Papel de parede é um curinga incrível para a decoração de qualquer ambiente. Com tanta variedade de cor, estampa e texturas, você pode transformar o seu espaço sem muito esforço: dê toque de sofisticação no seu escritório, um tom alegre para sua sala ou uma dose de aconchego para seu quarto.

E o mais legal é que você mesma pode escolher, comprar e aplicar o papel de parede que tem a cara do seu espaço! É simples e prático, principalmente se você seguir essas dicas que deixamos para você.

como aplicar papel de parede
papeldeparede.online
como por papel de parede
casavogue.globo.com
como colocar papel de parede
blog.mooui.com.br

Escolha o papel ideal

Assim como outros revestimentos, existem papéis adequados para cada cômodo da casa. Portanto, para ter um ambiente decorado com esse produto, é essencial conhecer os principais modelos e acertar na escolha. Entre as opções estão:

  • tradicionais: compostos por celulose e devem ser aplicados em áreas secas (quartos e salas, por exemplo);
  • TNT: fabricados com celulose e fibras de poliéster, simulam tecidos e também são recomendados para áreas secas;
  • vinílicos: feitos em PVC, são resistentes à umidade, vapor, partículas de gordura e outros resíduos. Podem ser aproveitados em lugares que têm bastante contato com a água, como banheiros, varandas e cozinhas.

Também é importante observar a estampa do produto para encontrar um modelo que harmonize com as cores, móveis e acessórios presentes no ambiente. Há versões acetinadas, 3D, com temas específicos e padrões que facilitam a combinação com qualquer estilo decorativo.

como colar papel de parede
www.decorfacil.com
papel de parede
www.vivadecora.com.br

Providencie os materiais

Se o seu papel de parede for do tipo auto-colante, sua aplicação é mais simples. Veja o que você vai precisar:

  • fita métrica;
  • lápis;
  • estilete;
  • lixa;
  • tesoura;
  • espátula de silicone;
  • pano;

Se o seu papel de parede não for auto-colante, você vai precisar de cola especial para fixar o produto. Ela é encontrada nas versões em pasta, em pó ou pronta para uso. Além do material listado acima, providencie também:

  • balde;
  • broxa ou rolo.

Limpe a parede

O preparo da superfície é o mesmo empregado para pintar a parede. Portanto, tire todos os objetos da superfície que receberá o papel e limpe-a com um pano úmido. Se achar necessário, corrija as imperfeições (buracos) com um pouco de massa corrida.

Em seguida, passe a lixa em toda a região até obter uma superfície lisa, finalizando com um pano para remover a poeira.

Se o objetivo é criar uma cabeceira estilosa no quarto de casal, por exemplo, você deve delimitar a parte a ser coberta pelo papel e focar o preparo apenas nessa área da parede.

aplicando papel de parede
alessandrafaria.com

Tire as medidas

Com a superfície pronta, meça a área onde pretende aplicar o papel — um apartamento pequeno que tenha uma parede com 2m de largura e 2m de altura exigirá 4m² de produto. Os rolos sempre vêm com uma largura fixa, portanto, você deve cortá-los na altura correta.

Procure manter tiras com 5cm a mais em cada extremidade (no topo e na base), a fim de obter uma margem segura e não precisar lidar com a falta de material.

Em seguida, utilizando a fita métrica e um lápis, crie linhas de orientação sobre a parede, delimitando os pontos de encontro das faixas de papel.

Aplique o papel

colocando papel de parede
www.triider.com.br

Se o seu papel de parede não for auto-colante, primeiro de tudo você deve preparar a cola no balde, seguindo o passo a passo do rótulo. Coloque a primeira tira sobre uma superfície reta, com a parte de trás voltada para cima. Com a ajuda da broxa ou rolo, vá espalhando a cola por todo o papel, sempre em direção do centro para as extremidades.

Agora sim, podemos começar a aplicação: Posicione a tira de papel sobre a primeira faixa marcada na parede e comece a aplicação de cima para baixo.

Vá fazendo pressão e alisando o papel com um pano seco, para tirar o excesso de cola e garantir o contato com a superfície. Faça isso até chegar à base da parede, garantindo que a faixa de papel esteja completamente fixada. Se for preciso, deslize a espátula sobre o papel para evitar a formação de bolhas.

Retire as sobras

Após colar todas as faixas, remova as sobras de papel fazendo vincos com a espátula. Use o estilete para realizar o corte do excesso e puxe as rebarbas delicadamente com as mãos.

Atenção: você pode colar o papel sobre caixas de interruptores e de tomadas. Depois que secar, é só fazer um corte em forma de cruz sobre esses elementos e abrir com cuidado.

Agora você sabe como aplicar papel de parede, conhece os principais cuidados e já pode pendurar quadros e outros objetos que complementem o material.

Por falar em papel, confira um comparativo desse produto com outros revestimentos e faça a escolha certa!

decoração com papel de parede
www.tuacasa.com.br