Quem é que não sonha com uma casa toda decorada, não é mesmo? Além de embelezar, a decoração pode deixar o seu lar com a sua cara e ainda melhorar a utilização dos espaços. Se em residências grandes ela é importante, em apartamentos pequenos, é essencial, pois, comprando os móveis corretos e usando dos truques certos, você vai conseguir ter uma casa muito mais aconchegante.

Então, pensando na decoração para apartamentos pequenos, separamos algumas dicas que vão ajudar no aproveitamento dos cômodos. Confira!

Faça a integração dos ambientes

Integrar os cômodos é uma ótima forma de ampliar visualmente o seu apartamento, pois, mesmo que não pareça, as paredes ocupam espaço. Então, se for possível, elimine o máximo delas, utilizando móveis e a própria decoração para separar os ambientes. Além disso, o conceito aberto é uma tendência muito moderna e urbana.

Entre a cozinha e a sala de jantar, a divisão pode ser feita com um balcão com banquetas para refeições rápidas. A sala de estar integrada proporciona uma melhor interação entre todas as pessoas da casa, o que é ótimo para convivência. Uma ótima forma de separar é com estantes com nichos vazados, que dão visibilidade, mas também acomodam objetos.

Aumente o ambiente visualmente

As cores e os espelhos são dois pontos importantes para apartamentos pequenos. Prefira os tons mais claros, pois eles ampliam visualmente os espaços. Use-os nas paredes e nos móveis maiores, como guarda-roupas, sempre equilibrando com as demais cores. Caso queira acrescentar cor, escolha sempre os locais mais bem iluminados. Observe se a escolha não diminuirá visualmente o cômodo, causando uma sensação de desconforto.

Os espelhos embelezam, trazem sofisticação e modernidade. Para aumentar a sensação de amplitude, prefira instalá-los na parede toda ou em grande parte dela. Na sala, ficam ótimos atrás do sofá ou ao lado da raque da televisão. No quarto, você pode usá-lo atrás da cabeceira e na porta do guarda-roupa. No banheiro, compre uma peça da largura da pia, para ficar com estética mais agradável.

Aproveite todos os grandes e pequenos espaços

Para aproveitar todo o seu apartamento, use e abuse das prateleiras fora e dentro dos móveis. Por exemplo, na sala, acima do sofá, você pode fixar algumas tábuas ou nichos para acomodar livros e outros objetos. Na cozinha, elas são práticas para arrumar mantimentos fechados em potes. No banheiro, acima do vaso sanitário, é um bom local para guardar toalhas de rosto e papel higiênico. Dessa forma, você estará dando função a um lugar que antes ficaria vazio.

Dentro dos móveis, as divisórias são fundamentais. Se você não usar a altura toda do nicho, insira mais uma prateleira e veja o espaço duplicar. Outra dica é usar ganchos para pendurar objetos. Dão certo atrás de portas, nas laterais dos armários, no teto e em paredes em que a prateleira não cabe.

Compre os móveis certos

Hoje em dia, há uma infinidade de móveis para escolher e acomodar no seu apartamento. Procure aqueles que tenham o tamanho certo para a área disponível. Nem maior, nem menor. Por exemplo, se você tiver 2,20 m para o sofá, compre um exatamente desse tamanho, e não dois menores. Se não encontrar, aproveite os centímetros que sobrarem para uma mesa lateral ou um pufe.

Prefira armários de cozinha que aproveitem não só a largura da parede, mas também a altura. Assim, você terá mais lugares para guardar as coisas que não usa muito. O mesmo vale para os guarda-roupas. Atenção para o tamanho da cama e, na falta de espaço no chão, compre mobília aérea, que prejudica menos a circulação.

Viu só como é possível ter um apartamento pequeno, mas com todos os cômodos muito bem aproveitados? Morar em imóveis menores é a realidade de muitas pessoas, então, se você gostou dessas dicas de decoração para apartamentos pequenos, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos.