Não importa o seu estilo: usar cor na sua sala vai trazer mais vida, personalidade e até sofisticação para a decoração. Mas quais as maneiras de colocar cores na sua sala de estar ou jantar? Como faço para combinar as cores e ficar com o meu estilo? E se eu não tiver tempo ou habilidade para decoração? Essas são algumas perguntas que tentaremos responder a seguir.

1- Pintar a parede

Cor para apartamento azul

Solução relativamente prática e barata, tem a vantagem de oferecer uma vasta opção de cores para o ambiente. Nessa sala de jantar, a cor ficou por conta da parede. Tanto os móveis, piso e objetos são de cores neutras, deixando o azul se destacar na decoração. Escolha cores mais sóbrias ou neutras para trazer sofisticação à sua sala de estar ou jantar, ou cores bem vibrantes para dar vida e alegria ao ambiente.

2- Aplicar papel de parede

Papel de parede para sala

Fonte: casinhacolorida-simone.blogspot.com.br

O papel de parede é uma escolha um pouco mais cara, mas também bastante prática e com muitas opções de cores e estampas. Aqui, o papel de parede norteou toda a escolha de cores do restante da decoração da sala de estar: cinza e rosa. Se você escolher um papel de parede tão marcante quanto esse, siga as mesmas cores para os móveis e peças de decoração, ou opte por cores neutras e deixe a cor para a parede da sala de estar.

3- Fazer um mural artístico

Mural artístico para apartamento

Fonte: casinhacolorida-simone.blogspot.com.br

Se você quer dar cor e muita personalidade para sua sala de jantar, faça um mural artístico! Claro, se você não tiver talento, não se arrisque: contrate um artista do seu gosto e escolha um desenho com a sua cara. Nessa sala, como o mural é bem vibrante, a decoração seguiu uma linha mais neutra. O branco e a madeira ajudaram a dar ainda mais destaque à obra de arte!

4- Pintar o teto

Teto divertido e sofisticado

Que tal trazer mais luz para sua sala com uma cor no teto? É uma ótima maneira de colocar cor em salas pequenas! Na sala de estar da foto, a cor escolhida foi o turquesa, que aparece também nas almofadas. Para iluminar ainda mais o ambiente, os tons claros e neutros prevalecem no restante da decoração, dando mais contraste ao teto e aos elementos de cor do seu ambiente.

5- Usar um tapete colorido

Mural na sala

Fonte: Encadreé Posters

Outra maneira de dar cor à sua sala de estar é pelo piso. Com um tapete colorido, seja liso ou estampado, você traz mais vida e aconchego para sua sala. Na imagem, o tapete escolhido tem cores e formas vibrantes, quebrando a neutralidade da madeira e cores claras dos móveis, e ao mesmo tempo combinando com a composição de quadros bem animada.

6- Instalar cortinas coloridas

Cores fortes e com personalidade

Fonte: casa.com.br

Quem disse que a cortina da sala tem que ser branca ou bege? Ela pode sim ser um elemento de cor no seu ambiente, seja com tecidos estampados e pesados, ou com tecidos leves e de cor clara. Nessa aconchegante sala de estar, os tons de azul da cortina aparecem também nas almofadas, transmitindo paz e tranquilidade para o ambiente.

7- Abusar dos quadros e almofadas

Mural de quadros para decorar a sala

Fonte: dudielariz.com.br

Usar quadros e almofadas na decoração é uma maneira prática, barata e versátil para colorir a sua sala de estar ou jantar. Por terem uma variedade infinita de cores, estampas, imagens e ilustrações, você pode deixar sua sala de estar com o seu estilo somente usando esses dois curingas. A decoração pode ser discreta e sofisticada, ou pode ser bem animada como na imagem acima: almofadas de cores e estampas diversas, junto com quadros de diferentes tamanhos e molduras. Na hora de criar as composições, sua imaginação é o limite!

8- Usar cor no sofá ou outros móveis

Papel de parede industrial

Fonte: Encadreé Posters

Se você mora em um apartamento alugado e não quer mexer nem nas paredes nem no teto, coloque cores nos seus móveis! Pode ser um sofá colorido, uma poltrona estampada, uma mesa de centro ou luminárias bem vibrantes. Na sala de estar da imagem, as cores ficaram no sofá, poltrona e nos abajures, com uma combinação de azul e amarelo. Para o restante da decoração, foram escolhidos materiais crus e cores neutras, deixando essa sala de estar com um ar rústico mas também vibrante.

9- Espalhar peças de decoração

Parede colorida e funcional

Fonte: casa.com.br

Para você que adora escolher peças de decoração, sejam vasos, bibelôs, esculturas ou lembranças de viagens, use a sua coleção para dar cor e personalidade para sua sala de estar. Como se pode ver nessa sala com lareira, não é preciso que os objetos tenham a mesma cor ou combinem entre si: se a sua sala for neutra, basta espalhar suas peças preferidas em uma prateleira, estante ou em cima das mesas.

10- Decorar com plantas e flores

Ambiente sofisticado

Fonte: casinhacolorida-simone.blogspot.com.br

Se você vai dar uma festa e quer uma decoração diferente para sua sala de estar, use arranjo de flores. Eles vão encher o ambiente de cor e beleza! Mas se você quer algo mais permanente, existe uma grande variedade de plantas para vaso, entre folhagens de todas as cores e muitas opções de flores. Mas pesquise bem o tipo de planta ideal para sua sala de estar antes de comprar: principalmente se você não tem muita disponibilidade, prefira aquelas com baixa manutenção.

Acho que agora você já deve ter algumas ideias na cabeça para decorar sua sala de estar ou de jantar! Mas, antes de começar, vão aqui as últimas dicas:

1-      Não use todas as 10 dicas para dar cor à sua sala de uma vez! Escolha uma (ou algumas) e equilibre o restante com cores neutras. Senão você corre o risco de deixar sua sala pesada ou carnavalesca demais!

2-      Se quiser usar mais de uma cor, faça uma paleta de cores! Escolha cores que combinem entre si e que sejam do seu gosto. Siga essa paleta para escolher os itens de decoração. Nesse projeto da EasyDeco para uma sala de estar e jantar integrada, por exemplo, a combinação de azuis deu vida para o ambiente moderno com bastante preto, branco e cinza.

Projeto de decoração online

Projeto de decoração da EasyDeco

3-      Se você achar que não tem talento nem tempo para pensar na decoração da sua sala de estar ou de jantar, peça ajuda profissional! Aqui na EasyDeco contamos com uma rede de arquitetos experientes que vão te ajudar a ter a sala dos seus sonhos, sem medo de errar. Clique no botão abaixo e conheça mais sobre nós e nossos projetos!