Conhecer alguns estilos de decoração é fundamental para quem está pensando em reformar a casa. Afinal, esse investimento não deve ser somente para melhorar os espaços dos ambientes e a funcionalidade do dia a dia. A decoração também deve refletir na personalidade e no gosto do morador do lar.

Por isso, é essencial descobrir qual é o estilo que mais combina com o seu gosto e é capaz de refletir a sua individualidade — deixando a casa com a sua cara e o seu jeitinho!

Ficou interessado pelo assunto? Então, que tal se informar sobre os principais estilos de decoração? Acompanhe a leitura e saiba mais!

Cool

O cool apresenta uma decoração ideal para quem busca um ambiente mais descontraído e divertido. Esse estilo é conhecido pelos seus jogos de cores vibrantes, como rosa, vermelho, laranja, amarelo etc., e também por seus móveis e eletrodomésticos vintage.

Uma geladeira antiga e colorida, por exemplo, faz toda a diferença em uma cozinha retrô. Além de ser um eletrodoméstico essencial para o dia a dia, a geladeira vintage é usada como um elemento de decoração, unindo funcionalidade e decoração, que é o objetivo de qualquer estilo de design de ambiente.

O mobiliário também é diferenciado, com muito uso de pés palito em mesas, estantes, cadeiras, sofás e camas. Usa-se nas paredes quadros com gravuras coloridas; adesivos engraçados de desenhos, de bandas de música, de artistas etc.; imãs e outros adereços para enfeitar os ambientes.

A dica fundamental para quem escolher esse estilo é saber combinar as cores para não criar um ambiente com poluição visual. O objetivo é um ambiente retrô alegre e cheio de personalidade — e não uma decoração brega. E a melhor maneira para não cometer esse erro é contar com a ajuda de um profissional de decoração para auxiliar na composição do ambiente.

estilos de decoração cool

 

Minimalista

Esse estilo busca criar um ambiente apenas com itens que são essenciais para a rotina do cotidiano. Ou seja, menos será sempre mais! O intuito aqui é compor um ambiente organizado e limpo, que transmita paz e tranquilidade.

Por isso, é essencial escolher o mobiliário de forma adequada. Isso significa dizer que quanto maior for a funcionalidade de um móvel, melhor será a sua atuação no ambiente minimalista. Por exemplo, uma mesa de centro da sala que também atue como um grande baú é perfeita para deixar a sala organizada, uma vez que é possível colocar objetos em cima do móvel e armazenar outros conteúdos dentro dele.

A paleta de cores utilizada para compor esse estilo segue a linha de tons claros, como branco, off-white, bege e cinza. Deve-se também dar atenção para o projeto de iluminação, valorizando a luz natural e a artificial, para tornar cada cantinho da casa apto para uso em todos os horários do dia.

estilos de decoração minimalista

 

Industrial

Cada vez mais utilizado, o estilo industrial veio para ficar. Ele é perfeito para quem busca criar ambientes diferenciados e com muita personalidade. Sua principal característica é a utilização de elementos que façam com que o espaço pareça uma fábrica, mas tudo com cuidado para que ainda se tenha um clima despojado e aconchegante.

A ideia é usar alguns recursos, como tubulações e canos aparentes, paredes de tijolos, pisos de cimento queimado, móveis práticos e baratos, itens enferrujados, sofás e poltronas com aparência de estofado desgastado, entre outros.

O mobiliário em madeira também pode ser aderido, como baús e caixotes, bem como prateleiras de ferro e outros itens de metal. A paleta de cores ideal é aquela que harmoniza tons sóbrios, como o marrom, o cinza e o preto, com cores quentes, como o vermelho e o laranja.

estilos de decoração industrial

 

Moderno

O estilo moderno valoriza móveis com formas geométricas diferenciadas. Por exemplo, mesas baixas com ângulos demarcados em material laqueado e tampo de vidro. A ideia é criar um ambiente limpo e organizado, mas que não seja sem graça.

Pelo contrário: esse estilo sabe valorizar o espaço por meio do uso das cores, utilizando tons neutros, mas com detalhes em cores fortes, atuando como elementos de destaque na decoração. Ou seja, pode-se optar por um sofá com estofado todo branco e em cima colocar almofadas estampadas ou coloridas para quebrar a sobriedade.

A iluminação deve ser pensada com cuidado para valorizar o ambiente e suas cores, e ainda proporcionar funcionalidade de uso durante o passar do dia. Uma boa pedida são luminárias de chão altas em metal ou coloridas.

estilos de decoração moderno

 

Rústico

A decoração rústica é capaz de compor ambientes lindos, trazendo muito aconchego e conforto para os moradores. As cores utilizadas aqui são os tons terrosos, do mais claro ao mais escuro, em contraste com outros tons, que podem ser quentes ou frios.

A pegada dessa decoração é mais “bruta”, valorizando as texturas naturais — como madeira, palha, pedra, bambu etc. — para criar um ambiente com cara de “fazendinha”. Esses materiais podem estar tanto no mobiliário quanto nos artigos de decoração.

Saiba também que as paredes de tijolos e o piso de madeira são bastante usados em ambientes que seguem o estilo rústico. A ideia é compor um ambiente que passe bastante tranquilidade e sensação de bem-estar.

estilos de decoração rústico

 

Clássico

O clássico será sempre uma boa pedida. Esse estilo de decoração ainda é muito utilizado. A sua característica de atemporalidade é um dos grandes motivos por não cair em desuso. O uso de cores neutras, como branco, marrom e outras cores em tons claros, também atrai bastante os adeptos desse estilo.

Nesse cenário, a decoração é ideal para quem busca um ambiente luxuoso, sóbrio, elegante e aconchegante. Alguns itens utilizados como elementos decorativos são:

  • abajures que remetam à época de reis e rainhas, com detalhe em dourado, por exemplo;
  • lustres centralizados que chamam a atenção por sua grandeza;
  • quadros com pinturas ou gravuras nas paredes;
  • molduras dos quadros dando ênfase em suas formas e seus materiais exuberantes;
  • espelhos grandes com molduras detalhadas e diferenciadas.

Observa-se, assim, que a iluminação do ambiente é feita por meio de abajures e lustres grandes, dando ainda mais destaque ao design clássico. Os mobiliários também ganham destaque, sendo trabalhados em madeira escura e apresentando formas arredondadas e com curvas em mesas, sofás, camas, poltronas e cadeiras, por exemplo.

É um estilo de decoração que certamente fará muito sucesso e agradará aos olhares de muitos visitantes. Ou seja, o resultado trará muita beleza visual e satisfação para os moradores da casa.

estilos de decoração clássico

 

Viu como escolher o estilo de decoração que mais combina com você pode ser uma tarefa simples? Contar com a ajuda de profissionais especializados na área pode facilitar na realização de um projeto de decoração que seja bem-sucedido com estilo, elegância e beleza.

Encontrou um dos estilos de decoração que mais combina com você? Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco. Estamos prontos para auxiliá-lo da melhor maneira possível!