A área gourmet pequena tornou-se muito comum nos novos apartamentos. Geralmente são varandas estreitas, com uma pia e churrasqueira, que oferecem aos moradores uma área de lazer mais aberta. Ela também é comum nos fundos do quintal, criando uma área muito gostosa para quem mora em casa.

Na hora de decorar essa área, todos querem aproveitar ao máximo o espaço e, ao mesmo tempo, deixar a decoração especial. Afinal, área gourmet é para reunir pessoas, então tem que ser um ambiente confortável e lindo.

Se você quer decorar sua área gourmet e não sabe por onde começar, veja as nossas dicas de como transformar esse espaço de forma prática e eficiente. Assim, você vai ficar mais à vontade para criar a sua varanda dos sonhos, sem medo de errar!

1. Comece pelo estilo

Para ajudar a guiar sua escolha dos acabamentos, móveis e peças de decoração, primeiro imagine qual é a cara que deseja para seu espaço. Se você não quer errar e já tem uma decoração na sala, siga o mesmo estilo. Principalmente se os dois ambientes forem integrados, mantenha a mesma linguagem. Mas nada impede também que você crie um estilo novo para sua área gourmet pequena. Uma decoração mais colorida ou um estilo rústico ficam ótimos em área externa.

Independente do estilo que preferir, escolha também uma paleta de cores. Decida se quer algo colorido ou neutro, equilibre cores claras e escuras, brinque com tonalidades da mesma cor. Cuidado para não escurecer demais o ambiente, pois isso pode deixar a sua área gourmet pequena ainda menor! Acredite, isso vai ajudar bastante a garantir uma combinação mais harmoniosa para seu espaço.

varanda gourmet pequena
Fonte: estilo.uol.com.br
varanda gourmet pequena colorida
Fonte: biblosplanejados.com.br

1. Escolha o acabamento perfeito

A sua área gourmet está sem revestimento? Escolha o piso e o acabamento de parede perfeitos para o ambiente. Mas antes de escolher pela aparência, veja se o revestimento é próprio para áreas externas. Mesmo que sua área gourmet seja coberta, ela não está protegida da chuva. Já a parede onde estão a pia e a churrasqueira pede um revestimento fácil de limpar e resistente, como azulejos.

  • Quer um estilo rústico? Ladrilhos hidráulicos vão tanto no piso quanto nas paredes e ficam lindos!
  • Quer um pouco de cor? Azulejos decorados vão dar um charme especial.
  • Para o piso, prefira cores escuras e materiais fáceis de limpar, como porcelanatos.
  • Invista em um revestimento diferente na parede da pia e churrasqueira, deixando as demais com uma pintura clara. Lembre-se de não escurecer demais o ambiente!.
varanda gourmet pequena com acabamento
Fonte: jeitodecasa.com
varanda gourmet pequena descolada
Fonte: mortizarquitetura.com.br

2. Veja o melhor layout para você

Áreas pequenas pedem um arranjo dos móveis personalizado. Ou seja, não saia por aí comprando mesa e cadeiras, sem pensar onde elas vão ficar e se cabem no espaço. Aqui vão algumas dicas para você pensar no melhor projeto de decoração para o seu ambiente:

  • Deixe espaço para as circulações. É muito desconfortável você ter que pedir licença para ir de um lugar ao outro.
  • Crie mais de um ambiente: Se sua área gourmet é comprida, coloque mesa e banquinhos perto da churrasqueira e depois umas poltronas ou pufes para uma área relax.
  • Use a imaginação para ganhar espaço: Coloque mesinhas altas com banquinhos, encoste um grande banco na parede para substituir as cadeiras de um lado da mesa.
  • Se sua área gourmet tem balcão, coloque bancos altos e use-o como mesa.
varanda gourmet chic
@sabrinalozzanoarquiteta
varanda gourmet integrada
Fonte: revistacasaejardim.globo.com

3. Acerte no tamanho dos móveis e equipamentos

Para área gourmet pequena, prefira sempre móveis que ocupem menos espaço. Além de você conseguir encaixar melhor as peças, eles ficam mais harmoniosos e proporcionais ao ambiente.

  • Troque a geladeira por um frigobar. Você ganha espaço e pode escolher um modelo bem charmoso, que combine com a decoração.
  • Quer uma mesa única para reunir a família? Escolha uma mais estreita e comprida. Outra opção é usar móveis dobráveis, que podem ser guardados quando não estiverem em uso.
  • Bancos combinam bastante com áreas externas e são bem mais compactos.
  • Evite cadeiras e poltronas muito espaçosas, que não vão se encaixar bem e podem dar a sensação que sua área é ainda menor.
  • Escolha bem os materiais: todos os móveis devem ser próprios para área externa. Madeira maciça, plástico ou metal são ótimas pedidas. Se tiver estofado, veja se o tecido é impermeável.
varanda gourmet pequena com vista
Fonte: vivadecora.com.br

varanda gourmet pequena sofisticada

4. Use objetos e plantas para decorar

Claro que as peças de decoração não podem faltar! Escolha aquelas que podem ficar em áreas externas, tomando cuidado com os materiais. As peças de jardim são uma boa opção, com uma variedade bem grande de objetos lindos pra você escolher.

  • Prefira objetos úteis, como o seat garden, ou peças que fiquem suspensas para não ocupa espaço.
  • Quadros na parede ficam ótimos! Escolha a parede mais protegida para colocá-los.
  • As plantas não podem faltar em uma área externa: elas decoram e dão mais vida ao espaço. Aproveite a luminosidade para colocar plantas mais vistosas; se você gosta de cozinhar, pode fazer uma mini-horta de temperos; se quer ganhar espaço, coloque vasinhos na parede ou faça um jardim vertical.
varanda gourmet pequena
Fonte: decorfacil.com
varanda gourmet
Fonte: guiato.com.br

E aí, preparada para começar a decoração da sua área gourmet pequena? Com essas dicas, ela com certeza vai virar o lugar preferido da casa! Deixe o espaço com a sua cara e bora comemorar com os amigos e reunir a família!