Quem não deseja uma casa linda e cheia de tendências da estação, não é mesmo? Independentemente do seu estilo, alguns detalhes acrescentam muito charme ao lar, como é o caso das flores artificiais ou naturais para decoração.

Porém, a escolha da melhor opção leva em consideração alguns aspectos importantíssimos. E se você ainda não pensou em adicionar a feminilidade das flores em sua decoração, este é o momento ideal!

Então, venha com a gente e aprenda a trazer a primavera para dentro de casa! Confira!

Quais as principais vantagens e desvantagens das flores artificiais e naturais?

Como tudo na nossa vida, as flores também têm os seus prós e contras, e considerá-los será decisivo para acertar no melhor arranjo floral.

Flor artificial

As principais vantagens das flores artificiais é a durabilidade e a manutenção, pois não é necessário regar, trocar a água e nem se preocupar com as condições ambientais ideais para que uma planta sobreviva.

Porém, elas não são só alegria. Para causar um belo efeito na decoração, esse tipo precisa ser escolhido com muito cuidado, sendo necessário avaliar a qualidade da fabricação.

Lembre-se que quanto mais bem feita a flor for, maior o seu valor. Mas atente que também é preciso enfatizar que, no caso das artificiais, você fará um investimento, já que elas durarão por muito mais tempo — é preciso trocá-las ao desbotarem e fazer a higienização lavando delicadamente ou com panos úmidos.

Flor natural

Essa é a opção que chama mais atenção, afinal a flor natural tem um viço único, que a artificial dificilmente conseguirá reproduzir. Ela também contém uma inigualável riqueza de detalhes.

Agora, se você está se perguntando, “elas são tão bonitas, por que não estão dentro de todas as casas?” Bem, a resposta está em dois fatores, que são a durabilidade e o preço.

Quem prefere as flores naturais terá que ter uma atenção maior às plantinhas, já que elas murcham e soltam pétalas — o que faz uma sujeirinha. E em média, elas duram uma semana.

Já o preço, que varia muito dependendo do tipo e região, pode representar um valor relevante no orçamento mensal, ao ser comparado com o das artificiais — então, prefira as espécies da estação. Essas flores vão bem em praticamente todos os tipos de decoração, do minimalista ao industrial.

Como saber qual a melhor opção?

O primeiro ponto é considerar seu gosto. Qual das opções você prefere? Algumas pessoas têm um pouco de preconceito em relação às artificiais, porque acreditam que elas não conseguem conferir sofisticação à decoração. Felizmente, com as novas tecnologias de produção, as flores estão cada vez mais próximas das naturais — então, vale a pena considerar!

Outro aspecto que só as flores naturais têm é o aroma e, até o momento, as artificiais não conseguem reproduzir. Então, se o que você busca é a leveza e o perfume, esta é a sua escolha! Outro importante detalhe é que com as naturais, você pode trocar as cores e variedades de flores, resultando em uma decoração nova a cada semana.

Onde usar flores artificiais ou naturais para decoração?

Essa pergunta é muito fácil de responder. As flores naturais precisam de locais arejados com luz do sol, mas não diretamente. Então, todos os locais que não ofereçam essa ambientação são ideais para as flores artificiais. Por exemplo, para o banheiro, que é úmido e na maioria das vezes sem muita luz natural são indicadas as artificiais.

A escolha por flores artificiais ou naturais para decoração depende de um conjunto de fatores e preferências, sendo necessário analisar com cuidado para tomar a melhor decisão. Dependendo da situação, a resposta pode estar na combinação dos dois tipos, aproveitando as vantagens de cada um. Além disso, independentemente da sua escolha, não deixe de considerar um vaso que orne com a decoração e as flores.

Incrível como as flores podem dar aquele toque de estilo à sua casa, né? Agora é só decidir entre as flores artificiais ou naturais para decoração e contar nos comentários qual a sua escolha! Queremos saber!