Todo mundo já sabe que a tecnologia faz parte das nossas vidas e está em todo lugar: no trabalho, no celular, em casa… Não poderia ser diferente no mundo da decoração. Hoje existem muitas ferramentas que facilitam a vida de quem mexe com projetos de interiores e reformas. Quer uma boa notícia? Você não precisa ser um profissional para conseguir usá-las e se beneficiar com elas!

Muitos aplicativos de decoração surgiram para facilitar a vida de qualquer um que goste do assunto ou queira dar uma repaginada na sua casa. Fáceis de usar e muito práticos, eles ajudam você a testar cores nas paredes, visualizar diferentes tipos de pisos no seu ambiente e até montar uma planta com medidas do cômodo. Sua grande vantagem é a simulação: com imagens virtuais, fica bem mais fácil de você escolher a mudança que quer fazer, sem medo de errar!

Tá esperando oque para aproveitar essa tecnologia para dar um up no seu decor? Veja aqui os 8 aplicativos de decoração indispensáveis, que vão te ajudar a transformar seu ambiente de forma prática e segura!

1. Crie Suvinil

Você quer mudar a cor das suas paredes, mas tem dificuldade de imaginar qualquer cor da paleta no seu ambiente? De verdade, é difícil para qualquer um (profissional ou não) conseguir visualizar o real impacto de uma pintura nova. Nessas horas, um aplicativo que tira fotos do ambiente e simula as cores na parede pode fazer toda a diferença para uma boa escolha!

O aplicativo Crie Suvinil é gratuito e está disponível para download em aparelhos iOS e Android. Ou seja, pode ser utilizado em smartphones, tablets e computadores. Esse App possibilita testar diferentes tonalidades em fotos escolhidas e tiradas por você. A paleta de cores conta com mais de 1.500 tons da Suvinil para que o usuário possa experimentar diversas opções até encontrar a ideal.

Outra ferramenta muito interessante desse App é a simulação de como outros fatores podem influenciar na cor escolhida: o reflexo da luz solar, as sombras dos móveis/objetos no ambiente e a iluminação das lâmpadas — sejam elas quentes, frias ou neutras.

Dicas de uso:

  • Tire fotos amplas do ambiente para conseguir visualizar melhor
  • Quer dicas de tendências de cores? Veja as sugestões do App para sua casa!
  • Aproveite e veja também qual é o produto ideal para o seu ambiente.
  • Teste tons diferentes da mesma cor. Uma pequena mudança pode fazer toda a diferença!

2. Photo Measures

Você vai fazer uma reforma e precisa calcular a quantidade de revestimento que vai comprar? Ou quer mudar todos os seus móveis mas tem medo de não caber no seu espaço? Então você precisa de um aplicativo de decoração que te ajude a armazenar de forma prática todas as informações de medidas do ambiente.

O Photo Measures é um aplicativo disponível em português e pode ser instalado em aparelhos iOS e Android. Ele é ideal para quem está redecorando a casa e precisa ter várias informações de medidas armazenadas em um só lugar. Você faz suas anotações a partir de fotos do ambiente tiradas do celular, podendo visualizar as medidas de forma muito mais prática e intuitiva. Pode também guardar dimensões dos móveis, da marcenaria ou qualquer peça que achar importante registrar. É rápido e fácil!

Uma reforma sem erros de medidas pode poupar muita dor de cabeça. Afinal, tudo caberá direitinho e será comprado de acordo com o espaço disponível. Ainda é possível anotar comentários para armazenar informações relevantes sobre o local, como se o teto é de gesso, qual o revestimento do piso, etc. Após finalizar a imagem, o arquivo pode ser salvo e exportado em PDF ou JPEG.

Dicas de uso:

  • Tire fotos de pelo menos dois ângulos do ambiente. Isso vai garantir que não faltará nenhuma medida importante.
  • Anote todas as medidas do ambiente, mesmo aquelas que você acha que não vai usar. Você nunca sabe quais são as informações necessárias até precisar delas!
  • Use as ferramentas de zoom e lupa para anotar medidas de detalhes.

3. MagicPlan

Você quer fazer um projeto de decoração e precisa de uma forma prática e rápida de obter uma planta do seu ambiente? Então você precisa de um aplicativo que cria planta com medidas a partir de fotos!

O MagicPlan está disponível para iOS e Android, e é gratuito para teste. Esse App funciona da seguinte forma: você tira fotos do ambiente com o aplicativo e, a partir delas, ele cria uma planta virtual com todas as medidas do espaço. O MagicPlan se destaca entre os aplicativos de decoração por desenhar com certa precisão cada canto do ambiente e todas as medidas ao seu redor. O resultado pode ser salvo em formato PDF, JPG, DXF etc. Mais prático e rápido que isso, impossível!

Por garantir mais agilidade e facilidade na hora de fazer o projeto, o uso do app tem crescido cada vez mais. Inclusive, se tornou bastante popular entre arquitetos e designers, que incorporaram essa modernidade na sua profissão.

Dicas de uso:

  • Como o aplicativo tira as medidas a partir de imagens, elas podem não ser muito precisas. Então, vale a pena ler o tutorial do App e seguir todas as dicas, para conseguir a maior precisão possível.
  • O MagicPlan cria as plantas por cômodo, mas depois você pode juntar tudo e ter uma boa ideia da planta geral da casa.

4. Reforma Simples

Esse aplicativo de decoração é muito útil para os profissionais que mexem com pequenas obras e reformas ou para qualquer um que vai começar a renovar a casa e quer ter um controle financeiro da obra.

O Reforma Simples tem duas versões: uma gratuita para download e outra para compra em versão PRO — ambas disponíveis para aparelhos com sistema Android ou iOS. Sua função principal é facilitar a elaboração de orçamentos de obras e reformas, tanto para o planejamento quanto para o controle dos gastos. Ele funciona de maneira bem descomplicada e intuitiva, onde você vai acrescentando itens e quantidades de tudo o que deseja fazer. No fim, você tem uma lista de orçamento detalhado, que pode ser salva no próprio App ou enviada por e-mail em formato de planilha do Excel.

A ferramenta te ajuda a gerar a quantidade necessária do material que será utilizado, além do preço da compra. É possível também incluir os preços da mão de obra e demais encargos referentes à construção ou reforma — que sofrem atualizações periódicas de acordo com as tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). O aplicativo toma como base esse sistema, que publica mensalmente os preços referentes a cada estado brasileiro.

Dicas de uso:

  • Se você não é da área, talvez fique perdido na hora de selecionar as opções que o aplicativo oferece. Aproveite as descrições de cada campo para entender bem que informação deve ser fornecida em cada campo.
  • Se sua obra ou reforma envolver mudanças maiores, conte com um profissional para te ajudar. Mesmo que seja para fazer um orçamento inicial, só ele vai saber exatamente todos os itens que devem entrar na planilha. Senão você pode tomar um susto depois com um orçamento errado no começo!

5. Autoclosets Mobile

Quer ajuda para criar seu Closet personalizado, do jeito que você sempre quis?

O Autoclosets Mobile é App gratuito para aparelhos iOS onde você pode montar o seu próprio closet! De um jeito simples e intuitivo, ele oferece a função de selecionar o número de prateleiras, gaveteiros, lugares para pendurar roupas em cabides e outros espaços do seu armário.

Você pode montar os espaços do jeito que quiser e depois visualizar tudo de maneira bem prática. No final, ele gera uma imagem do projeto, que pode ser salva em PDF ou JPG. Com esse material, você já tem uma boa base para mostrar ao profissional de marcenaria o que você deseja.

Por mais que a proposta tenha que ser alterada em algum detalhe, o App é legal para ajudar a colocar soluções de um projeto tão especial no papel. Assim, fica mais fácil para o profissional entender suas necessidades, fazer as adaptações necessárias e realizar o closet perfeito para você!

Dicas de uso:

  • O aplicativo funciona de forma modular, ou seja, ele divide o espaço disponível em módulos iguais e a partir disso você vai criando o seu armário. Isso facilita bastante a execução e ajuda a criar um closet mais bonito e harmonioso.
  • Brinque bastante com as cores e materiais que o App disponibiliza. Mas lembre-se de checar se o fornecedor que vai executar o móvel tem as opções que você escolheu.

