Você alugou um apartamento e quer deixar o espaço com a sua cara? Na hora de decorar apartamento alugado, o que você mais precisa é de soluções práticas, simples e econômicas. Afinal de contas, ninguém quer investir muito na decoração de um apartamento que não é seu, não é mesmo? Por outro lado, ninguém quer morar em um lugar feio, bagunçado e impessoal. Como chegar no equilíbrio ideal?

Para te ajudar a resolver essa equação, deixamos aqui 8 dicas de como decorar apartamento alugado considerando todas as limitações. Você vai ver como é possível deixar seu apê lindo, sem gastar muito nem fazer grandes mudanças, que podem não ser permitidas no imóvel.

1. Mude o acabamento das paredes

Quer dar uma energia nova para o apê que acabou de alugar? Comece pelas paredes!

Uma pintura fresquinha já vai dar outra cara para o espaço. Se você tem medo de errar, fique com o básico: cores claras e neutras como branco, cinza-claro ou nude. Se já quer encher o espaço de personalidade, escolha uma ou duas paredes e pinte da sua cor preferida. Outra opção muito prática é escolher um papel-de-parede bem bacana, para dar aquele toque especial.

Você achou os azulejos do banheiro e da cozinha de gosto bem duvidoso? Existem soluções práticas que evitam a troca de todo revestimento. Se o proprietário permitir, você pode pintar os azulejos da cor que quiser usando uma tinta apropriada, ou instalar um papel-de-parede. Outra solução mais prática ainda é usar adesivos e cobrir apenas uma parte dos azulejos.

Seja qual for sua escolha, lembre-se de verificar se o produto escolhido é indicado para o ambiente que for revestir. Se quiser economizar mais ainda, coloque a mão na massa. Chame os amigos e comece a transformação do seu novo lar!

Fonte: historiasdecasa.com.br
Fonte: decorfacil.com
Fonte: grudado.com.br

2. Invista na iluminação

Você não precisa de projeto de luminotécnica e forro de gesso para criar uma iluminação personalizada. Existem formas simples de controlar a luz em cada canto da casa e criar um clima todo especial.

  • Use abajures, arandelas e luminárias de piso para criar uma meia-luz.
  • Coloque um pendente mais baixo sobre a mesa de jantar, para deixar o ambiente mais intimista.
  • Escolha bem as cores e potência das lâmpadas: Luz amarela para ambientes sociais, como quarto de casal e sala. Luz branca para cozinha e área de serviço. Para as luminárias, compre lâmpadas menos potentes.

Escolha com carinho cada luminária – ela sozinha já é uma peça de decoração. Lustres, pendentes, peças soltas… Procure aquelas que tenham o seu estilo e crie a luz do seu espaço!

Fonte: easydeco.com.br
Fonte: easydeco.com.br

3. Troque a marcenaria por nichos e prateleiras

O apartamento que você alugou não tem marcenaria? Nada de armários na cozinha, guarda-roupa no quarto, gabinete no banheiro? Saiba que dá para organizar todo o apartamento de forma prática e estilosa, usando prateleiras e nichos.

  • Escolha as peças certas para cada ambiente: veja o tamanho adequado e o acabamento que mais combine com a decoração.
  • Faça uma composição com prateleiras e nichos variados para ter mais espaço de armazenagem.
  • Use a criatividade para deixar cada ambiente personalizado, pensando na praticidade e conforto do seu dia-a-dia.
  • Compre caixas, cestos e potes bonitos para guardar a bagunça e contribuir para a decoração.
  • Misture objetos de decoração nas prateleiras e nichos, para enfeitar e deixar o ambiente mais pessoal.

Antes de sair instalando prateleiras, lembre-se de verificar se aquela parede pode ser perfurada. Principalmente no banheiro e cozinha, tome cuidado para não acertar nenhum encanamento!

Fonte: historiasdecasa.com.br
Fonte: decoracaoeinvencao.blogspot.com
Fonte: essenciamoveis.com.br

4. Encha seu apê com objetos de decoração

Quando o assunto é como decorar apartamento alugado, não há dúvidas: os objetos decorativos são a cereja do bolo! São baratos, combinam com qualquer estilo e você pode levar eles embora quando o contrato do aluguel acabar! Então, use e abuse desse trunfo: coloque os objetos que você já tem, compre outros para complementar. O importante é que eles deixem o novo lar com a sua cara, seu estilo e sua personalidade.

