A decoração com espelhos deixa os ambientes mais modernos e charmosos. Além disso, ela pode ser utilizada para compor vários cômodos da casa, da cozinha ao banheiro. Mas, para isso, é preciso saber implementar esse recurso corretamente para trazer equilíbrio para a decoração, uma vez que espelhos em excesso ou usados de forma equivocada podem poluir visualmente o ambiente.

A função do espelho é refletir o espaço, causando a sensação de amplitude. Ou seja, tem-se a ideia de que um ambiente pequeno, por exemplo, é maior do que realmente é. Isso ocorre tendo em vista o efeito de continuidade que faz com que as dimensões sejam maximizadas. Deve-se, ainda, levar em consideração que os espelhos deixam o cômodo mais iluminado, trazendo mais leveza, funcionalidade e conforto.

Ficou interessado e quer saber como decorar a casa utilizando espelhos? Então, acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Sala de jantar

A sala de jantar é um ambiente ideal para aplicar a decoração com espelhos, principalmente se o ambiente for pequeno. Nesse caso, prefira peças únicas de tamanho de acordo com a parede do ambiente. Mas, lembre-se de colocar o espelho em apenas uma parede, mais do que isso o ambiente fica muito carregado visualmente.

Para ambientes maiores, uma tendência é utilizar várias peças de espelhos cortados em tamanhos variados para serem aplicados em uma única parede. A ideia é criar um movimento visual que proporcione uma decoração sofisticada, moderna e charmosa.

2. Penteadeira

A penteadeira é o cantinho que toda mulher gosta e usa para se embelezar, seja para fazer a maquiagem ou arrumar o cabelo. Por isso, um espelho nessa mobília é essencial para o dia a dia.

Com isso em mente, busque uma peça que seja do tamanho da penteadeira e aproveite esse espaço para decorar com descontração. Uma ideia é utilizar luzes embutidas para criar um clima de camarim. Outra opção para quem prefere um estilo mais provençal é colocar uma moldura de flores, que pode ser artificial, ao redor do espelho.

3. Banheiro

O espelho não pode faltar no banheiro. Há diversas opções de espelhos para esse ambiente, seja retangular, redondo, fixado na parede ou no armário, com moldura ou sem moldura, entre outros.

O tamanho do espelho dependerá do espaço disponível no ambiente. É interessante utilizar uma peça única, grande e retangular acima da bancada da pia, caso o espaço seja grande. Já em ambientes menores, o indicado é uma peça menor que respeite as dimensões da bancada.

4. Quarto

Durante o dia a dia, o espelho traz muita funcionalidade quando queremos nos arrumar. Por isso, aposte em uma peça em formato único no quarto. Uma dica é colocá-lo na parte de fora da porta de armários de correr.

Outra possibilidade bastante atrativa é colocá-lo fixado na parede, do chão ao teto. Também é interessante utilizar uma peça grande com moldura apenas apoiada na parede. Dessa forma, ela pode ser trocada de lugar facilmente se assim for desejado.

Lembre-se de sempre buscar a composição com harmonia para, assim, criar um ambiente sem poluição visual. O ideal é que a decoração traga bem-estar, conforto e aconchego aos moradores. Para isso, conte com a ajuda de um profissional qualificado da área para auxiliá-lo com o projeto de decoração.

Viu como é possível transformar a decoração com espelhos? Que tal ficar por dentro também sobre os diferentes estilos de decoração? Desse modo, fica mais fácil escolher aquele que mais se encaixa com o seu perfil.