6. iHandy Level

Um quadro torto na parede acaba com qualquer decoração, não acha? Se você for pendurar qualquer coisa na parede, é muito importante que você acerte o nivelamento. Para isso, existem ferramentas específicas, como o nível e o prumo. Hein? Não tem nenhum desses na sua casa? não tem problema, é só baixar esse App!

Disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOs, o iHandy Level verifica, com rapidez, o nivelamento dos objetos. Por isso, é um aplicativo bastante útil na hora de instalar qualquer item decorativo na parede.

Funciona assim: primeiro você acerta o nível posicionando o celular em qualquer superfície plana. Depois, é só aproximar o aparelho do objeto que deseja nivelar e seguir as instruções do aplicativo. É simples, rápido e eficiente!

Dicas de uso:

  • Na hora de calibrar o App, escolha bem a referência: não é porque algo parece estar no nível que ele realmente está!
  • Se na sua parede tem um elemento marcante, como uma porta ou janela, use esses elementos como referência para o nível.
  • Se você pretende instalar mais de um objeto na parede, como alguns quadros, prateleiras e espelho, o nivelamento é ainda mais importante. Use o App, você não vai se arrepender!

7. ColorSnap

Quer escolher sua própria paleta de cores? Você pode fazer isso através de algum objeto que chame sua atenção.

O ColorSnap é gratuito para sistemas Android e iOs e foi desenvolvido pelo fabricante de tintas Sherwin Willians. Sua ideia é bem simples: à partir de qualquer imagem, ele reconhece e indica as cores que combinam com as da foto, fazendo as correspondências com a tabela de cores do fabricante. É um ótimo App para descobrir cores novas e testar combinações que você nem tinha imaginado.

Dicas de uso:

  • Tire foto de um quadro que você gosta para ver opções de cores que combinem para seu ambiente.
  • Use essas cores de referência para escolher outras peças de decoração, como o tecido de uma poltrona, por exemplo.

8. Homestyler Interior Design

Você quer decorar um ambiente do zero e não faz ideia por onde começar? Comece por esse App!

O Homestyler Interior Design está disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOs, e oferece uma experiência bem completa de decoração. Com ele, você pode tirar uma foto do seu cômodo vazio e acrescentar modelos 3D de móveis e itens de decoração. Pode também mudar o revestimento do piso e a cor das paredes, para ter uma ideia bem real de como seu ambiente vai ficar.

Além de ser prático e bem divertido, o aplicativo é 100% visual. Se a sua maior preocupação é ver como vai ficar e saber se vai combinar, ele é perfeito! Por ser bem dinâmico, é fácil também criar várias opções de design e depois escolher o seu preferido! Claro, ele só vai te dar uma ideia de como vai ficar, já que os móveis que estão no App não serão necessariamente aqueles que você vai comprar. Mas com certeza ele vai te ajudar a decidir qual estilo seguir e como organizar o seu espaço.

Dicas de uso:

  • O App permite que você se conecte a outras pessoas interessadas em decoração. Você pode compartilhar seu projeto e trocar ideias de inspiração, inclusive com profissionais.
  • Por ter muitos modelos 3D, o App pode ficar instável. É importante ter uma boa conexão quando for usá-lo, senão ele corre o risco de travar.

Com a ajuda desses aplicativos de decoração será muito mais fácil e prático planejar a transformação do seu ambiente. Aproveite as vantagens da tecnologia para decorar o seu espaço! Principalmente a praticidade dos Apps, que trazem ferramentas poderosíssimas para a palma da sua mão. Lembre-se, também, de contar com a ajuda de um profissional especializado na área de design de interiores para orientar as etapas de criação e execução do projeto.

Gostou de conhecer os aplicativos que são indispensáveis para você? Que tal saber também sobre a decoração para apartamentos pequenos e nossas dicas de como aproveitar os espaços? Não fique fora dessa!