ótima escolha, já que não faltam estampas e ilustrações que fazem referência aos bichos de estimação.

Quanto à cama do seu companheiro inseparável, que é um item essencial para ele dormir com conforto, saiba que você pode escolher um modelo com as mesmas tonalidades da paleta de cores do cômodo em que ela será inserida. Assim, não haverá erro na hora de combiná-la com o espaço.

Invista em acessórios e brinquedos para entretê-lo

Investir em bons brinquedos é algo indispensável para manter o pet entretido e ocupado, especialmente quando você passa longas horas fora de casa e ele não tem com quem brincar. Portanto, adquira bolas, mordedores, pelúcias, cordas, entre outras opções!

Já os acessórios, além de contribuírem para deixar o recinto mais adaptado para o bichinho, permitem que ele possa se exercitar, testar os próprios instintos e sentidos e, de quebra, explorar a residência por outros ângulos. Legal, né?

Por isso, se você tem gato, vale a pena inserir prateleiras e nichos nas paredes, já que os bichanos adoram lugares altos

Para furões e roedores, por outro lado, os túneis portáteis são a melhor aposta, uma vez que eles gostam de espaços reduzidos e “fora do alcance” das pessoas e de outros animais.

Como você viu, dá para ter animais em apartamento e criar ambientes personalizados, bonitos e aconchegantes para eles sem dificuldades. Basta seguir dicas simples e práticas, como as deste texto. Por essa razão, não deixe de adotá-las e deixar sua residência cada vez mais adaptada para o pet!

Se você gostou do post, compartilhe-o nas suas redes sociais e inspire as pessoas a também transformarem a casa delas!