Você quer decorar o seu banheiro pequeno e está buscando dicas e inspirações? Deixamos aqui alguns truques para organizar e aproveitar melhor o espaço do seu banheiro pequeno, junto com muitas imagens de banheiros pequenos decorados com soluções lindas e criativas para você se inspirar!

Dicas de decoração para banheiro pequeno

Papel de parede para banheiro

O papel de parede é uma forma prática e versátil para dar cara nova ao seu banheiro ou lavabo. As versões auto-colantes são fáceis de aplicar e retirar depois, então são ótimas escolhas para transformar imóvel alugado. Só não se esqueça de verificar a especificação do produto: procure revestimentos que sejam resistentes à umidade e evite a região do box.

Então, é só escolher seu estilo e ver qual textura ou estampa combina mais com seu banheiro. Para espaços pequenos, prefira os de cores claras e estampas pequenas, que dão a impressão de amplitude. Outra dica legal é brincar com o papel de parede na frente do espelho, criando a sensação de um banheiro ainda mais amplo.

Prateleiras e nichos para banheiro

Seu banheiro não tem armários? Use prateleiras e nichos para organizar o espaço. Você pode aproveitar para apoiar peças de decoração, como potes ou plantas, deixando o ambiente mais bonito e sem gastar muito. Use cestos e caixas para manter tudo organizado, deixando à mostra os vidros e cosméticos mais bonitos.

Para não errar, prefira acabamentos neutros ou madeirados. Mas, se quiser dar cor e movimento para o banheiro, pode escolher peças coloridas mais vibrantes.

Cores para banheiro pequeno

Nada como uma pintura nova para renovar o banheiro, não é mesmo? Na hora de escolher a cor, lembre que os tons claros ajudam a dar amplitude ao banheiro pequeno. As cores neutras como o branco, cinza ou palha combinam com tudo e deixam o espaço clean e elegante.

No entanto, se quiser inserir uma cor mais marcante, escolha uma parede menor ou faça uma faixa de cor. Lembrando que você ainda pode colocar cor no seu banheiro de outras formas, como por exemplo usando quadros ou papel de parede.

Espelhos para banheiro pequeno

Os espelhos são ótimos para decorar banheiro pequeno, pois além de deixar o ambiente mais bonito e elegante, criam a sensação de um espaço mais amplo. Se você gosta do efeito do espelho, coloque uma peça sob medida revestindo toda parede sobre a pia.

Agora, se o seu imóvel é alugado, escolha um espelho com moldura que você possa reaproveitar depois. Os espelhos redondos são modernos e versáteis, enquanto que os de moldura trabalhada dão um toque clássico e antigo à decoração. Quer algo divertido? Escolha pequenos espelhos diferentes e faça uma composição.

Pastilhas para banheiro pequeno

As pastilhas são incríveis para transformar banheiro pequeno, pois são versáteis e podem ser aplicadas de vários jeitos. As pastilhas neutras dão brilho e elegância, mantendo o estilo clean e sofisticado. Já as coloridas, animam o ambiente e possibilitam muitas combinações e desenhos.

Além de escolher a cor, veja também onde você quer colocar: você pode revestir apenas o box, criar faixas de cor ou mesmo compor junto com o nicho ou espelho. Cuidado apenas para não exagerar, deixando seu banheiro pequeno muito carregado ou escuro. O ideal é equilibrar sempre com outro revestimento neutro ou pintura clara.

Iluminação para banheiro pequeno

Capriche na iluminação do seu banheiro pequeno, pois um ambiente bem iluminado sempre parece maior. Além dos pontos bem espalhados no teto, você pode criar uma iluminação independente próxima da pia ou bancada.

Coloque luminárias pendentes sobre a bancada, ou crie uma iluminação indireta atrás do espelho. Assim, além de poder complementar a luz do principal, você terá a opção de deixar o ambiente à meia-luz, criando um clima romântico e misterioso.

Pias para banheiro pequeno

Na hora de escolher a pia para seu banheiro pequeno, prefira os modelos mais compactos, para não perder muito espaço. Se você não abre mão da bancada ou do gabinete, tudo bem: existem opções que podem caber no espaço mais restrito.