  • Quadros na parede decoram e mostram aquilo que você gosta. Não deixe eles só na sala: quadros ficam lindos em todos os ambientes!
  • Almofadas e mantas fazem toda diferença sobre o sofá e a cama. Se você quer economizar, encha seu sofá velho com elas e deixe para comprar um novo só na próxima mudança.
  • Use objetos pessoais na decoração: Porta-retratos e murais de fotos não podem faltar. Coloque um instrumento musical que você toca, exponha suas lembranças de viagem e outras peças de valor sentimental. Os objetos de uma casa sempre contam a sua história, através daquilo que você gosta e valoriza.

Como decorar apartamento alugado

Fonte: decoracaosimples.com

5. Use cortinas e tapetes

Cortinas e tapetes têm múltiplas funções no ambiente, por isso não podem faltar na decoração de apartamento alugado. Além de decorativos, podem ser usados para driblar alguns problemas que você pode ter na casa nova:

  • Cortinas dão mais privacidade e ajudam a controlar a luminosidade, deixando o ambiente mais acolhedor e reservado.
  • Tapetes aquecem o apartamento e são uma ótima pedida para imóveis com piso frio, trazendo mais conforto e aconchego.
  • Se o apartamento que você alugou não está em ótimas condições, use tapetes e cortinas para disfarçar algum defeitinho no piso ou nas janelas. Isso pode fazer uma grande diferença no visual do seu apê!
  • Se falta personalidade no espaço, esses são ótimos recursos para inserir cor ou reforçar o estilo que você quer para sua casa.
Fonte: morandosozinha.com.br

6. Crie divisórias para organizar o espaço

Faltam paredes no apartamento que você alugou? A sala e o quarto são um ambiente só, ou você queria aproveitar o espaço da sala para criar um escritório? Nesse caso, como paredes novas estão fora de cogitação, use a criatividade para criar novos ambientes.

Você pode usar uma estante vazada como uma forma de dividir os espaços, colocando objetos e decoração para dar mais privacidade. Como ainda vai dar pra ver o outro lado, você não perde luz e mantém a ilusão de um espaço amplo e integrado.

Outra opção são as cortinas, que fazem o papel de uma divisória retrátil. Assim, você ganha privacidade com elas fechadas, mas pode abri-las e integrar os ambientes quando quiser. A cortina de varão em voil vai deixar uma certa transparência, já a roll-on blackout vai dar privacidade total.

Por último, o biombo é uma peça decorativa que também serve como anteparo ou divisória. Ele é perfeito para separar uma escrivaninha da sala integrada, ou para dar mais privacidade à cama de casal dentro do quarto.

Fonte: urbanoutfitters.com
Fonte: simplesdecoracao.com.br

7. Use plantas para decorar

Plantas são como objetos de decoração com vida. Elas são lindas, tem de todos os tipos e combinam com qualquer estilo. Podem estar nas paredes da varanda, na mesa da sala de jantar ou na bancada do banheiro: seja onde for, as plantas vão encher seu apartamento de vida, conforto e bem-estar!

Na hora de escolher, além de procurar aquela que mais te agrada, não se esqueça de perguntar quais são suas características. Quantidade de sol e de água são as principais informações que você precisa saber para encontrar a plantinha mais adequada ao espaço e à sua disposição para cuidar delas.

Se você gosta de plantas, não se contenha: use em todos os ambientes! Como elas têm um baixo custo e deixam qualquer ambiente mais acolhedor, são perfeitas para decorar apartamento alugado.

Fonte: historiasdecasa.com.br

Fonte: estilopropriobysir.com

8. Conte com ajuda profissional

Por fim, nunca se esqueça de que contar com uma ajuda profissional pode ser o grande diferencial para que o seu lar realmente fique do jeito que você quer.

Às vezes, é preciso otimizar o espaço pequeno do apartamento, tornar os cômodos acessíveis a moradores com limitações de movimento, ou mesmo deixar o arranjo dos móveis mais funcional para algum uso especial. Isso sem falar que nem todo mundo sabe exatamente qual estilo escolher ou como combinar.

Se esse é o seu caso, mas você acha que não tem tempo nem dinheiro para gastar com um projeto de decoração, aí vai nossa última dica: conte com uma plataforma de decoração moderna e diferente, que vai realizar seu projeto de forma prática, eficiente e 100% online. Você pode decorar seu apartamento com um profissional que te entende, sem sair de casa, e com um orçamento que cabe no seu bolso.

Decorar apartamento alugado pode ser mais fácil do que você imagina! E o melhor: sem ter gastos estratosféricos ou fazer mudanças radicais no imóvel. Com essas dicas, você vai poder transformar seu apartamento num lugar muito mais acolhedor, confortável, lindo… ou seja, com a sua cara!