Um toque a mais de cor, textura e estampa sempre ajuda a renovar os cômodos da casa. Isso pode ser feito em qualquer elemento: parede, tapete, cortina ou até mesmo no piso. Mas você já pensou em inovar e aplicar essas características nas principais aberturas?

Neste artigo, vamos mostrar como fazer portas decoradas de diversas maneiras. Acompanhe e escolha sua opção favorita para deixar o lar ainda mais bonito!

Com tinta

Está aí um dos produtos mais versáteis quando o assunto é decoração. Contudo, antes de apostar nas tintas, é importante conversar com um vendedor para encontrar a alternativa mais adequada para a superfície que será tingida.

Para portas internas, por exemplo, as versões epóxi, acrílica e esmalte garantem bons resultados. Já as superfícies externas demandam fórmulas que ofereçam proteção extra contra a umidade e a luz solar.

Veja abaixo as principais formas de aproveitar a tinta.

Pintura

Que tal destacar a porta de um ambiente neutro com uma cor chamativa? Vale usar o vermelho, azul, amarelo ou outra tonalidade de sua preferência.

Você também pode definir uma paleta específica para compor listras, figuras geométricas ou desenhos abstratos sobre a superfície.

Estêncil

Essa técnica consiste em utilizar moldes feitos com folha de papel, papelão ou acetato para transferir letras, imagens (nuvem, estrela, bolinha, flores etc.), ou símbolos sobre uma superfície.

Trata-se de uma decoração divertida, sendo ideal para ambientes que demandam personalidade. Para fazer, basta posicionar os moldes em cima da porta e preenchê-los com a tinta escolhida.

Lousa

Quer transformar sua porta em um grande quadro-negro? Isso é possível se você cobri-la com tinta lousa, um produto desenvolvido especialmente para dar esse tipo de efeito.

A fórmula está disponível em duas cores: preto e verde-escuro. É só escolher o tom preferido, pintar a superfície e aguardar a secagem completa. Depois, fique à vontade para rabiscar a porta com giz branco ou colorido.

Com tecido

Os tecidos estão presentes em todas as residências e são ótimos aliados na hora de mudar a aparência de objetos, estofados e outras peças. Então, por que não aprender como fazer portas decoradas com esse material?

Para isso, você precisará de um pedaço de pano grande o suficiente para cobrir toda a abertura. Há opções com diferentes cores e estampas, portanto, selecione um modelo que combine com o ambiente — de preferência, com pouca espessura.

Para fixar, dilua um pouco de cola branca na água e aplique sobre a superfície. Depois, posicione o tecido e faça pressão até perceber que ficou bem preso. Finalize com mais uma camada de cola diluída no material e deixe secar.

Com quadros

Falta espaço para pendurar quadros na parede ou você gostaria de exibi-los em um local diferente? Então, capriche na escolha dos modelos e use-os para montar uma espécie de painel sobre a porta.

Você pode incluir pôsteres, fotografias, registros de paisagens e até frases inspiradoras. Basta adquirir molduras de diversos tamanhos e formatos para abrigar esses materiais. Inclusive, o conjunto tende a ficar mais interessante se os quadros forem intercalados com pequenos espelhos.

Com adesivo

Essa é a opção mais prática e perfeita para quem deseja agilidade. Isso porque os adesivos são produtos fáceis de aplicar, permitindo que você tenha uma superfície nova sem muito esforço.

O material está disponível em diversas padronagens, na forma de peças grandes ou pequenas, como as mini fitas (washi tapes). Você pode optar por películas inteiras para cobrir toda a porta ou por figuras individuais — que devem ser aplicadas sobre uma área específica da abertura.

Independentemente da escolha, saiba que essas técnicas servem para qualquer ambiente da casa. O bom de saber como fazer portas decoradas está na possibilidade de ousar com muita criatividade. Então, mãos à obra!

Se você gostou deste artigo, continue no blog e dê uma olhada nas dicas para decorar uma cozinha pequena.