Se você precisa de uma bancada estreita, a cuba de semi-encaixe é a ideal. Como ela se projeta um pouco pra fora, permite que a bancada seja menos larga. Agora, se quer mais espaço no seu gabinete, use uma pia de apoio, daquelas que ficam inteira para fora da bancada. Assim, você não precisa embutir a peça dentro do armário, além de ganhar uma pia moderna e diferente.

Como organizar um banheiro pequeno

Quer melhorar a organização e o espaço do seu banheiro pequeno? Então, aqui vão algumas dicas:

  • Use armário alto, prateleiras e nichos na parede. Além de ocuparem menos espaço, eles ajudam muito na hora da limpeza.
  • Os nichos embutidos são uma forma elegante de organizar os objetos do banheiro sem ocupar espaço. Use no box, atrás do vaso sanitário ou perto da pia.
  • O gabinete ou armário sob a bancada é ótimo para manter a bagunça escondida. Se o seu banheiro é pequeno, faça um gabinete sob medida e aproveite ao máximo seu espaço.

Banheiros planejados

Os banheiros planejados, com móveis feitos sob medida, são perfeitos para unir praticidade, beleza e aproveitamento de espaço. Com a ajuda de um profissional, que vai saber aproveitar cada cantinho disponível, você vai ter um banheiro que se encaixa às suas necessidades e seu estilo.

Além de melhorar o espaço e a organização, ter um banheiro planejado vai te dar mais liberdade para escolher a cara do ambiente. Você vai poder definir qual o tamanho dos móveis e a sua posição, qual o acabamento, qual a linha dos acessórios, onde vai o espelho e se vai ter iluminação embutida. Enfim, vai poder deixar seu banheiro do seu jeito, lindo de morrer!

Inspirações de banheiros pequenos decorados

Banheiro com banheira

Você adora banheira e não quer abrir mão dela no seu banheiro pequeno? Existem soluções compactas que podem caber no seu ambiente. Você pode comprar um modelo de apoiar, que pode ser movido para qualquer posição, ou fazer uma banheira sob medida junto com o box.

Banheiro industrial

Quer ter o estilo industrial no seu banheiro? Use revestimentos como o cimento queimado, a madeira aparente e detalhes com metais pretos. Para contrastar, escolha louças brancas e acabamento branco na parede.

Banheiro rústico

Materiais naturais como a madeira e a palha ficam lindos no banheiro, e podem sim ser usados em ambientes úmidos, desde que sejam bem protegidos. Mas, se preferir, use materiais sintéticos com aparência natural, como a fórmica e o porcelanato.

Banheiro minimalista

Preto-e-branco tem tudo a ver com banheiro. Use a simplicidade e a economia para criar um ambiente clean e elegante, pois afinal, não é preciso de muito para ter estilo!

Banheiro branco

O banheiro branco traz uma sensação de limpeza, e combinado com uma boa iluminação, dá a impressão de um espaço maior. Para quebrar a monotonia, use materiais brancos com texturas diferentes: mármore, papel de parede e pastilhas são algumas opções.

Banheiro moderno

O banheiro moderno usa cores claras, móveis com design elegante e um equilíbrio entre texturas brilhantes e opacas, como o mármore e a madeira. Para fazer seu banheiro brilhar, capriche na iluminação e nos espelhos, além dos acessórios metálicos.

Banheiro retrô

Quer dar uma repaginada no seu banheiro antigo? Aproveite o chão de granilite e a parede de pastilhas, use um móvel antigo de madeira como gabinete e compre metais e acessórios retrô. Use também peças vintage pra decorar, como espelhos, tapetes e gravuras.

Banheiro simples

Quer decorar seu banheiro sem gastar muito? Pinte as paredes com uma cor clara ou neutra e instale nichos e prateleiras para organizar a bagunça. Para decorar, use cestos e potes bonitos, vasinhos de plantas, um espelho de pendurar e alguns quadros na parede. Você vai ver como não precisa de muito para renovar o astral do seu banheiro!

Gostou das nossas dicas? Então que tal começar a decorar o seu? Nossa equipe de arquitetas pode te ajudar a deixar o seu banheiro a sua cara e com todas as funcionalidades necessárias.