Você está reformando sua casa e ainda não decidiu qual revestimento vai colocar nas paredes? Ou então quer dar uma mudada no visual do seu ambiente, mas não consegue decidir o que usar?

Escolher o revestimento certo é muito importante para proteger suas paredes e dar o acabamento final. Por isso, você precisa saber que existem tipos apropriados para cada ambiente. Além da proteção, o revestimento de parede serve também para enfeitar e dar a cara do seu espaço. Para isso, existe uma infinidade de materiais, texturas e cores no mercado, e cada um deles vai dar um efeito diferente no seu ambiente. Então, é importante que você saiba o que deseja antes de fazer qualquer escolha.

Quer ajuda para escolher o revestimento de parede perfeito? Listamos aqui os principais tipos de revestimento e suas características. Esse é o primeiro passo pra entender qual é a melhor escolha para sua casa!

Revestimento cerâmico ou porcelanato

Esses revestimentos são muito usados em áreas molhadas, como banheiro e cozinha, pois protegem as paredes da alta umidade. Geralmente, possuem acabamento mais homogêneo e cores neutras, como branco, creme, cinza e preto. Mas, hoje em dia, existe uma grande variedade de cores e texturas, inclusive acabamentos que imitam madeira, pedra e cimento queimado. O preço pode variar bastante dependendo do modelo, mas em geral, esses revestimentos costumam ser mais econômicos.

revestimento de parede
Fonte: tuacasa.com.br

Revestimento em pedra

A pedra natural pode ser usada em qualquer ambiente. Ela serve para proteger áreas molhadas, mas também é muito usada para decorar áreas nobres da sala. Nos ambientes úmidos, geralmente são usadas as pedras polidas, como mármore e granito. Essas pedras são ótimas para dar um ar de elegância e sofisticação no ambiente. Se você prefere um visual mais rústico e natural, pode optar pelas pedras irregulares, como a canjiquinha e a pedra São Tomé. Elas combinam muito com áreas externas, como varandas ou jardins. Mas, como se trata de um material natural, costumam ser mais caras que os materiais fabricados.

Sala de jantar moderna com mesa em laca branca, cadeiras em estilos diferentes, pendentes em cobre e parede texturizada com pedras naturais
Fonte: tripperarquitetura.com.br
escolher revestimento de parede
Fonte: twitter.com

Ladrilho hidráulico ou azulejo

Esses revestimentos cumprem muito bem duas funções: proteção de áreas molhadas e decoração. Os modelos mais usados são os estampados, com uma enorme variação de cores e estilos. O ladrilho hidráulico costuma seguir uma linha mais retrô, enquanto o azulejo tem opções bem modernas. Apesar de serem mais comuns na cozinha e banheiro, ficam lindos também compondo um mural na sala, por exemplo. Como sua fabricação tem um processo mais manual, eles também têm um preço maior.

Décor do dia: sala de jantar com ladrilho hidráulico na parede
Fonte: casavogue.globo.com
revestimento de parede moisaco
Fonte: casadevalentina.com.br

Revestimento em pastilha

As pastilhas são muito usadas em banheiro e cozinha, pela sua alta resistência a umidade. Elas são feitas de vários materiais, que junto com a variação de cores, podem dar efeitos bem diferentes. Da pastilha cerâmica de uma cor só até a pastilha metalizada, passando pelas de vidro multicoloridas, elas atendem todos os estilos. Quanto ao custo, elas costumam ser mais caras que o porcelanato e a cerâmica, por isso é bem comum fazer uma aplicação em faixa ou utilizar as pastilhas somente numa área menor.

Pastilhas de vidro amarelas trazem cor e alegria para essa varanda gourmet
Fonte: decorfacil.com

Painel 3D

Os painéis 3D são uma opção nova de revestimento de parede que vem ficando cada vez mais popular. Modernos, dinâmicos e elegantes, eles têm aplicação limpa e um bom custo-benefício. Dependendo do material, podem ser usados também em áreas molhadas. Eles têm também uma vantagem adicional: ajudam no tratamento acústico da parede, por terem relevos irregulares. Outra dica legal é associar esses painéis a uma iluminação direcionada, criando um efeito lindo e dando destaque ao ambiente.

STUDIO DUAL ARQUITETURA on Instagram: “Revestimento 3D + iluminação pontual! Detalhes que amamos 👏🏻 #decoração #decor #decoraçãodeinteriores #designerdeinteriores…”
instagran.com

Papel de parede

O papel de parede é uma opção prática e econômica de revestimento de parede. Diferente das opções citadas até aqui, ele dispensa mão-de-obra especializada pela facilidade de aplicação. Porém, não é indicado para áreas molhadas. Existem opções que até podem ser usadas em ambientes úmidos, como o lavabo. Mas ele é utilizado principalmente nos ambientes sociais, como sala e quarto. Sua maior vantagem é a grande variedade de estampas e cores. Você pode escolher uma gravura orgânica e criar um grande painel cheio de cor, preferir um padrão geométrico ou uma textura floral. Seja qual for seu estilo, existe um papel de parede que tem a sua cara!

revestimento de parede floral
Fonte: www.etsy.com
revestimento de parede
Fonte: acasadaflavinha.blogspot.com.br

Pintura

Sim, a boa e velha pintura não poderia faltar! Como revestimento de parede, ela sem dúvida é a mais econômica, e serve para todos os ambientes. Escolha a tinta apropriada para cada cômodo, veja o acabamento e cor desejados e deixe sua casa renovada! Uma pintura toda branca vai deixar o espaço mais amplo e com cara de novo, enquanto uma cor mais escura ou vibrante numa parede vai trazer vida e personalidade. Se você gosta de experimentar trabalhos artísticos, pode fazer uma pintura criativa, com mistura de cores e formas geométricas.

revestimento de parede clorido
Fonte: amplifiermountain.org
revestimento de parede e pinturas
Fonte: curbly.com

Passo-a-passo da escolha

OK, agora você já conhece os principais revestimentos de parede. Mas, para acertar mesmo na escolha, vem aí mais umas dicas:

  • Qual ambiente você quer revestir? Além de escolher o revestimento certo para cada local, é importante ver se o modelo e o material são apropriados. Áreas molhadas pedem revestimentos resistentes à água, enquanto o quarto pede superfícies mais quentes.
  • Qual o efeito que você deseja? Modernidade, sofisticação, cor, brilho… Dependendo do que você deseja para seu espaço, a escolha do revestimento de parede faz toda diferença. Se você já tem um estilo de decoração no ambiente, veja a opção que mais combina com ele. Se quer um revestimento colorido, siga as cores que já existem no espaço.
  • Quanto você quer gastar? Alguns modelos de revestimento de parede podem ser bem caros. Mas vai depender muito também da área que você deseja cobrir. Então, veja o preço por metro quadrado, defina a quantidade e analise o melhor custo-benefício.

Pronto! Você já tem a base para fazer a escolha mais inteligente sobre o revestimento de parede que vai transformar o seu espaço! Agora, é hora de usar a criatividade para imaginar qual deles tem a sua cara.

Gostou das dicas? Então, que tal agora saber “como pintar uma parede” ou “como aplicar papel de parede”? Aproveite o embalo para transformar a sua casa!