Ambiente decorados com bons trabalhos de pintura podem fazer milagres no visual da sua casa. Afinal, com um pouco de tinta e as técnicas certas, é possível agregar um toque de personalidade a qualquer cômodo. Mas você sabe como pintar uma parede sem fazer sujeira?

Pintar as paredes do seu ambiente pode dar uma cara nova para seu espaço, renovando as energias e deixando a sua personalidade. Você pode usar cores neutras, pintar uma parede de cor vibrante ou até mesmo fazer uma composição de cores. Escolha o tom que mais combina com o seu estilo e deixe seu espaço com a sua cara!

Pintar uma parede pode ser simples e até divertido: veja as nossas dicas de como pintar a parede sem fazer sujeira e prepare-se para colocar a mão na massa!

pintura de parede
http://casaearquitetura.com
pintar parede
casaedecor.constancezahn.com
como pintar parede
www.ideiasdecor.com
pintando parede
www.curbly.com

Separe o material

pintar parede sem sujeira
http://alvoradams.com.br

Vamos começar pelo mais importante: a tinta! Existem tipos específicos para cada local da sua casa e material da sua parede. Existem também diferentes acabamentos, como fosco ou brilhante. Veja na loja ou no site o tipo certo para a parede que você quer pintar, além de escolher a cor perfeita para seu ambiente na paleta de cores

Para saber a quantidade de tinta que você vai precisar, calcule a área total da superfície que deseja pintar. Veja na própria embalagem o rendimento para saber que quantidade comprar ou use algum simulador para calcular o que você precisa.

Além da tinta, você também vai precisar de:

  • Escada;
  • massa corrida;
  • lixa 220 ou 240;
  • selador;
  • fita crepe;
  • jornal ou lona plástica
  • rolo de lã pequeno;
  • trincha (pincel);
  • bandeja;
  • luvas de borracha.

Prepare o ambiente

tinta
theguiltycode.com

Você não quer encontrar manchas de tinta pela casa toda, certo? Portanto, providencie jornais e papelão para forrar o piso próximo da parede. Também proteja os móveis com panos velhos ou plástico bolha, a fim de evitar que respingos caiam sobre tampos e estofados.

Em seguida, remova quadros, espelhos, suportes para plantas e tudo aquilo que estiver pendurado na parede. Afaste passadeiras ou tapetes da superfície e, por fim, cubra os batentes, maçanetas, interruptores, sancas e rodapés com a fita crepe.

Prepare a parede

Comece removendo quadros, espelhos, suportes para plantas e tudo aquilo que estiver pendurado na parede. Retire também pregos, fitas e adesivos da superfície.

Utilizando luvas de borracha, passe a lixa sobre toda a superfície a ser pintada. Você deve lixar a parede até sentir que a região esteja lisa e homogênea, sem ondulações ou áreas mais grosseiras. Para tirar o pó e checar o resultado, passe uma vassoura macia ou um pano úmido por toda a parede.

Corrija imperfeições

Agora é o momento de corrigir possíveis falhas da superfície para garantir um acabamento perfeito. Portanto, se você encontrar buracos, partes quebradas ou rachaduras na parede, cubra tudo com um pouco de massa corrida e deixe secar conforme a orientação do fabricante.

Depois que a massa estiver completamente seca, passe a lixa por todas as áreas corrigidas até obter uma superfície homogênea. Remova o excesso de pó novamente e você terá uma parede prontinha para receber qualquer revestimento — esse preparo serve também para colocar papel de parede, por exemplo.

DICA: Se a sua ideia é colorir apenas parte da parede, ou mesmo usar mais de uma cor, use a fita crepe para marcar o limite da pintura.

parede
gabrielatoledo.com.br

Aplique o selador

Com tudo preparado, aplique uma demão de selador conforme a diluição recomendada pelo fabricante. É importante utilizar esse produto antes da tinta, especialmente se a sua parede for novinha, pois ela pode absorver muito produto.

O selador criará uma camada para regularizar a superfície, impedindo o surgimento de manchas e garantindo uma ótima fixação da cor. Assim, além de obter um bom resultado, você poderá economizar e evitar o desperdício de tinta.

Aplique o selador com movimentos de sobe e desce. Aguarde a secagem completa e, se achar necessário, aplique uma nova camada do produto.

Prepare a tinta

Agora sim, chegou a hora de saber como pintar uma parede sem fazer sujeira! Antes de tudo, coloque roupas velhas e um calçado que você possa manchar. Com as luvas, abra e leia o rótulo da lata de tinta para fazer a diluição correta.

Em seguida, misture a tinta com um pedaço de madeira ou cano PVC e coloque uma boa quantidade do produto na bandeja, que deve estar bem limpa e seca. Quando for pintar, sempre use a tinta da bandeja, nunca direto da lata.

Aplique as camadas

pintar
http://blog.thony.com.br

Para garantir um bom acabamento, comece pelas bordas: use a trincha para cobrir todas as extremidades da parede. Faça faixas largas próximo de rodapés, rodatetos e outros detalhes para evitar borrões na hora que você pegar o rolinho.

Com todo o contorno da parede já pintado, mergulhe o rolo na tinta da bandeja, bata levemente para tirar o excesso e vá preenchendo o que faltou. Faça isso com movimentos de vai e vem, em sentido vertical, até cobrir tudo. Cuidado com excesso de tinta, pois ela pode escorrer e deixar marcas na parede.

Pronto, você acabou de aplicar a primeira demão. Geralmente, são necessárias mais de uma demão para ter um resultado perfeito. Antes de começar a segunda, veja na embalagem o tempo de secagem e cheque se a tinta secou bem. Aplique quantas demãos forem necessárias, dependendo da cor escolhida e do efeito que você deseja.

Com esse passo a passo, você já pode tirar seu sonhado projeto de decoração do papel e até mostrar como pintar uma parede a outras pessoas.

Para acompanhar mais conteúdos com dicas, siga o nosso perfil nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramLinkedin, Pinterest, Twitter e YouTube.